GP Bahrain: Há azarados, e depois há Leclerc

Lewis Hamilton venceu o grande prémio do Bahrain, com Bottas em segundo, e Leclerc a fechar o pódio. Numa noite extremamente ventosa em Sakhir, vimos uma das corridas mais intensas dos últimos anos, onde o primeiro pódio de Leclerc podia ser celebrado, mas é recebido em tom de tristeza.

Após dominarem todo o fim de semana, tanto nos treinos como na qualificação, com a primeira pole position de Charles Leclerc, a equipa italiana tinha a confiança em alta para esta corrida, após a desilusão da Austrália, mas o azar estava à porta.

O piloto monegasco perdeu a primeira posição logo no início da corrida, quando Vettel arrancou melhor do que ele, e acabou por ter uma primeira volta muito desastrada, caindo para a terceira posição. Rápido se recompôs e apanhou Bottas, começando a perseguição ao seu colega de equipa que já se afastava na frente da corrida.

A velocidade de Leclerc era tanta que em cerca de 2 voltas apanhou Vettel e recuperou a primeira posição, onde se manteve quase até ao fim da corrida.

Mais atrás, a luta pelo título de “best of the rest” era o caos autêntico, com Magnussen, Sainz, Ricciardo, Hulkenberg e Norris a estarem na luta pela 6º posição em diferentes alturas da corrida. Particularmente os Renault, que lutavam de forma tão acesa que chegaram a chocar um contra o outro, sem danos demasiado grandes.

Sainz foi à luta com Max Verstappen e acabou por sair pior, o que o atirou para o fundo da tabela, pouco depois Magnussen começou a perder velocidade e caiu para fora dos pontos. Restaram os Renault, e Lando Norris, que lutaram até ao fim.

Em termos de estratégia, as condições atmosféricas adversas, obrigaram as equipas a fazer 2 paragens, o que levou a muita ação na pit-lane. Na segunda paragem, Vettel saiu pouco à frente de Hamilton, que tinha parado na volta anterior, e o britânico começou a perseguição ao Ferrari.

Após batalharem pela segunda posição, Hamilton conseguiu levar a melhor sobre o alemão, que teve um dejá vu da temporada passada, e deixou a traseira do carro fugir, ficando com a frente a apontar para a direção errada.

O erro de Vettel danificou os pneus, que criaram muitas vibrações, e acabaram por destruir a asa dianteira, atirando o alemão para a 9º posição.

Pouco depois, o momento mais importante da corrida acontece. Leclerc levava uma vantagem confortável, de cerca de 10 segundos, mas comunica à equipa que há algum problema com o motor, que tem pouca potência.  O que aconteceu de seguida foi os pilotos da Mercedes a competir contra um autocarro, em poucas voltas a vantagem do piloto da Ferrari desapareceu, perdendo posições para Hamilton, e a seguir para Bottas.

No meio de todo este azar, houve uma estrela que lhe deu um pouco de sorte, quando Verstappen ameaçava o último lugar do pódio, Ricciardo e Hulkenberg tiveram um momento estranho, na mesma curva, na mesma volta e com pouco tempo de diferença, os monolugares da Renault pararam com problemas mecânicos, quando estavam os dois em posição de pontuar.

Mais um pião para Vettel.
Fonte: F1

Isto acabou por oferecer o primeiro pódio a Leclerc, porque o Safety Car foi para a pista, e como faltavam poucas voltas para acabar, a corrida acabou atrás do Safety Car.

Hamilton acabou por vencer, mas na sua linguagem corporal, notava-se que ele sabia que não merecia, congratulando e dando o seu apoio ao jovem monegasco. Na segunda posição ficou Bottas, e a fechar o pódio, Leclerc. Verstappen nunca foi uma ameaça, terminando em quarto e Vettel mais uma vez a errar, caindo para 5º.

A fechar o resto do top 10, Lando Norris fez uma corrida fantástica, ficando na sexta posição, seguido de Raikkonen em 7º. Gasly mais uma vez desiludiu, e com o carro que tem, é obrigado a fazer muito melhor do que 8º. Alexander Albon conseguiu os seus primeiros pontos na Formula 1, após uma corrida muito certinha, seguido por Perez que subiu até à 10º posição para fechar os pontos.

Foi um final agridoce para uma corrida fantástica. Toda a comunidade da Formula 1 estava feliz pela fantástica performance da Leclerc, contudo, após chegar ao topo da montanha ontem na qualificação, e continuar nesse sítio durante a maioria da corrida, Leclerc foi empurrado dela abaixo, só não caindo mais porque lhe fizeram uma almofada em forma de 2 Renaults e um Safety Car.

Piloto do dia: Charles Leclerc

Hamilton a consolar Leclerc.
Fonte: F1

Quem mais? Mesmo após errar no início da corrida e cair para a terceira posição, agarrou a crina do cavalinho rampante e voltou para o primeiro lugar que lhe pertencia, criando uma vantagem confortável na frente. Leclerc é um futuro campeão, provou isso hoje, provou que não merece ser tratado como o segundo piloto de Vettel, mas como um igual. Infelizmente, tudo se desmoronou para a Ferrari, e acabou por conseguir o primeiro pódio com sorte. Bem precisava de alguma no meio de tanto azar.

Foto de Capa: Formula 1

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

Pedro Gonçalves confessa amor em representar Portugal: «Sempre que o selecionador fala comigo sinto-me como se estivesse a ir pela 1ª vez»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.