GP Mónaco: Diz que é uma espécie de corrida

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: LECLERC VENCE FINALMENTE EM CASA, NUM JOGO DE XADREZ QUE NUNCA SE TRANSFORMOU EM CORRIDA DE FÓRMULA 1

Está quebrada a maldição de Charles Leclerc nas ruas do Mónaco. Depois de vários anos de azar e de incidências que nunca lhe tinham permitido estar no pódio sequer, o monegasco finalmente conseguiu o melhor resultado possível na sua corrida caseira, num fim de semana que dominou de início ao fim.

As corridas no Mónaco já costumam ter uma percentagem de procissão, pela quase impossibilidade de ultrapassar no circuito de Monte Carlo, mas esta corrida foi levada a outro nível pelas circunstâncias da corrida. O primeiro arranque foi marcado por um enorme acidente entre Sergio Pérez e os pilotos da Haas, que motivou bandeira vermelha, com todos os pilotos que tinham começado com pneus médios a aproveitarem a bandeira vermelha para trocarem para pneus duros (com exceção de Logan Sargeant) e todos os que começavam de duros a trocarem para médios.

Um dos momentos mais antecipados nas corridas do Mónaco é o das paragens nas boxes, e, devido ao facto de todos (menos Sargeant) terem aproveitado a bandeira vermelha para trocar de pneus, já ninguém tinha de parar. Isto levou a que nada acontecesse no top-4 durante toda a corrida, com toda a gente a andar de forma demasiado lenta para garantir que os seus pneus iam até ao fim. Carlos Sainz até parecia que ia ficar fora de prova depois do primeiro arranque, mas a bandeira vermelha veio em boa altura para ele, com Leclerc a vencer à frente de Oscar Piastri e Sainz, com Lando Norris em quarto.

O quinto classificado George Russell também foi com os mesmos pneus até ao fim, também ele com um ritmo demasiado lento, com Max Verstappen e Lewis Hamilton atrás dele a pararem quando tinham garantido que não iriam perder posições, mas nem isso foi suficiente para Russell ter a sua posição verdadeiramente ameaçada. Yuki Tsunoda, Alex Albon e Pierre Gasly completaram um top-10 totalmente inalterado em relação à qualificação.

Mais atrás, a Aston Martin tentou uma estratégia que até era bem pensada, com Fernando Alonso a rodar muito lentamente para atrasar os que vinham atrás de si, de modo a possibilitar a Lance Stroll uma paragem de borla na box, para este sair em 11.º e atacar o top-10 com pneus em condições muito melhores. Isto não resultou porque Stroll bateu num muro e furou o pneu traseiro esquerdo, voltando a parar na box e acabando fora dos pontos. De resto, a corrida teve apenas quatro ultrapassagens a registar, duas de Lance Stroll, uma de Valtteri Bottas e outra de Logan Sargeant.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Não havendo ninguém que se destaque por uma brilhante corrida ou por ter feito algo extraordinário em pista, Leclerc destaca-se por finalmente quebrar o enguiço que tinha no Mónaco, vencendo por fim a sua corrida caseira.

DESILUSÃO DO DIA

Lance Stroll (Aston Martin) – Talvez seja injusto estar a catalogar o piloto que fez mais ultrapassagens como desilusão, mas o canadiano desperdiçou uma estratégia da Aston Martin que era muito bem pensada por um toque no muro.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

José Morais brilha na Champions League Asiática e Pedro Martins é derrotado

O Al Wahda de José Morais venceu o Al Ittihad por 2-1 na Champions League Asiática. Pedro Martins e o Al Gharafa foram derrotados.

Não é só Jeremiah St. Juste: Sporting B tem mais um excedentário no plantel que soma 0 minutos

O Sporting B já participou em algumas partidas esta temporada, mas Mateo Tanlongo não foi opção para João Gião.

Atenção, Barcelona: Premier League ao ataque por jovem promessa dos catalães

Marc Bernal regressou recentemente de lesão e está de volta ao plantel do Barcelona. Há equipas da Premier League interessadas no espanhol.

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.