📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Renascimento da Williams | Fórmula 1

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

O auge da Williams na Fórmula 1 foi há mais de 30 anos e, atualmente, a equipa de Grove está num processo de crescimento, depois de quase uma década a ser umas das piores no grid. Esta temporada, com seis corridas realizadas, a Williams já tem mais pontos conquistados do que em todas as épocas completas desde 2018. É notório que a equipa chefiada por James Vowles fez enormes progressos para se tornar a melhor do segundo pelotão. Contudo, ainda há muito trabalho por fazer.

James Vowles, para mim, é o grande responsável por esta reestruturação na Williams. O britânico assumiu as rédeas em 2023, ao fim de 12 anos na Mercedes. O antigo diretor de estratégia da marca alemã substituiu Jost Capito, que sucedeu à filha do fundador da equipa, Claire Williams. O percurso de Vowles tem sido uma montanha-russa com muitos acertos e alguns erros. O maior erro, possivelmente, foi manter Logan Sargeant, no ano passado. Após a sua primeira temporada como rookie ter sido um desastre, Vowles manteve a confiança no americano, mas os resultados mantiveram-se iguais e chegou a perder o lugar para Franco Colapinto, a meio da época.

Manter Sargeant mais um ano, certamente, atrasou a evolução do carro. A experiência e a opinião dos pilotos são fundamentais para o desenvolvimento do monolugar. Por isso, acredito que a contratação de Carlos Sainz foi uma excelente escolha. O piloto espanhol sabe o que é vencer na Fórmula 1, já participação num projeto de reestruturação, na McLaren e chega de uma equipa de topo. Até ao momento, a adaptação não tem sido fácil, mas um piloto desta categoria pode tirar um coelho da cartola a qualquer momento.

O nome Carlos Sainz tem um forte impacto na Fórmula 1, mas não nos podemos esquecer de Alexander Albon. A temporada que Albon está a fazer é surreal, neste momento, ocupa a oitava posição no campeonato de pilotos, com 30 pontos, muito acima do companheiro de equipa. A corrida do GP Miami, do passado domingo, mostrou a qualidade de Albon e que Sainz tem um companheiro à altura. Albon está pelo quarto ano consecutivo a pilotar um Williams e esta temporada está a ser a sua melhor desde que regressou à Fórmula 1. Relembrar, que Albon em 2021 foi o piloto reserva da Red Bull, após ter perdido o lugar para Sergio Pérez.

Além da excelente dupla de pilotos, outro grande acerto de James Vowles foi a renovação de métodos para o desenvolvimento do carro. Antes da sua chegada, a Williams utilizava o Microsoft Excel para detalhar o processo de construção do carro, o que deixou Vowles estupefacto. Este método mostrava o quanto a Williams estava atrasada em relação às outras equipas. Por isso, preferiu sacrificar a época de 2024 para no futuro utilizarem ferramentas mais modernas e conseguirem melhores resultados. Esta temporada, o FW47 tem sido um sucesso, mas a equipa de Grove já anunciou que irá interromper o desenvolvimento do monolugar deste ano para se focar no de 2026. Na próxima época vai começar uma nova era na Fórmula 1 com os novos regulamentos e James Vowles prefere apostar tudo em 2026, mesmo que tenham obtido bons resultados. Os pilotos acreditam que ainda podem existir algumas evoluções, mas compreendem a decisão do chefe de equipa. Agora fica a questão, será que a Williams está a tomar a decisão correta de interromper o desenvolvimento do FW47?

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo César Parente responde ao Bola na Rede: «O Benfica não chegou tanto à nossa baliza»

Paulo César Parente analisou o empate entre o Benfica e o PSG. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho e a vitória do Benfica: «Foram sérios do princípio ao fim»

José Mourinho falou após a vitória do Benfica e consequente passagem para os quartos de final da Taça de Portugal.

Rúben Fernandes após Farense x Benfica: «Tentámos fazer tudo para conseguir passar»

Rúben Fernandes analisou o desfecho do Farense x Benfica. Algarvios foram eliminados nos oitavos de final da Taça de Portugal.

Manu Silva e o regresso à titularidade: «Estou muito feliz e agora é continuar a trabalhar para poder ajudar cada vez mais a equipa»

Manu Silva falou após a vitória do Benfica e consequente passagem para os quartos de final da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica elimina Farense e voa para os quartos de final da Taça de Portugal

O Benfica venceu esta quarta-feira o Farense por 2-0 e qualificou-se assim para os quartos de final da Taça de Portugal.

Kylian Mbappé bisa e fica a um passo de recorde de Cristiano Ronaldo: eis os resultados do dia da Taça do Rei

O Real Madrid tremeu diante do modesto Talavera na Taça do Rei e precisou de uma grande defesa de Andriy Lunin no fim para sair vencedor.

Ivan Baptista: «Valoriza-se pouco o que fizemos na Europa. Entristece-me que não se valorize o que as jogadoras fizeram em campo»

Ivan Baptista analisou o duelo da sexta jornada da fase de liga da Champions League Feminina. O Benfica defrontou o PSG no Estádio da Luz.