GP Japão: Suzuka continua a ser território de Verstappen

modalidades cabeçalho

O Grande Prémio do Japão foi palco de uma exibição magistral de Max Verstappen. O piloto da RedBull alcançou a sua primeira vitória na temporada numa grande disputa com os dois McLaren, que estiveram na sua cauda durante maior parte da corrida.

Charles Leclerc teve a melhor prestação da época, com um sólido quarto lugar, enquanto os dois pilotos da Mercedes, Russel e Antonelli, ficaram na quinta e sexta posição, respetivamente.

Lewis Hamilton voltou a repetir a sétima colocação e Tsunoda continua a não conseguir pontuar pela RedBull, terminando mais uma vez em 12º. Hadjar conquistou os primeiros pontos da sua carreira na F1, ao passar a meta no oitavo lugar.

Numa corrida de poucas ultrapassagens (o top 6 manteve-se intacto do início ao fim), as polémicas foram o que chamaram mais à atenção para o olhar do público.

Na 22ª volta, tanto Verstappen como Norris foram trocar de pneus. Na saída da sua garagem, o britânico tentou ultrapassar o neerlandês, quase colidindo com o RedBull por ter falta de espaço, obrigando-o a ir pela relva para não bater no carro do rival.

Lando queixou-se pelo rádio, o lance foi analisado pelos comissários, mas no final o britânico confessou que são “coisas da corrida” e não esperava que Max lhe desse espaço. Ainda assim, após a repetição, é verificável que Verstappen teve razão no incidente, por ter clara vantagem sobre o adversário.

Contudo, as verdadeiras faíscas envolveram os dois pilotos da McLaren. Apesar do excelente resultado coletivo, com Norris em 2.º e Piastri em 3.º lugar,o ambiente dentro da equipa não foi o mais indicado.

Na parte decisiva da prova, Piastri vinha embalado atrás do seu companheiro de equipa, e pediu permissão para ultrapassá-lo, convicto de que tinha mais chances que o seu colega de alcançar Verstappen.

Lando Norris não concordou e defendeu a sua posição, não deixando Piastri passar para o segundo lugar. Essa decisão do britânico deu a vitória de mão beijada à RedBull.

Este tipo de tensão é natural quando ambos os pilotos estão em excelente forma e com ambições reais ao título, mas se não for bem gerido, pode acabar por dividir a equipa e complicar as contas do campeonato.

Piloto do dia

Max Verstappen (Red Bull)- Na liderança do início ao fim, o neerlandês garantiu a sua primeira vitória esta época e a quarta consecutiva neste circuito.

Desilusão do dia

Yuki Tsundoda (Red Bull) – O japonês viu o seu colega de equipa chegar ao topo do pódio, enquanto não conseguiu pontuar na sua estreia pela RedBull. Fim-de-semana para esquecer.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores avançados da Primeira Liga 25/26

É complicado escolher os melhores avançados da Liga. Só no Sporting, Benfica e FC Porto, é possível escolher 6 avançados de enorme qualidade

Portugal bate a Espanha e está na final do Europeu de Hóquei em Patins 2026

Portugal está na final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. A equipa das quinas bateu a Espanha nas meias-finais.

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.