GP Espanha: Oscar Piastri imperturbável em terras catalãs

A CORRIDA: AUSTRALIANO OSCAR PIASTRI DOMINA EM BARCELONA E CIMENTA LIDERANÇA, VERSTAPPEN DÉCIMO APÓS PENALIZAÇÃO

Oscar Piastri terminou da melhor forma o Grande Prémio de Espanha, convertendo a pole position numa vitória que podia ter estado sob ameaça, mas o australiano acabou por fazer tudo bem. O piloto da McLaren cruzou a linha de meta com 2.471 segundos de vantagem sobre Lando Norris, com o Ferrari de Charles Leclerc a terminar em terceiro, a 10.455 segundos.

Oscar Piastri fez tudo bem ao longo da prova em Barcelona, começando pelo arranque, algo que Norris não conseguiu fazer, perdendo posição para Verstappen. O britânico da McLaren iria eventualmente conseguir ultrapassar o piloto da Red Bull, mas já tinha perdido tempo para o colega de equipa que não conseguiria recuperar.

A partir daí, desenvolveu-se uma batalha estratégica interessante, com Max numa estratégia aparente de três paragens e a McLaren a pretender parar duas vezes. Tudo isso foi posto de parte quando a paragem de Kimi Antonelli motivou a entrada do safety car, com a Red Bull a parar o campeão do mundo e a montar-lhe pneus duros (os únicos que tinham disponíveis), o que fazia com que o recomeço fosse mais complicado.

Max teve uma sacudidela forte com o seu Red Bull à saída da curva 1 e foi ultrapassado por Leclerc, com Verstappen a queixar-se de um toque do monegasco e de outro de George Russell, que vinha atrás e bateu no piloto da Red Bull, que foi pela escapatória e manteve a posição. A Red Bull disse a Verstappen para ceder o lugar a Russell e Max fê-lo por muito breves segundos, antes de tentar recuperar a posição e bater no carro da Mercedes, recebendo dez segundos de penalização.

Cruzando a linha de meta no quinto lugar, a penalização fez com que o campeão do mundo caísse para o décimo posto. Russell foi quarto, à frente de Nico Hulkenberg, Lewis Hamilton, Isack Hadjar, Pierre Gasly, Fernando Alonso e Verstappen, que fecha os lugares pontuáveis.

PILOTO DO DIA

Nico Hulkenberg (Sauber) – O alemão é conhecido por nunca ter conseguido pódios ao longo da sua carreira na Fórmula 1, mas também é um piloto que consegue muitas vezes extrair o máximo do seu carro. Num Sauber que não está para grandes aventuras este ano, o germânico ganhou várias posições no arranque, foi-se mantendo nos lugares pontuáveis e ainda teve o benefício de ter pneus macios novos para o arranque após o safety car, conseguindo ultrapassar Hamilton para terminar em sexto na pista, quinto após a penalização de Verstappen.

DESILUSÃO DO DIA

Max Verstappen (Red Bull) – O neerlandês estava a fazer uma corrida bastante bem conseguida dentro da estratégia alternativa que tinha, possivelmente na luta com os McLaren, mas o safety car prejudicou-o, devido ao facto de não ter pneus que lhe permitissem atacar. No recomeço, teve naturais dificuldades, mas o incidente que o leva a terminar praticamente fora dos pontos era evitável e é culpa da falta de discernimento do piloto.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitória SC apresenta mais um reforço para a defesa

O Vitória SC anunciou esta terça-feira a contratação de Thiago Balieiro ao Leixões. Defesa-central assinou até 2029.

Diana Gomes define objetivos de Portugal no Euro 2025 Feminino: «Podemos fazer coisas bonitas»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Braga fecha médio por mais de 10 milhões de euros

O Braga garantiu a contratação de Mario Dorgeles ao Nordjaelland. Minhotos pagam 10,5 milhões de euros pelo médio.

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Diana Gomes é dada como certa no Benfica, mas garante: «Há muita coisa em cima da mesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Atlético Madrid oficializa Matteo Ruggeri por pacote de 20 milhões de euros

O Atlético Madrid anunciou esta terça-feira a contratação de Matteo Ruggeri. Negócio pode chegar aos 20 milhões de euros.

Orkun Kokçu tem mais um interessado na sua contratação e Benfica pode receber proposta em breve

Orkun Kokçu continua a somar interessados na Turquia. Depois do Fenerbahçe, é a vez do Galatasaray demonstrar interesse.