GP de Abu Dhabi: Nico Rosberg é campeão do mundo de F1

Cabeçalho modalidadesPassou mais um ano. Passou mais um Mundial. Mais vitórias, derrotas, safety-cars e acidentes de arrepiar. Mas, desta vez, o campeão não é o do costume.

Nico Rosberg sagrou-se hoje Campeão do Mundo de F1.

O GP de Abu Dhabi, 21.º e último da temporada, foi o palco de todas as decisões. O alemão da Mercedes não deixou escapar a grande oportunidade que tinha nas mãos e leva mesmo o título para casa.

Rosberg levava a vantagem na classificação; Hamilton tinha a pole-position a deixá-lo ligeiramente à frente. Ainda assim, o alemão estava mesmo ao seu lado, na primeira fila da grelha. O último lugar do top3 ficou para Ricciardo, que foi mais rápido que os dois Ferrari nos últimos momentos da qualificação. Verstappen acabou por ficar atrás dos cavalos rampantes, na sexta posição.

Hamilton precisava de ganhar e esperar que Rosberg ficasse fora do pódio. A Rosberg bastava assegurar um dos três primeiros lugares para ser campeão do mundo.

E, para manter a tradição do resto do campeonato, animação logo na primeira volta. Max Verstappen fez um pião e caiu para o último lugar; o Red Bull tocou no Force India de Hulkenberg a seguir à primeira curva. Depois da autêntica escalada de há duas semanas, o holandês voltava a ter um grande desafio pela frente.

Lewis Hamilton, por sua vez, assegurou a liderança, com Nico Rosberg a segui-lo de perto. As entradas e saídas das boxes, para trocar os pneus para macios, levaram Verstappen a um salto para a segunda posição, à frente de Rosberg. Depois de uma tentativa de ultrapassagem por parte do alemão, a Mercedes pediu prudência; naquela altura, Nico era campeão. Não valia a pena correr riscos. Principalmente com Verstappen.

Nico Rosberg sagrou-se campeão do mundo de F1 34 anos depois de o pai ter alcançado o mesmo feito Fonte: F1
Nico Rosberg sagrou-se campeão do mundo de F1 34 anos depois de o pai ter alcançado o mesmo feito
Fonte: F1

O Yas Marina foi também o cenário da derradeira batalha pelo quarto lugar da geral. Vettel e Verstappen disputavam a posição – o alemão acabou por sair vitorioso. Apesar de ter sido o protagonista de mais uma incrível recuperação, o jovem holandês não foi mais rápido do que o Ferrari e contentou-se assim com o quinto lugar da classificação geral. A Red Bull conseguiu roubar o estatuto de “melhor dos outros” à Ferrari, com o pódio de Ricciardo, e ainda conquistou uma posição a Raikkonen. A scuderia termina o ano com um balanço muito positivo, no que toca tanto ao entendimento dos dois pilotos como ao seu aproveitamento individual. Daniel Ricciardo provou que é um piloto a seguir; Max Verstappen foi a revelação do ano e tem os holofotes da F1 sobre si. A luta deixou de ser entre a Mercedes e a Ferrari – a Red Bull chegou para ficar.

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.