GP de Espanha: duelo de titãs

E foi preciso chegarmos à volta 38 para vermos o momento mais emocionante do GP. Vettel vai ao pit-stop e, quando volta, depara-se com Hamilton a passar naquele preciso momento. Os carros ficam lado a lado, os pilotos defrontam-se directamente, as faces laterais dos monolugares tocam-se mas não há danos a apontar. O inglês sai pela escapatória, o alemão fica na frente. Eu disse: a competição roda a roda regressou à F1.

O piloto da Mercedes tinha os pneus apropriados, estava num ritmo incansável desde o princípio e não deixou a vitória escapar. Fez a volta mais rápida da corrida e ultrapassou Vettel na recta da meta, com uma manobra de alta qualidade.

E, a partir daqui, foi tudo dele. O desgaste dos pneus macios ainda assustou a Mercedes mas o inglês mostrou-se consistente e até aumentou a vantagem. Lewis Hamilton venceu na Catalunha e deixou Vettel insatisfeito com a estratégia da scuderia italiana. Ricciardo aproveitou os abandonos dos adversários directos e fechou o pódio.

Nota negativa para os abandonos de Verstappen, Raikkonen e Bottas. Os dois primeiros desistiram depois de um acidente, o último viu um problema no motor destruir-lhe a prova. Tinham sido somatórios interessantes a uma corrida que já foi quente. Nota agridoce para Fernando Alonso que, a correr em casa, conquistou uma aliciante sétima posição na grelha; ainda assim, não conseguiu transformar esta vantagem num lugar pontuável e terminou em 12.º. A McLaren continua a ser a única equipa que ainda não pontuou, enquanto que a Force India é a única cujos dois pilotos pontuaram em todos os GPs.

Hamilton venceu e encurtou para apenas seis pontos a distância para Vettel na classificação geral. A Ferrari falhou na gestão dos pneus e a Mercedes mostrou que se vai bater até ao fim pela conquista do Mundial. A Fórmula 1 volta no fim-de-semana de 25 a 28 de Maio, com a magia do GP do Mónaco.

Foto de capa: F1

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Domingo de Clássico: eis os onzes prováveis do FC Porto x Benfica

FC Porto e Benfica vão a jogo a partir das 21h15 deste domingo, num jogo da oitava jornada da Primeira Liga.

Eis o Clássico! | FC Porto x Benfica

O FC Porto recebe este domingo o Benfica para a oitava jornada da Primeira Liga. Fica com a antevisão completa à partida.

Entre o rugido e a coragem | Sporting X Braga

O Estádio José Alvalade recebe, este domingo, um dos jogos mais aguardados da oitava jornada da edição 2025/26 da Primeira Liga, entre Sporting e Braga.

Erik ten Hag perto de voltar ao ativo para uma casa que conhece bem

Erik ten Hag pode vir a assumir o Ajax. O técnico neerlandês é o favorito para assumir a equipa, caso o clube afaste John Heitinga do comando.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Manchester United continua a despertar interesse em Itália

Joshua Zirkzee, que perdeu espaço no Manchester United, continua a ser alvo de vários clubes italianos. Juventus e AC Milan seguem atentos à situação do avançado, enquanto o Como pondera avançar por um empréstimo em janeiro.

Noronha Lopes: «O Benfica não pode normalizar a derrota. Temos de ficar zangados. Temos de querer mais»

João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica, diz que não festeja contas e reforça necessidade de ter «cultura vencedora».

Vitória SC ganha Santa Clara com reviravolta na reta final do jogo

O Vitória SC venceu em casa o Santa Clara por 2-1 na oitava jornada da Primeira Liga. Reviravolta na reta final do jogo.