GP China: Mais um domingo, mais uma vitória

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: NEERLANDÊS DOMINA (COMO SE ESPERAVA), NORRIS TERMINA À FRENTE DE PÉREZ

Mais um domingo de Fórmula 1, mais uma vitória para Max Verstappen. Como se esperava, o neerlandês voltou a ter mais uma corrida tranquila, desta vez na China, fugindo às confusões causadas pelas incidências de corrida. Verstappen já não pode vencer todas as corridas do ano, devido ao abandono na Austrália, mas será favorito para vencer grande parte delas.

Como habitualmente, não há muito a dizer sobre a corrida de Verstappen, que manteve a liderança no arranque e só não a manteve durante todas as voltas porque saiu atrás de pilotos que ainda não tinham parado quando fez as suas paragens. De resto, a surpresa foi Lando Norris a terminar à frente de Sergio Pérez, com mérito para o britânico.

Norris ultrapassou rapidamente Fernando Alonso (algo crucial para assegurar o pódio) e depois os safety cars jogaram a seu favor, tendo havido dois de seguida que o ajudaram na sua estratégia de gestão de pneus. Ainda assim, era expectável que Pérez tivesse ritmo para recuperar o segundo lugar e o mexicano não o conseguiu fazer, terminando a mais de cinco segundos do homem da McLaren.

A Ferrari desta vez não foi além do quarto e do quinto lugar, com Charles Leclerc a bater Carlos Sainz em corrida pela primeira vez esta época. Os carros de Maranello estiveram aquém do que tinham mostrado em provas anteriores, com um ritmo insuficiente, que os obrigou a considerar a estratégia de uma só paragem (acabou por não acontecer, devido aos safety cars). De resto, Leclerc faz uma prova melhor do que Sainz, que ficou a mais de dez segundos do monegasco.

George Russell foi sexto classificado, com um azarado Fernando Alonso em sétimo. O espanhol foi ultrapassado por Pérez e por Norris na reta inicial, depois de arrancar bem, e depois a estratégia funcionou contra ele, com a Aston Martin a colocar macios no espanhol no primeiro safety car (devido à avaria no Sauber de Valtteri Bottas), com a intenção de fazer dois stints ao ataque. Contudo, houve outro safety car imediatamente depois do primeiro (após incidentes separados, um entre Stroll e Ricciardo e outro entre Magnussen e Tsunoda), ajudando todos os outros pilotos que pretendiam ir até ao fim. Alonso voltou a parar a cerca de 12 voltas do fim, caindo para fora dos pontos, recuperando até ao sétimo posto. Oscar Piastri, que, de acordo com a equipa, estava com “danos significativos” no carro, terminou em oitavo, à frente de Lewis Hamilton (qualificou-se apenas em 18.º, conseguindo recuperar até aos pontos) e Nico Hulkenberg, que voltou a pontuar com o Haas.

PILOTO DO DIA

Lando Norris – Tirando a corrida sprint, o britânico teve um fim de semana bastante positivo em Xangai, culminando com um segundo lugar na corrida de hoje, com o fator adicional de ter conseguido terminar à frente de um dos Red Bull.

DESILUSÃO DO DIA

Carlos Sainz – O espanhol começou o ano de 2024 em boa forma, já tendo inclusivamente uma vitória, mas hoje teve o seu Grande Prémio mais difícil até agora, com a performance do Ferrari um pouco aquém das expetativas. De resto, Sainz terminou a mais de dez segundos do colega de equipa.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Protestos de apoio à Palestina marcam a Vuelta 2025 e colocam etapa final em risco: «Terão certamente a nossa oposição»

A Vuelta 2025 está a ser marcada por várias manifestações de apoio à Palestina que impediram o final de duas etapas. Percurso final em ameaças sérias.

Benfica inicia participação na Liga de Futsal com vitória difícil em Braga

Depois da desilusão na Supertaça, o Benfica respondeu na Liga. Vitória complicada diante do Braga na estreia na prova terminou com um 2-1 no marcador.

Angola vence Maurícias e continua a ter matemática para rumar ao Mundial 2026: eis os resultados do dia na qualificação africana

Angola continua a poder alcançar o Mundial 2026. Vitória sobre as Maurícias e derrota dos Camarões mantém calculadora ligada para chegar à prova.

Noruega marca 11, Inglaterra marca 5 e França passa dificuldades: todos os resultados do dia na qualificação europeia para o Mundial 2026

Muitos resultados de destaque na qualificação europeia para o Mundial 2026. Nota de relevo para as vitórias da Noruega, Inglaterra e França.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas interessado em alvo falhado pelo Sporting neste mercado

O Besiktas está interessado no avançado de 20 anos do Ajax, Mika Godts. Os alvinegros fizeram progressos nas negociações com o jogador.

Endrick em risco no Real Madrid e na corrida para o Mundial 2026: eis os motivos

O jovem avançado continua afastado dos relvados devido a lesão e só deverá regressar em outubro. Convocatória para o Mundial de 2026 em risco.

Ruben Amorim criticado por desperdiçar talento no Manchester United: «É um jogador de futebol brilhante e um ser humano brilhante»

O treinador Tony Mowbray teceu duras críticas à forma como Ruben Amorim tem utilizado Amad Diallo. Extremo representa o Manchester United.