Antevisão GP Grã-Bretanha F1: Novo formato… mesmo pole-sitter

- Advertisement -

A ANTEVISÃO: VERSTAPPEN ARRANCOU MELHOR E NUNCA MAIS OLHOU PARA TRÁS

O Grande Prémio da Grã-Bretanha trazia-nos um formato diferente ao que estávamos habituados nos últimos anos. Depois da tradicional sessão de qualificação ter decorrido na sexta-feira, os pilotos ainda iriam ter outra sessão que iria definir a grelha para domingo: uma corrida de 17 voltas no circuito de Silverstone.

Depois da sessão de sexta-feira, era Lewis Hamilton (Mercedes) que iria iniciar esta corrida sprint no primeiro lugar, com Max Verstappen e Valtteri Bottas nos lugares seguintes. Mas foi realmente o arranque que fez a diferença nesta corrida sprint: Verstappen, mesmo com chamas a saírem do seu pneu da frente do lado esquerdo antes do arranque, conseguiu ser incisivo desde o início, ultrapassando Hamilton e saltando para a primeira posição.

A partir daí, e apesar de uma tentativa audaz de ultrapassagem de Hamilton em Copse, Verstappen não teve mais problemas. A distância entre o Red Bull e o Mercedes no final foi de apenas 1,4 segundos, mas o holandês conseguiu gerir bem as 17 voltas (apesar de estar com bolhas visíveis nos seus pneus médios, tal como o seu mais direto rival).

Bottas, que começou de pneus macios numa tentativa de ultrapassar Verstappen logo no início e assegurar a primeira fila para a Mercedes, não o conseguiu fazer e vai partir de terceiro.

Atrás do top-4 (Charles Leclerc, da Ferrari, também teve uma prova sólida na corrida da Grã-Bretanha, mantendo o quarto lugar que tinha conseguido na sexta-feira), vieram as verdadeiras emoções desta prova. Fernando Alonso, da Alpine, teve um arranque-canhão, aproveitando os pneus macios para saltar de 11.º para o quinto lugar.

Em sentido inverso, Carlos Sainz desceu do nono para o 18.º posto depois de um choque na primeira volta com o Williams de George Russell (o britânico, que terminou o sprint em nono, está sob investigação).

Na quinta volta, enquanto Verstappen comandava com alguma tranquilidade, surgiu o desastre para o outro Red Bull. Sergio Pérez fez um enorme pião e, embora tenha conseguido evitar uma colisão com as barreiras, caiu para o 18.º lugar, apenas à frente dos dois Haas. Para acrescentar ao azar do mexicano, teve de abandonar antes do final da prova e por isso começará a corrida no último posto.

Alonso, apesar de ter saltado para quinto, não conseguiu manter os McLaren atrás de si, com Norris a terminar em quinto e Ricciardo em sexto, à frente do espanhol da Alpine. Seguem-se Sebastian Vettel, George Russell (caso não seja penalizado) e o outro Alpine de Esteban Ocon.

Fora do top-10, destaque para a boa recuperação de Carlos Sainz na Grã-Bretanha, que ainda conseguiu ir buscar o 11.º lugar depois do choque com Russell na primeira volta. Seguem-se Gasly, Raikkonen (que também fez uma boa prova, saltando de 17.º para 13.º), Stroll, Giovinazzi, Tsunoda, Latifi, Schumacher e Mazepin, com Pérez a ser o único abandono e a começar no pior lugar possível.

Mas depois do sprint, segue-se a maratona, e Verstappen vai novamente partir da frente, com os Mercedes junto a si e sem a ajuda do seu companheiro de equipa. Por outro lado, Hamilton terá certamente o apoio do público presente em Silverstone. Por isso, é justo dizer que isto ainda não está decidido.

Foto de Capa: Red Bull Racing
Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Teixeira soma nova vitória ao serviço dos Sub-23 do Al Wasl

Os Sub-23 do Al Wasl, orientados por Tiago Teixeira, venceram o Khorfakka, em mais uma partida do campeonato dos Emirados Árabes Unidos.

O mercado de inverno visto do banco

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Champions League: Real Madrid dá preferência a um encontro frente ao Benfica no playoff

A maioria dos elementos que compõem a estrutura e o plantel do Real Madrid querem enfrentar o Benfica no playoff da Champions League.

O regresso de Rafa Silva ao Benfica

Dois anos depois de ter trocado o Benfica pelo Besiktas a custo zero, aí está Rafa de volta à Luz. Os encarnados desembolsaram cerca de cinco milhões de euros pelo avançado de 32 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

A Odisseia de José Mourinho: ainda é possível?

Há noites que não são apenas vitórias; são afirmações. Na quarta-feira à noite, na Luz, o Benfica viveu uma dessas raras ocasiões em que a história se escreve a vermelho e branco, com emoção, coragem e ambição

Botafogo de Martín Anselmi começa Brasileirão com goleada frente ao Cruzeiro

O Botafogo aplicou uma goleada por 4-0 frente ao Cruzeiro, num encontro relativo à primeira jornada do Brasileirão.

Nulo, mas seguro | Go Ahead Eagles 0-0 SC Braga

O SC Braga foi a Deventer com um objetivo simples, sair vivo e sem sustos, num jogo em que o contexto pedia mais cabeça do que brilho.