GP México: Carlos Sainz, este é o piloto que vão mandar embora

A CORRIDA: CARLOS SAINZ ALCANÇA UM DOS SEUS MELHORES FINS DE SEMANA, COM POLE E VITÓRIA DOMINANTES

Carlos Sainz vai sair da Ferrari no final desta época, para dar lugar a Lewis Hamilton em 2025. Antes de sair, o espanhol conseguiu um dos seus melhores fins de semana na Fórmula 1, vencendo o Grande Prémio da Cidade do México, um dia depois de conseguir uma pole dominante, com duas grandes voltas na Q3.

O Grande Prémio de Sainz só teve uma falha, logo no arranque, com Max Verstappen, que saía da segunda posição, a sair melhor e a ficar logo com a linha interior, o que lhe valeu a liderança na primeira curva. Mas o Ferrari tinha mais ritmo e o espanhol recuperou logo a liderança na nona volta, aproveitando o DRS para se aproximar e fazendo o resto na curva 1.

Lando Norris estava na terceira posição e era o próximo a tentar atacar Verstappen, com o neerlandês a manter a mesma implacabilidade no duelo roda com roda que teve na semana anterior, nos Estados Unidos. Desta vez, os comissários também foram implacáveis, penalizando o campeão em mundo em duas ocasiões. A primeira por forçar Norris para fora de pista e a segunda por sair de pista e ganhar vantagem.

Num desses momentos, Charles Leclerc aproveitou para ganhar posição a ambos e subir ao segundo lugar, com os Ferrari a andarem praticamente sozinhos até ao final da corrida. Até que Norris, quando teve ar livre para andar rápido, conseguiu apanhar Leclerc, aproveitando um erro do monegasco na curva Nigel Mansell para ficar ele com o segundo lugar, só que Norris já não teve tempo para apanhar Sainz.

Atrás do top-3, os Mercedes tiveram a sua própria luta pelo quarto lugar, com Lewis Hamilton a levar a melhor sobre George Russell. Max Verstappen ficou em sexto, com a penalização de 20 segundos a impedi-lo de chegar aos Mercedes. Kevin Magnussen conseguiu um excelente sétimo lugar para a Haas, à frente do McLaren de Oscar Piastri, que fez a recuperação possível após uma má qualificação. Nico Hulkenberg colocou o outro Haas no nono lugar, à frente do Alpine de Pierre Gasly.

Fora do top-10, destaque para Liam Lawson e Sergio Pérez, que tiveram um momento mais quente no Grande Prémio, com ambos a ficarem a reclamar um com o outro. Pérez fez metade da corrida com danos no pontão lateral do seu Red Bull e foi o último piloto classificado, enquanto Lawson teve de trocar de asa da frente perto do fim, depois de uma luta com Franco Colapinto. Fernando Alonso, no seu Grande Prémio 400, abandonou com um problema no seu Aston Martin, enquanto Alex Albon e Yuki Tsunoda abandonaram após um incidente no arranque.

PILOTO DO DIA

Carlos Sainz (Ferrari) – A Ferrari tem um belíssimo carro para este final de temporada e podem ser perfeitamente ser ameaça à McLaren na luta pelo mundial de construtores. Quanto a Sainz, fez um fim de semana de grande nível, com uma pole position e uma vitória dominantes.

DESILUSÃO DO DIA

Max Verstappen (Red Bull) – O neerlandês sempre foi agressivo nos duelos roda com roda, mas deixa muitas vezes as decisões nas mãos dos comissários. No México, foi penalizado em dois momentos e os 20 segundos custaram-lhe pelo menos duas posições, uma vez que tinha ritmo para ficar à frente de ambos os Mercedes.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

Thiago Alcântara regressa ao Barcelona para assumir funções técnicas

Ex-jogador regressa ao Barcelona para iniciar oficialmente funções como auxiliar técnico da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.

Federico Coletta já fala com a camisola do Benfica: «Muito obrigado pela oportunidade»

Federico Coletta foi apresentado durante esta quinta-feira como reforço do Benfica. O jogador chega da AS Roma.