Renascimento da Williams | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

O auge da Williams na Fórmula 1 foi há mais de 30 anos e, atualmente, a equipa de Grove está num processo de crescimento, depois de quase uma década a ser umas das piores no grid. Esta temporada, com seis corridas realizadas, a Williams já tem mais pontos conquistados do que em todas as épocas completas desde 2018. É notório que a equipa chefiada por James Vowles fez enormes progressos para se tornar a melhor do segundo pelotão. Contudo, ainda há muito trabalho por fazer.

James Vowles, para mim, é o grande responsável por esta reestruturação na Williams. O britânico assumiu as rédeas em 2023, ao fim de 12 anos na Mercedes. O antigo diretor de estratégia da marca alemã substituiu Jost Capito, que sucedeu à filha do fundador da equipa, Claire Williams. O percurso de Vowles tem sido uma montanha-russa com muitos acertos e alguns erros. O maior erro, possivelmente, foi manter Logan Sargeant, no ano passado. Após a sua primeira temporada como rookie ter sido um desastre, Vowles manteve a confiança no americano, mas os resultados mantiveram-se iguais e chegou a perder o lugar para Franco Colapinto, a meio da época.

Manter Sargeant mais um ano, certamente, atrasou a evolução do carro. A experiência e a opinião dos pilotos são fundamentais para o desenvolvimento do monolugar. Por isso, acredito que a contratação de Carlos Sainz foi uma excelente escolha. O piloto espanhol sabe o que é vencer na Fórmula 1, já participação num projeto de reestruturação, na McLaren e chega de uma equipa de topo. Até ao momento, a adaptação não tem sido fácil, mas um piloto desta categoria pode tirar um coelho da cartola a qualquer momento.

O nome Carlos Sainz tem um forte impacto na Fórmula 1, mas não nos podemos esquecer de Alexander Albon. A temporada que Albon está a fazer é surreal, neste momento, ocupa a oitava posição no campeonato de pilotos, com 30 pontos, muito acima do companheiro de equipa. A corrida do GP Miami, do passado domingo, mostrou a qualidade de Albon e que Sainz tem um companheiro à altura. Albon está pelo quarto ano consecutivo a pilotar um Williams e esta temporada está a ser a sua melhor desde que regressou à Fórmula 1. Relembrar, que Albon em 2021 foi o piloto reserva da Red Bull, após ter perdido o lugar para Sergio Pérez.

Além da excelente dupla de pilotos, outro grande acerto de James Vowles foi a renovação de métodos para o desenvolvimento do carro. Antes da sua chegada, a Williams utilizava o Microsoft Excel para detalhar o processo de construção do carro, o que deixou Vowles estupefacto. Este método mostrava o quanto a Williams estava atrasada em relação às outras equipas. Por isso, preferiu sacrificar a época de 2024 para no futuro utilizarem ferramentas mais modernas e conseguirem melhores resultados. Esta temporada, o FW47 tem sido um sucesso, mas a equipa de Grove já anunciou que irá interromper o desenvolvimento do monolugar deste ano para se focar no de 2026. Na próxima época vai começar uma nova era na Fórmula 1 com os novos regulamentos e James Vowles prefere apostar tudo em 2026, mesmo que tenham obtido bons resultados. Os pilotos acreditam que ainda podem existir algumas evoluções, mas compreendem a decisão do chefe de equipa. Agora fica a questão, será que a Williams está a tomar a decisão correta de interromper o desenvolvimento do FW47?

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Manuel Pellegrini lamenta derrota do Bétis com o Chelsea: «Resultado não reflete a diferença entre as duas equipas»

Manuel Pellegrini fez a análise do triunfo do Chelsea frente ao Real Bétis na final da Conference League e lamentou a diferença de golos no marcador.

Enzo Maresca fala do futuro de Jadon Sancho e enaltece conquista da Conference League: «Uma grande alegria»

Enzo Maresca fez a análise do triunfo do Chelsea frente ao Real Bétis na final da Conference League e salientou a satisfação com o momento.

Provocação ao Bétis? Sevilha dá os parabéns a Enzo Maresca pela vitória na Conference League

O Sevilha deu os parabéns para Enzo Maresca pela vitória ao serviço do Chelsea frente ao Bétis. O técnico italiano jogou no emblema espanhol.

Cinco portugueses e um jogador do Sporting entre os nomeados para o Golden Boy 2025

O jornal Tuttosport revelou os 100 candidatos ao prémio Golden Boy 2025. A lista inclui cinco portugueses e um avançado do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting e Benfica entram a vencer nas meias-finais do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins

Sporting e Benfica venceram o FC Porto e o OC Barcelos respetivamente e estão em vantagem nas meias-finais do Campeonato de Hóquei em Patins.

Bomba a caminho? Cristiano Ronaldo aparece no site da MLS como jogador

Cristiano Ronaldo é um dos jogadores que aparece no site da MLS. Capitão português está de saída do Al Nassr.

Real Bétis quebra sequência história de Espanha na Europa e espanhóis perdem final pela primeira vez desde 2001

Desde 2001 que uma equipa espanhola não perdia uma final europeia diante de um rival estrangeiro. Real Bétis quebrou sequência.