📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tribuna VIP: Uma fórmula de sobrevivência

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Há um mês, dei por mim em casa, ansiosamente, à espera que começasse o Grande Prémio de Itália, em Fórmula 1. Era domingo, estava um sol de verão, e tinha amigos à espera na praia, mas fiquei a ver a prova e só depois fui ter com eles. Uma das amigas com quem ia estar aceitou a minha justificação e ainda me perguntou: “Quem está na P1?” Dias antes, soube que um outro amigo tinha comprado um volante, parecido aos dos carros oficiais, para jogar na consola. Agora, dizia, “sente-se mais Hamilton”.

Perdoem-me a partilha dos meus dias, mas acho que se já perceberam onde quero chegar. A Fórmula 1 está ganhar, dia após dia, milhões e milhões de novos seguidores em todo o mundo e isso deve-se, em grande parte, à série da Netflix ‘Drive to Survive‘, que acompanha os bastidores das últimas três épocas do Mundial.

O impacto desse série é brutal e é um exemplo perfeito de como promover um espetáculo fantástico, abrindo as portas de um mundo que tanto nos intriga. Resultou na Fórmula 1 e resultaria em qualquer desporto. É tudo uma questão de mentalidade, de visão, e, claro, de dinheiro.

É uma fórmula que resulta porque o ser humano adora saber o que se passa nos bastidores, adora ver os homens por detrás das máquinas de competição, adora saber que os pilotos, os chefes de equipas, os jogadores, os treinadores, são pessoas como nós, mas em posições privilegiadas. E é ao revelar-se “como se faz” e “como realmente são as coisas” que se desperta o interesse daqueles espectadores que estavam mais distantes do fenómeno, neste caso, da Fórmula 1. Aqueles que eram fãs e não sabiam. Como eu.

Fórmula 1 Lewis Hamilton
Fonte: Mercedes AMG-F1

O GP do Bahrain, o primeiro da época 2021, que se realizou pouco depois do lançamento da terceira temporada da série, foi o mais visto de sempre na Sky Sports, estação televisiva britânica.  E nesse grande grupo de mais de 2 milhões e 200 mil espectadores, identificam-se mais jovens, mais mulheres, e não apenas os clássicos fãs peritos na técnica e na engenharia.

A isto chama-se abrir horizontes e obter resultados, sobretudo financeiros. Há mais pessoas a ver, há mais patrocinadores atentos, há mais dinheiro a entrar. Agora, imagem isto no mundo do futebol. A lógica seria a mesma. Voltando às minhas rotinas, lá em casa, a minha família não se junta para ver um jogo se não for da Seleção, e na fase final de um Euro ou de Mundial. Mas, no GP de Portugal, ficámos agarrados à televisão. E, quem sabe, ainda vamos todos ver uma prova ao vivo.

Artigo de opinião de João Pedro Óca,
jornalista TVI

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG: Há 2 baixas importantes e um regresso para o jogo da Champions League

Ousmane Dembélé e Lucas Chevalier serão baixas no Athletic Club x PSG. Jogo a contar para a sexta jornada da Champions League.

FC Porto: Há 2 decisões importantes a tomar relativamente a Luuk de Jong

Luuk de Jong vai decidir sobre será operado ou terá um tratamento conservador. FC Porto ainda tem de avaliar o futuro do jogador.

Gnabry aborda futuro antes de jogar contra o Sporting: «É uma situação muito tranquila»

Serge Gnabry confirma estar em negociações com o Bayern Munique sobre o seu futuro. Há jogo frente ao Sporting nesta terça-feira.

Ruben Amorim e o Wolves x Manchester United: «Deveríamos ter terminado a primeira parte de outra forma»

Ruben Amorim falou com os jornalistas durante a noite desta segunda-feira, depois da vitória do Manchester United contra o Wolverhampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão sai lesionado e há atualização: «Esperemos que não seja nada sério»

Marco Landucci, treinador-adjunto do AC Milan, falou sobre a lesão de Rafael Leão. Avançado português tem contratura no adutor e vai fazer exames.

Reinaldo Teixeira e a centralização: «Ninguém quer perder e cabe à Liga tentar que o bolo seja o maior possível e que todos possam...

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, falou sobre a centralização dos direitos televisivos, ao recordar última Cimeira de Presidentes.

Treinador do Wolves e a derrota frente a Ruben Amorim: «Foi como ver um jogo de crianças pela forma como demos de borla os...

O Wolverhampton perdeu com o Manchester United por 4-1 na Premier League. Treinador Rob Edwards deu a sua opinião.