Nenhum acidente é o melhor acidente

    Todos conhecemos o processo. Quando queremos uma atualização sobre a Fórmula 1, vamos às muito bem geridas contas das redes sociais, seja Facebook, Twitter ou YouTube, e a probabilidade de nos aparecer pelo caminho um vídeo relativo a “Melhor(es) acidente(s)”, ou “Despistes mais Espetaculares” é extremamente alta.

    Estamos perante um dos desportos motorizados mais seguros do mundo. Nos últimos quase 30 anos, há a registar três fatalidades de pilotos ao volante de carros de Fórmula 1, ou com complicações relativas a acidentes (Roland Ratzenberger, Ayrton Senna e Jules Bianchi). Acidentes como aqueles que vemos hoje em dia, nos quais, em cinco segundos, o piloto sai do carro sem um arranhão, trariam consequências muito mais graves no passado, como, infelizmente, se verificou inúmeras vezes.

    Isto levou a que, hoje, as redes sociais da Fórmula 1 se enchessem de vídeos como aqueles que descrevi acima, classificando-os de “melhor a pior”, ou vice-versa, como preferirem. Isto, a mim, incomoda-me bastante. Estamos a falar de pessoas dentro destes veículos, a mais de 300 Km/h, por vezes sobre-humanos nos reflexos e na coragem que mostram. Contudo, isto não significa que os devemos deixar de tratar precisamente como tal: seres humanos.

    Um dos exemplos mais gritantes desta situação de glorificação de acidentes é o assustador acidente de Romain Grosjean, no Grande Prémio do Bahrain de 2020. Já todos vimos as imagens – o que não era difícil, tendo em conta a quantidade de vezes que foram transmitidas.

    Eu próprio fiquei horrorizado no preciso momento do acidente, sendo que, durante dois minutos, a imagem súbita de uma bola de fogo ficou gravada na minha memória, e eu só queria saber se Grosjean estava bem. Ao final desses cerca de dois minutos (que pareciam uma eternidade), a transmissão mostrou o piloto francês dentro do carro médico, abalado, mas, aparentemente, seguro. De seguida, havendo a certeza de que tudo estava bem, tivemos acesso às primeiras imagens do horrível choque que partiu o monolugar da HAAS ao meio, envolvendo Grosjean de chamas.

    Pouco depois, chegaram as imagens do momento em que os homens do carro médico ajudam o gaulês a sair das chamas. No período de bandeira vermelha que se seguiu, enquanto os comissários limpavam os detritos e corrigiam as barreiras, as imagens do acidente multiplicavam-se.

    Foi neste momento que a situação me começou verdadeiramente a incomodar. Eu, no conforto do meu sofá, começava até a perder a vontade de ver a corrida. Imagino a força mental para me voltar a sentar num monolugar, após ver tal coisa. E como o drama e a tensão vende, a Fórmula 1 fez questão de repetir dezenas de vezes o acidente nos ecrãs espalhados pelo circuito, inclusive aliando isto a imagens dos pilotos como forma de aumentar a tensão.

    Ou seja, a partir do momento em que perceberam que Grosjean tinha sobrevivido, trataram de normalizar o que tinha acontecido para vender mais um pouco. Pilotos como Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel repudiaram isto, e com razão. É bom perceber como aconteceu e se está tudo bem, claro. Porém, num ápice, passou de algo informativo para um momento de “entretenimento”. Acidentes com potencial de retirar vidas nunca podem ser tratados como passatempo.

    Há saudosistas pelo perigo dos “tempos áureos” da Fórmula 1. A essas pessoas eu digo que deixem de ver, que saiam desta comunidade. A vossa sede de sangue nada tem a ver com gostar do desporto em si, é uma autêntica falta de respeito por todos os que perderam a vida e que acabaram a motivar este desporto a tornar-se tão seguro como é. A vossa coragem é imensa, até serem vocês atrás de um volante a velocidades estonteantes, sabendo que, ao mínimo erro, as coisas podem correr mal.

    Há também quem tenha gosto em ver toda a fibra de carbono a voar e a destruição, dizendo “oh, não tem mal, o piloto está bem”. Sim, está, mas podia não estar. Se queres destruição, vê um filme do Michael Bay: há lá fogo de artifício mais do que suficiente. Não te esqueças de que na Fórmula 1 as pessoas são reais, e não um boneco digital atrás do volante. Enquanto te regozijas com estes momentos, esqueces-te de que lá dentro está alguém que, em muitas situações, vê a vida a passar-lhe à frente dos olhos, enquanto o acidente não para.

    Há, por fim, a Fórmula 1 e a comunicação que fazem. Eu sei, são muito seguros. Estes acidentes graves raramente tem consequências, mas podem ter. Vocês são uma categoria de corridas em circuito, não de derbys de demolição. Estão a errar no que promovem. Coloquem mil vídeos de batalhas em pista, que ainda existem, não vídeos a analisar o acidente do Marcus Ericsson, em Monza, de 489 ângulos diferentes (este número pode estar errado pelo valor exato de muito).

    O espetáculo e a destruição pode vender, mas a decência não se compra.

    Foto de Capa: Fórmula 1

    Artigo revisto por Mariana Plácido

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Luís Manuel Barros
    Luís Manuel Barros
    O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester City pode protagonizar troca de médios com o Nottingham Forest de Nuno Espírito de Santo ou com o Bayer Leverkusen

    O Manchester City vai avançar por um novo médio no verão. James McAtee pode, em sentido contrário, deixar os cityzens.

    Aleksandr Golovin e recusa de cumprimento por Anatoliy Trubin: «Somos atletas e não inimigos»

    Aleksandr Golovin abordou a recusa de Anatoliy Trubin de o cumprimentar. Em causa conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

    Francesco Farioli está na lista do FC Porto em caso de saída de Martín Anselmi

    Francesco Farioli é um dos treinadores que o FC Porto acompanha. O técnico italiano está em destaque no Ajax.

    Fora do Ringue #24 – WWE Wrestlemania 2025

    Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Wrestlemania e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Em causa críticas à arbitragem.

    André Silva e o FC Porto: «Uma das melhores e mais felizes fases da minha carreira»

    André Silva está emprestado pelo Leipzig ao Werder Bremen até ao final da temporada. Português recordou o FC Porto.

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.