GP do Brasil: loading champion, 99% complete

- Advertisement -

O GP foi retomado pela terceira vez e, finalmente, pela última vez. Verstappen aproveitou novamente e subiu a segundo, deixando Rosberg numa posição mais desconfortável para Abu Dhabi. Mas foi sol de pouca dura: entre safety-cars e uma ida às boxes, o jovem holandês caiu para o décimo segundo lugar.

A partir daqui, foi a prova daquilo que já sabemos: Max Verstappen é um prodígio, é um talento em bruto. Algo que há muito tempo já não víamos na F1. Verstappen está a dar nas vistas na Red Bull, não precisou de subir à Mercedes ou à Ferrari para ser o melhor piloto, o mais técnico, o mais cerebral. A escalada que fez hoje, a maratona que o levou ao pódio, foi um dos momentos mais brilhantes que vimos esta temporada. Max é o futuro; não é Senna, não é Prost, não é Schumacher. É Verstappen.

Lewis Hamilton conservou o primeiro lugar e acabou por confessar que foi fácil manter o controlo da prova. Rosberg conquistou a segunda posição e vai confortável para Abu Dhabi. Verstappen fechou o pódio e garantiu mais um pódio para a Red Bull. A Ferrari volta a ver os três primeiros das boxes – Vettel foi quase medíocre e Raikkonen abandonou.

Nota positiva para Max Verstappen, por motivos que já enunciei. Desdobro-me em elogios para com o holandês. Max foi o piloto do dia mas, para mim, é o piloto do ano.

Nota negativa para a organização do GP e para a própria Fórmula 1. A etapa decorreu, durante muito tempo, sob condições extremas e de grande perigo. Ficam na memória os arrepiantes acidentes de Kimi Raikkonen e Marcus Ericsson. Nestas alturas, é necessário ter pulso firme e saber quando parar.

Verstappen mostrou que é bem mais do que uma promessa Fonte: Max Verstappen
Verstappen mostrou que é bem mais do que uma promessa
Fonte: Max Verstappen

De realçar, também, o facto de este ter sido o último GP do Brasil para Felipe Massa. O piloto da Williams já anunciou que vai terminar a carreira no final deste Mundial e despediu-se hoje do circuito a que chama casa. Não conseguiu fazê-lo da melhor maneira, ainda assim: Massa desistiu depois de se despistar. Mas foi compensado com a ovação que os milhares de pessoas no Autódromo José Carlos Pace lhe deram. As lágrimas foram a única reacção que o brasileiro conseguiu ter.

Hamilton concretizou um sonho e venceu pela primeira vez em São Paulo. Rosberg só precisa de um lugar no pódio em Abu Dhabi para ser campeão, mas a luta pelo título vai mesmo até ao fim. A F1 está de volta; pelo menos, é o que parece. O último Grande Prémio da temporada acontece no fim-de-semana de 25 a 27 de Novembro, em Abu Dhabi.

Foto de capa: Mercedes

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.