📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que muda para 2026 na Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A Federação Internacional de Automobilismo anunciou o novo regulamento técnico para a Fórmula 1, que entra em vigor a partir de 2026. Este novo regulamento vai trazer mudanças significativas para a modalidade.

Uma das alterações anunciadas prende-se com os monolugares, uma vez que vão ser mais pequenos e mais leves e, por isso, mais potentes. Vão ter menos 30 quilogramas (kg), a distância entre os eixos vai ser de 3,40 metros, ao invés de 3,60 metros, e a largura vai descer de 2,0 metros para 1,9 metros. Para além disso, vão continuar a cumprir com as promessas da FIA de atingir a neutralidade carbónica, em 2030, visto existir a obrigatoriedade do uso de combustíveis 100% sustentáveis, feitos a partir de bio derivados, como plantas ou resíduos urbanos.

Outra das maiores mudanças está relacionada com o sistema DRS (Drag Reduction System) – introduzido em 2011 e permite mais ultrapassagens – que vai deixar de ser utilizado a partir de 2026.

Também a aerodinâmica foi incluída nestas mudanças, dado que foi totalmente redesenhada, com o downforce reduzido em 30% e o arrasto em 55%. As asas dianteiras e traseiras são móveis e permitem “travar” o ar sujo. Com o intuito de ter carros mais eficazes, os pilotos vão ter duas novas configurações: “Z-Mode” e “X-Mode”. A primeira aumenta o downforce em curva, permitindo curvas mais rápidas, e a segunda pretende dar maior velocidade em linha reta. O “X-Mode” parece vir a colmatar a falta do sistema DRS e pode vir a ser o seu substituto.

A potência dos monolugares também vai sofrer alterações, com o fim do MGU-H (peça utilizada para recuperar energia) e o surgimento de um novo MGU-K que vai permitir gerar o triplo de potência. A potência da parte endotérmica deixa de ser de 550-560 kW e passa a ser de 400 kW, enquanto que o elemento bateria passa de 120 kW para 350 kW, aumentando quase 300% na energia elétrica. Para além disso, a quantidade de energia que pode ser recuperada durante a travagem é duplicada, tendo uma energia recuperável total de 8,5 MJ (megajoules) por rotação.

A segurança também vai ser reforçada. Quer para evitar os impactos que afetem áreas próximas da célula de sobrevivência, onde fica o piloto. Quer na proteção lateral, dando o dobro de segurança para a célula de combustível. Tudo isto, sem aumentar o peso do carro.

Com tantas novidades incluídas neste novo regulamento, as equipas reagiram ceticamente ao que foi anunciado pela FIA, temendo que a Fórmula 1 se torne tão ou mais lenta quanto a Fórmula 2. A Federação Internacional de Automobilismo já assegurou que está disposta a fazer alterações ao regulamento, com base em conversações futuras com as equipas.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Merlim desfalca Sporting por 10 dias depois de tapar Léo Gugiel com um rato

Alex Merlim foi suspenso por 10 dias. Em causa, story feito pelo jogador do Sporting, que trocou Léo Gugiel por um emoji de um rato.

João Almeida renova com a UAE Emirates depois da «melhor temporada da carreira»

João Almeida renovou contrato com a UAE Emirates até 2028. Ciclista português está na equipa desde 2022 e prolonga vínculo.

Ex-Benfica Talisca rendido a Cristiano Ronaldo: «É o melhor da história»

Anderson Talisca disse que Cristiano Ronaldo é o «melhor da história». Avançado brasileiro jogou com CR7 no Al Nassr.

Rodrigo Mora nos Sub-21: «Se continuarmos neste caminho, acredito que vamos conseguir ser campeões da Europa»

Portugal Sub-21 vai enfrentar a Chéquia relativo à fase de qualificação para o Euro 2027. Rodrigo Mora já fez a antevisão ao jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Lenda da Premier League visa jogador do Manchester United: «Não espero grandes coisas dele»

Alan Shearer, lenda da Premier League, falou sobre Benjamin Sesko. Ex-jogador não está convencido com o avançado do Manchester United.

FC Porto e Conselho de Arbitragem terão encontro esta terça-feira

O FC Porto pediu uma reunião com o Conselho de Arbitragem. Encontro acontecerá esta terça-feira, dia 18 de novembro.

Vítor Matos entre os candidatos a clube de Inglaterra

Vítor Matos, treinador do Marítimo, foi associado ao Swansea. Técnico de 37 anos faz parte da lista do clube do Championship.