O que muda para 2026 na Fórmula 1

modalidades cabeçalho

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou o novo regulamento técnico para a Fórmula 1, que entra em vigor a partir de 2026. Este novo regulamento vai trazer mudanças significativas para a modalidade.

Uma das alterações anunciadas prende-se com os monolugares, uma vez que vão ser mais pequenos e mais leves e, por isso, mais potentes. Vão ter menos 30 quilogramas (kg), a distância entre os eixos vai ser de 3,40 metros, ao invés de 3,60 metros, e a largura vai descer de 2,0 metros para 1,9 metros. Para além disso, vão continuar a cumprir com as promessas da FIA de atingir a neutralidade carbónica, em 2030, visto existir a obrigatoriedade do uso de combustíveis 100% sustentáveis, feitos a partir de bio derivados, como plantas ou resíduos urbanos.

Outra das maiores mudanças está relacionada com o sistema DRS (Drag Reduction System) – introduzido em 2011 e permite mais ultrapassagens – que vai deixar de ser utilizado a partir de 2026.

Também a aerodinâmica foi incluída nestas mudanças, dado que foi totalmente redesenhada, com o downforce reduzido em 30% e o arrasto em 55%. As asas dianteiras e traseiras são móveis e permitem “travar” o ar sujo. Com o intuito de ter carros mais eficazes, os pilotos vão ter duas novas configurações: “Z-Mode” e “X-Mode”. A primeira aumenta o downforce em curva, permitindo curvas mais rápidas, e a segunda pretende dar maior velocidade em linha reta. O “X-Mode” parece vir a colmatar a falta do sistema DRS e pode vir a ser o seu substituto.

A potência dos monolugares também vai sofrer alterações, com o fim do MGU-H (peça utilizada para recuperar energia) e o surgimento de um novo MGU-K que vai permitir gerar o triplo de potência. A potência da parte endotérmica deixa de ser de 550-560 kW e passa a ser de 400 kW, enquanto que o elemento bateria passa de 120 kW para 350 kW, aumentando quase 300% na energia elétrica. Para além disso, a quantidade de energia que pode ser recuperada durante a travagem é duplicada, tendo uma energia recuperável total de 8,5 MJ (megajoules) por rotação.

A segurança também vai ser reforçada. Quer para evitar os impactos que afetem áreas próximas da célula de sobrevivência, onde fica o piloto. Quer na proteção lateral, dando o dobro de segurança para a célula de combustível. Tudo isto, sem aumentar o peso do carro.

Com tantas novidades incluídas neste novo regulamento, as equipas reagiram ceticamente ao que foi anunciado pela FIA, temendo que a Fórmula 1 se torne tão ou mais lenta quanto a Fórmula 2. A Federação Internacional de Automobilismo já assegurou que está disposta a fazer alterações ao regulamento, com base em conversações futuras com as equipas.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.