📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Renascimento da Williams | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O auge da Williams na Fórmula 1 foi há mais de 30 anos e, atualmente, a equipa de Grove está num processo de crescimento, depois de quase uma década a ser umas das piores no grid. Esta temporada, com seis corridas realizadas, a Williams já tem mais pontos conquistados do que em todas as épocas completas desde 2018. É notório que a equipa chefiada por James Vowles fez enormes progressos para se tornar a melhor do segundo pelotão. Contudo, ainda há muito trabalho por fazer.

James Vowles, para mim, é o grande responsável por esta reestruturação na Williams. O britânico assumiu as rédeas em 2023, ao fim de 12 anos na Mercedes. O antigo diretor de estratégia da marca alemã substituiu Jost Capito, que sucedeu à filha do fundador da equipa, Claire Williams. O percurso de Vowles tem sido uma montanha-russa com muitos acertos e alguns erros. O maior erro, possivelmente, foi manter Logan Sargeant, no ano passado. Após a sua primeira temporada como rookie ter sido um desastre, Vowles manteve a confiança no americano, mas os resultados mantiveram-se iguais e chegou a perder o lugar para Franco Colapinto, a meio da época.

Manter Sargeant mais um ano, certamente, atrasou a evolução do carro. A experiência e a opinião dos pilotos são fundamentais para o desenvolvimento do monolugar. Por isso, acredito que a contratação de Carlos Sainz foi uma excelente escolha. O piloto espanhol sabe o que é vencer na Fórmula 1, já participação num projeto de reestruturação, na McLaren e chega de uma equipa de topo. Até ao momento, a adaptação não tem sido fácil, mas um piloto desta categoria pode tirar um coelho da cartola a qualquer momento.

O nome Carlos Sainz tem um forte impacto na Fórmula 1, mas não nos podemos esquecer de Alexander Albon. A temporada que Albon está a fazer é surreal, neste momento, ocupa a oitava posição no campeonato de pilotos, com 30 pontos, muito acima do companheiro de equipa. A corrida do GP Miami, do passado domingo, mostrou a qualidade de Albon e que Sainz tem um companheiro à altura. Albon está pelo quarto ano consecutivo a pilotar um Williams e esta temporada está a ser a sua melhor desde que regressou à Fórmula 1. Relembrar, que Albon em 2021 foi o piloto reserva da Red Bull, após ter perdido o lugar para Sergio Pérez.

Além da excelente dupla de pilotos, outro grande acerto de James Vowles foi a renovação de métodos para o desenvolvimento do carro. Antes da sua chegada, a Williams utilizava o Microsoft Excel para detalhar o processo de construção do carro, o que deixou Vowles estupefacto. Este método mostrava o quanto a Williams estava atrasada em relação às outras equipas. Por isso, preferiu sacrificar a época de 2024 para no futuro utilizarem ferramentas mais modernas e conseguirem melhores resultados. Esta temporada, o FW47 tem sido um sucesso, mas a equipa de Grove já anunciou que irá interromper o desenvolvimento do monolugar deste ano para se focar no de 2026. Na próxima época vai começar uma nova era na Fórmula 1 com os novos regulamentos e James Vowles prefere apostar tudo em 2026, mesmo que tenham obtido bons resultados. Os pilotos acreditam que ainda podem existir algumas evoluções, mas compreendem a decisão do chefe de equipa. Agora fica a questão, será que a Williams está a tomar a decisão correta de interromper o desenvolvimento do FW47?

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.