GP do Brasil: loading champion, 99% complete

O GP foi retomado pela terceira vez e, finalmente, pela última vez. Verstappen aproveitou novamente e subiu a segundo, deixando Rosberg numa posição mais desconfortável para Abu Dhabi. Mas foi sol de pouca dura: entre safety-cars e uma ida às boxes, o jovem holandês caiu para o décimo segundo lugar.

A partir daqui, foi a prova daquilo que já sabemos: Max Verstappen é um prodígio, é um talento em bruto. Algo que há muito tempo já não víamos na F1. Verstappen está a dar nas vistas na Red Bull, não precisou de subir à Mercedes ou à Ferrari para ser o melhor piloto, o mais técnico, o mais cerebral. A escalada que fez hoje, a maratona que o levou ao pódio, foi um dos momentos mais brilhantes que vimos esta temporada. Max é o futuro; não é Senna, não é Prost, não é Schumacher. É Verstappen.

Lewis Hamilton conservou o primeiro lugar e acabou por confessar que foi fácil manter o controlo da prova. Rosberg conquistou a segunda posição e vai confortável para Abu Dhabi. Verstappen fechou o pódio e garantiu mais um pódio para a Red Bull. A Ferrari volta a ver os três primeiros das boxes – Vettel foi quase medíocre e Raikkonen abandonou.

Nota positiva para Max Verstappen, por motivos que já enunciei. Desdobro-me em elogios para com o holandês. Max foi o piloto do dia mas, para mim, é o piloto do ano.

Nota negativa para a organização do GP e para a própria Fórmula 1. A etapa decorreu, durante muito tempo, sob condições extremas e de grande perigo. Ficam na memória os arrepiantes acidentes de Kimi Raikkonen e Marcus Ericsson. Nestas alturas, é necessário ter pulso firme e saber quando parar.

Verstappen mostrou que é bem mais do que uma promessa Fonte: Max Verstappen
Verstappen mostrou que é bem mais do que uma promessa
Fonte: Max Verstappen

De realçar, também, o facto de este ter sido o último GP do Brasil para Felipe Massa. O piloto da Williams já anunciou que vai terminar a carreira no final deste Mundial e despediu-se hoje do circuito a que chama casa. Não conseguiu fazê-lo da melhor maneira, ainda assim: Massa desistiu depois de se despistar. Mas foi compensado com a ovação que os milhares de pessoas no Autódromo José Carlos Pace lhe deram. As lágrimas foram a única reacção que o brasileiro conseguiu ter.

Hamilton concretizou um sonho e venceu pela primeira vez em São Paulo. Rosberg só precisa de um lugar no pódio em Abu Dhabi para ser campeão, mas a luta pelo título vai mesmo até ao fim. A F1 está de volta; pelo menos, é o que parece. O último Grande Prémio da temporada acontece no fim-de-semana de 25 a 27 de Novembro, em Abu Dhabi.

Foto de capa: Mercedes

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 melhores médios da Primeira Liga 2025/26

Destacamos os cinco médios que mais se impõem pelo impacto, pela influência no jogo e pela forma como podem marcar esta temporada

Confere o Ranking UEFA atualizado depois da vitória do Braga e da derrota do Santa Clara

O Braga venceu o Lincoln e o Santa Clara perdeu frente ao Shamrock Rovers. O Ranking UEFA foi atualizado esta quinta-feira.

Benfica abandona negociações por Mohamed Amoura e define novo setor a reforçar

O Benfica desistiu da contratação de Mohamed Amoura e procura agora reforçar a posição do meio-campo.

Santa Clara sofre reviravolta diante do Shamrock Rovers e está em desvantagem na eliminatória de acesso à Conference League

O Santa Clara saiu derrotado em casa diante do Shamrock Rovers por 2-1, na primeira mão do playoff de acesso à Conference League.

PUB

Mais Artigos Populares

As 2 opções mais fortes para render Conrad Harder no Sporting

Conrad Harder vai deixar o Sporting neste mercado de transferências. O dinamarquês vai rumar ao Rennes, emblema da Ligue 1.

Conrad Harder deixa o Sporting e está a caminho do Rennes

Conrad Harder vai ser reforço do Rennes da Ligue 1. O avançado dimamarquês está de saída do Sporting ao fim de uma temporada nos leões.

Intervalo nos jogos das equipas portuguesas: Braga a vencer o Lincoln e Santa Clara sofre o empate nos instantes finais

O Braga vence o Lincoln por 2-0 ao intervalo. Já o Santa Clara permitiu o empate do Shamrock Rovers nos instantes finais da primeira parte.