Que conclusões se retiram após os testes no Bahrain? | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

Decorreram nos últimos três dias os testes oficiais de Fórmula 1 no Bahrain, duas semanas antes do início de mais um campeonato, que desta vez começa na Austrália. Terminado o último dia, quem está mais forte e quem é que ainda está longe do que pretende?

A primeira conclusão que se tira é que não é muito fácil tirar grandes conclusões. Ao contrário dos anos anteriores, as condições que os pilotos encontraram no Bahrain foram diferentes do habitual, com frio e até chuva em alguns momentos, com um último dia um pouco mais quente. Apesar de tudo, parece ser praticamente consensual a equipa que parte em vantagem.

Depois de conquistar o título de construtores em 2024, a McLaren parece continuar a ser a equipa a bater em 2025, pela amostra dos testes. Foram discretos em alguns momentos, mas dava a ideia de que o carro era bastante forte, sobretudo em ritmo de corrida, e isso ficou mais evidente sobretudo no segundo dia, com uma simulação de corrida de Lando Norris que bateu a concorrência por uma margem que não foi assim tão pequena.

De resto, as restantes três equipas que também lutavam por vitórias no ano passado parecem manter-se entre as quatro mais fortes este ano. Destaque para a Mercedes, que até pode estar relativamente igualada com a Ferrari, que não fez maus testes, mas os germânicos parecem ter encontrado alguma coisa para fazer evoluir o carro. Destaque também para Kimi Antonelli, que se estreou em testes de Fórmula 1 e com uma prestação positiva.

A Red Bull é de certa forma uma incógnita, parecendo menos consistente do que os três carros já referidos, embora Max Verstappen seja sempre capaz de puxar mais qualquer coisa. Mas os sinais ao longo dos três dias não foram assim tão consistentes, com um carro que tem algumas dificuldades na viragem.

Atrás dessas quatro equipas, há outras seis que estarão bastante equilibradas na luta pelos últimos lugares pontuáveis. Destaque positivo para a Williams e para a Alpine, que parecem ter os melhores monolugares entre essas duas escuderias, talvez com vantagem para os britânicos, que se revelaram especialmente rápidos numa só volta.

As restantes quatro não deram sinais assim tão animadores. A Aston Martin passou demasiado tempo na garagem e teve um percalço no último dia com uma indisposição de Lance Stroll, obrigando a equipa a alterar os planos e a perder ainda mais tempo em pista. A Racing Bulls não teve tantos problemas, mas também não pareceu especialmente rápida. A Haas focou-se praticamente em ritmo de corrida, mas a última simulação que fez nem foi nada de especial. E a Sauber parece continuar a ter um carro complicado de conduzir.

Terminados os testes, só faltam duas semanas para o campeonato de Fórmula 1 voltar a começar. Os testes deixaram mais dúvidas do que certezas e haverá certamente competitividade ao longo do pelotão, pelo menos em algumas equipas.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Xavi Simons mais perto de sair do RB Leipzig: há mais um dado que aponta para a transferência

Xavi Simons quer sair do RB Leipzig e já removeu o nome da equipa alemã da sua descrição do Instagram. O médio neerlandês deve rumar ao Chelsea.

James Milner muda de número no Brighton em homenagem a Diogo Jota: «É uma grande honra»

James Milner vai usar a camisola 20 do Brighton. O médio internacional inglês optou por mudar de número para homenagear Diogo Jota.

Al Nassr vai ter um jogo particular contra uma equipa portuguesa no dia 7 de agosto

O Al Nassr vai disputar um jogo particular neste mês. A equipa da Arábia Saudita vai medir forças com o Rio Ave.

Darwin Núñez em conversações para trocar o Liverpool pela Arábia Saudita

Darwin Núñez está na lista do Al Hilal. O avançado internacional uruguaio pode deixar o Liverpool neste mercado de transferências.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Paixão é reforço do Marselha por 30 milhões de euros

O Marselha oficializou a contratação de Igor Paixão, proveniente do Feyenoord. O extremo brasileiro assinou até ao verão de 2030.

Já é conhecido o árbitro do Nice x Benfica

Michael Oliver vai arbitrar o Nice x Benfica da 1ª. mão da terceira pré-eliminatória da Champions League.

Vitória SC derrota Celta de Vigo em jogo particular com golo de jovem avançado de 17 anos

O Vitória SC venceu o Celta de Vigo por 1-0. O jogo amigável realizou-se no Estádio Cidade de Barcelos.