Última horaManchester United pode provocar ‘terramoto’ no que diz respeito aos treinadores: eis o alvo dos red devils
Publicidade

Será a situação de Valtteri Bottas na Mercedes assim tão crítica?

Bernardo Figueiredo · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Lewis Hamilton renovou com a Mercedes. A dúvida sobre a eventual continuidade do campeão mundial de Fórmula 1 para a temporada 2022 ficou desfeita na manhã do dia 3 de julho (dia da qualificação para o Grande Prémio da Áustria). Com essa questão resolvida, resta saber se o construtor alemão vai ou não manter Valtteri Bottas como o seu segundo piloto. Mas será a situação do finlandês assim tão preocupante?

Decorridas nove provas do campeonato do Mundo, é justo reconhecer que Bottas não começou bem a temporada, ocupando o quinto lugar do campeonato de pilotos, atrás de Verstappen e Hamilton (os dois candidatos ao título esta época), mas também de Sergio Pérez, segundo piloto da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren. E é também por isso que se especula bastante sobre a possibilidade de Bottas sair da Mercedes no final do ano.

Depois dessas nove provas, Bottas tem cinco pódios (quatro terceiros lugares e um segundo), duas corridas (Imola e Mónaco) que não terminou e outra (Baku) que terminou fora do top-10. Mas a dupla jornada na Áustria foi provavelmente a melhor de Bottas ao serviço da Mercedes esta época. Nunca lutou pela vitória, mas garantiu sempre o pódio e terminou sempre à frente do segundo carro da Red Bull. E é esse tipo de consistência que a equipa quer do seu piloto e que o pode ajudar a manter o seu lugar para 2022.

A ameaça de Bottas tem um nome (e parece ser apenas um único nome): George Russell. O britânico, que faz parte do programa de jovens pilotos da Mercedes, tem-se superado na Williams este ano, tem-se notabilizado pelos seus desempenhos na qualificação e já esteve, por diversas vezes, perto do seu primeiro ponto na Fórmula 1, ao serviço de uma equipa que não tem um carro muito competitivo.

Russell já teve inclusive uma experiência na Mercedes na última temporada (no Grande Prémio de Sakhir, substituindo Lewis Hamilton, que estava infetado com covid-19) e, apesar dos vários azares que teve ao longo de uma prova que terminou num modesto nono lugar, a sua exibição impressionou quem viu a corrida. A questão que se coloca a Russell é a mesma que se coloca a Bottas: num ano em que os carros vão mudar tanto, devido aos novos regulamentos, será que o segundo piloto da Mercedes (seja ele quem for) conseguirá trazer performances e resultados de forma consistente?

Bottas tem uma vantagem, vantagem essa que, na minha opinião, será decisiva para que o finlandês permaneça na Mercedes: o facto de já estar na equipa (com um carro de Fórmula 1) desde 2017 e de todos os que lá trabalham saberem com o que podem contar se lá estiver Bottas (e não Russell) poderá ser determinante. E, se Bottas fizer mais corridas ao nível daquela que fez na Áustria, não deverá ser difícil para ele manter o lugar.

Foto de Capa: Petronas Motorsports

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Bernardo Figueiredo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

A ligação do Celtic à cidade de Lisboa e a rumaria ao Jamor (1967)

A edição 2026/27 da UEFA Europa League marca o regresso do Celtic a Portugal, em especial à cidade de Lisboa. Onde já foi feliz e conquistou o maior título do seu palmarés: a Taça dos Campeões Europeus 1966/67. O momento é ainda mais histórico quando se olha para o histórico dos bhoys no nosso país. O Celtic jogou no nosso país por 13 vezes (12 contra equipas portuguesas) e venceu por três ocasiões. Duas das mesmas foram contra equipas lusas, ao Boavista (1-0 em 2002/03) e Vitória SC (2-1 em 1998/99). Na capital foi sempre derrotado por Benfica (quatro vezes) e Sporting (duas vezes). A exceção foi mesmo no dia 25 de maio de 1967.   Perante um Portugal ainda assombrado pela ditadura do Estado Novo, mas ainda assim anfitrião da final da competição, foi no Estádio do Jamor que se presenciou uma das mais épicas finais de sempre da Taça dos Campeões Europeus. Frente a frente com o Celtic estava o Inter de Milão. O estatuto de ambos não podia ser mais diferente. Enquanto os escoceses estavam numa final da Taça dos Campeões pela primeira vez, os italianos já eram bicampeões (venceram a competição em 1964 e 1965). Tal como era a primeira vez que uma equipa britânica estava na final, em contraste com os italianos que já a tinham vencido por três vezes (AC Milan em 1963 além das duas eterno rival da mesma cidade).

Jorge Afonso · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Entrada à guerreiro na Dinamarca | FC Copenhaga x Braga

Tem início esta quinta-feira (dia 15 de outubro), a sexta edição da UEFA Conference League. Sinónimo de começo da caminhada da única equipa portuguesa na competição. O Braga desloca-se à Dinamarca para defrontar o Copenhaga. Duas equipas que têm um percurso semelhante na Conference League até ao momento. Ambas tiveram acesso à mesma através da passagem de três eliminatórias, os dois emblemas venceram quatro jogos e empataram dois e procuram agora entrar na competição com uma vitória. Se Copenhaga e Braga têm ambições a fazer um percurso europeu notável, o único aspeto que separa as duas equipas a nível interno. Se uma é já uma tradicional candidata ao título no seu país, a outra ainda está um patamar atrás dos tradicionais (três) candidatos. Entrar a ganhar na Conference League é muito importante para a equipa de Carlos Vicens começar um novo ciclo de bons resultados. Ocupando atualmente o sétimo lugar na Liga Portuguesa tendo mais jogos não ganhos (quatro) do que ganhos (três) e tendo tantos golos sofridos como marcados (oito cada), é relevante para os bracarenses reverter a situação o quanto antes. Dentro da própria equipa, a situação não aparenta estabilidade total. Se é verdade que o modelo tático é o mesmo desde a época passada e as próprias opções, que são múltiplas para cada posição, têm tido utilização regular, também é verdade que Vicens ainda não repetiu totalmente um onze de um jogo para outro. De jogo para jogo, tem existido praticamente uma alteração por setor, existindo sempre alguma incerteza nas opções e são poucos os que em condições normais são considerados "titulares indiscutíveis".

Jorge Afonso · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.