GP de Abu Dhabi: Nico Rosberg é campeão do mundo de F1

Quanto ao resto da corrida, esta pautou-se pelo desespero de Lewis Hamilton a falar mais alto. Rosberg ultrapassou Verstappen, ficando em segundo; Hamilton estava tranquilo na liderança mas precisava de que o colega de equipa saltasse fora do pódio. A estratégia do bicampeão do mundo era simples: desacelerar, atrasar o ritmo da corrida, compactar o pelotão e proporcionar uma possível aproximação de Vettel e Verstappen e Rosberg. Nada disto aconteceu. Um supersónico Vettel ainda ultrapassou Verstappen e tentou chegar-se a Rosberg, mas a segurança do alemão era intransponível. Nico estava ali para ser campeão.

Lewis Hamilton ganhou mas não foi suficiente. Nico Rosberg foi segundo, garantiu mais uma dobradinha para a Mercedes e levantou o “caneco”. Vettel foi terceiro e levou a quarta posição da geral para casa. Verstappen e Ricciardo ficaram à frente de Raikkonen. Cá mais para baixo, Alonso resguardou um espantoso décimo lugar na classificação geral. O espanhol foi também décimo na corrida e mostrou que, ao contrário do que se pensava, tem ainda muito para dar à modalidade.

Felipe Massa e Jenson Button despediram-se da Fórmula 1. O brasileiro da Williams acabou o GP em oitavo. Button, por sua vez, teve um adeus amargo: o inglês abandonou na volta 13 e não conseguiu terminar a última corrida da carreira. É o fim de uma era: Massa fez história na Ferrari e Button fez correr tinta no ano em que foi campeão. Ficam as imagens, as memórias e as vitórias. Felipe e Jenson vão fazer falta.

O dia pelo qual esperava, como fui dizendo tantas vezes aqui, finalmente chegou. Nico Rosberg é campeão. Polémicas à parte, rivalidades à parte, egos à parte, a verdade é esta. Nico Rosberg é o 33.º campeão do mundo de F1. 34 anos depois de o pai, Keke Rosberg, ter estado no mesmo lugar. É um sonho para ele, para a Mercedes e para todos os adeptos da modalidade que estavam fartos de assistir a uma pseudo-hegemonia. No ano em que a equipa decidiu deixar os pilotos lutar entre si, sem interferências, Nico mostrou que estava preparado. Que tem as mãos calejadas. Que, apesar de não fazer parte da pop culture, de não ser uma celebridade, de não namorar com actrizes e cantoras, está pronto para fazer aquilo que sabe fazer melhor: ser o melhor piloto de Fórmula 1 do mundo.

 

Foto de Capa: F1

Artigo revisto por: Manuela Baptista Coelho

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

Imprensa saudita revela pormenor que pode dificultar regresso de João Félix à Europa

João Félix está perto de assinar com o Al Nassr. O avançado pode mesmo ficar na Arábia Saudita por quatro temporadas.

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

PUB

Mais Artigos Populares

Yarlen emprestado pelo Botafogo ao Tondela

Yarlen foi oficializado como novo jogador do Tondela. Extremo chega a Portugal por empréstimo com opção de compra do Botafogo.

Marco Silva fala da temporada do Manchester United de Ruben Amorim: «Não foi uma época normal»

Marco Silva falou sobre a temporada do Manchester United, admitindo que a próxima época vai ser melhor para os red devils.

Marco Silva abre a porta a um regresso a Portugal: «Há grandes equipas no país»

Marco Silva admitiu que pode regressar a Portugal durante a sua carreira como treinador, embora não tenha preferência por nenhum clube.