📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tribuna VIP: Uma fórmula de sobrevivência

- Advertisement -

TRIBUNA VIP é um espaço do BnR dedicado à opinião de cronistas de referência para escreverem sobre os diversos temas da atualidade desportiva.

Há um mês, dei por mim em casa, ansiosamente, à espera que começasse o Grande Prémio de Itália, em Fórmula 1. Era domingo, estava um sol de verão, e tinha amigos à espera na praia, mas fiquei a ver a prova e só depois fui ter com eles. Uma das amigas com quem ia estar aceitou a minha justificação e ainda me perguntou: “Quem está na P1?” Dias antes, soube que um outro amigo tinha comprado um volante, parecido aos dos carros oficiais, para jogar na consola. Agora, dizia, “sente-se mais Hamilton”.

Perdoem-me a partilha dos meus dias, mas acho que se já perceberam onde quero chegar. A Fórmula 1 está ganhar, dia após dia, milhões e milhões de novos seguidores em todo o mundo e isso deve-se, em grande parte, à série da Netflix ‘Drive to Survive‘, que acompanha os bastidores das últimas três épocas do Mundial.

O impacto desse série é brutal e é um exemplo perfeito de como promover um espetáculo fantástico, abrindo as portas de um mundo que tanto nos intriga. Resultou na Fórmula 1 e resultaria em qualquer desporto. É tudo uma questão de mentalidade, de visão, e, claro, de dinheiro.

É uma fórmula que resulta porque o ser humano adora saber o que se passa nos bastidores, adora ver os homens por detrás das máquinas de competição, adora saber que os pilotos, os chefes de equipas, os jogadores, os treinadores, são pessoas como nós, mas em posições privilegiadas. E é ao revelar-se “como se faz” e “como realmente são as coisas” que se desperta o interesse daqueles espectadores que estavam mais distantes do fenómeno, neste caso, da Fórmula 1. Aqueles que eram fãs e não sabiam. Como eu.

Fórmula 1 Lewis Hamilton
Fonte: Mercedes AMG-F1

O GP do Bahrain, o primeiro da época 2021, que se realizou pouco depois do lançamento da terceira temporada da série, foi o mais visto de sempre na Sky Sports, estação televisiva britânica.  E nesse grande grupo de mais de 2 milhões e 200 mil espectadores, identificam-se mais jovens, mais mulheres, e não apenas os clássicos fãs peritos na técnica e na engenharia.

A isto chama-se abrir horizontes e obter resultados, sobretudo financeiros. Há mais pessoas a ver, há mais patrocinadores atentos, há mais dinheiro a entrar. Agora, imagem isto no mundo do futebol. A lógica seria a mesma. Voltando às minhas rotinas, lá em casa, a minha família não se junta para ver um jogo se não for da Seleção, e na fase final de um Euro ou de Mundial. Mas, no GP de Portugal, ficámos agarrados à televisão. E, quem sabe, ainda vamos todos ver uma prova ao vivo.

Artigo de opinião de João Pedro Óca,
jornalista TVI

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid regressa às vitórias na La Liga após 2 derrotas e vence Valência na abertura da 16ª jornada

O Atlético Madrid voltou às vitórias na La Liga. Depois de duas derrotas, os colchoneros venceram o Valência na 16.ª jornada.

Más notícias para o FC Porto: Rayan renova com o Vasco da Gama e fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros

Rayan renovou contrato com o Vasco da Gama. Jovem avançado fica ligado ao clube brasileiro até ao final de 2028.

Vasco Botelho da Costa antevê jogo contra o Benfica: «É muito bom sinal que qualquer adversário que aqui venha se sinta desconfortável por jogar...

Vasco Botelho da Costa lançou o Moreirense x Benfica. O treinador dos Cónegos falou num jogo diferente e colocou a ambição na vitória.

Braga vence Sporting, elimina leoas e segue para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina

O Braga está nos quartos de final da Taça de Portugal Feminina. Vitória por 1-0 contra o Sporting nos oitavos de final.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo acerta venda de antigo avançado do Chaves por 5 milhões de euros

O Flamengo acertou a venda de Juninho Vieira. Avançado brasileiro a caminho do Pumas e do México depois de percurso no Brasil.

Atenção, Ruben Amorim: Real Madrid quer Diogo Dalot e há mais 2 gigantes de olho

O Real Madrid está interessado em Diogo Dalot. Entretanto, Manchester United reflete sobre o futuro do lateral português.

Quem é Patrick Dippel, o futuro chief scout do Benfica?

Patrick Dippel vai ser o novo chief scout do Benfica. Conhece melhor o percurso do alemão de 45 anos, que soma passagem pelo Bayern Munique.