Será a situação de Valtteri Bottas na Mercedes assim tão crítica?

- Advertisement -

Lewis Hamilton renovou com a Mercedes. A dúvida sobre a eventual continuidade do campeão mundial de Fórmula 1 para a temporada 2022 ficou desfeita na manhã do dia 3 de julho (dia da qualificação para o Grande Prémio da Áustria). Com essa questão resolvida, resta saber se o construtor alemão vai ou não manter Valtteri Bottas como o seu segundo piloto. Mas será a situação do finlandês assim tão preocupante?

Decorridas nove provas do campeonato do Mundo, é justo reconhecer que Bottas não começou bem a temporada, ocupando o quinto lugar do campeonato de pilotos, atrás de Verstappen e Hamilton (os dois candidatos ao título esta época), mas também de Sergio Pérez, segundo piloto da Red Bull, e Lando Norris, da McLaren. E é também por isso que se especula bastante sobre a possibilidade de Bottas sair da Mercedes no final do ano.

Depois dessas nove provas, Bottas tem cinco pódios (quatro terceiros lugares e um segundo), duas corridas (Imola e Mónaco) que não terminou e outra (Baku) que terminou fora do top-10. Mas a dupla jornada na Áustria foi provavelmente a melhor de Bottas ao serviço da Mercedes esta época. Nunca lutou pela vitória, mas garantiu sempre o pódio e terminou sempre à frente do segundo carro da Red Bull. E é esse tipo de consistência que a equipa quer do seu piloto e que o pode ajudar a manter o seu lugar para 2022.

A ameaça de Bottas tem um nome (e parece ser apenas um único nome): George Russell. O britânico, que faz parte do programa de jovens pilotos da Mercedes, tem-se superado na Williams este ano, tem-se notabilizado pelos seus desempenhos na qualificação e já esteve, por diversas vezes, perto do seu primeiro ponto na Fórmula 1, ao serviço de uma equipa que não tem um carro muito competitivo.

Russell já teve inclusive uma experiência na Mercedes na última temporada (no Grande Prémio de Sakhir, substituindo Lewis Hamilton, que estava infetado com covid-19) e, apesar dos vários azares que teve ao longo de uma prova que terminou num modesto nono lugar, a sua exibição impressionou quem viu a corrida. A questão que se coloca a Russell é a mesma que se coloca a Bottas: num ano em que os carros vão mudar tanto, devido aos novos regulamentos, será que o segundo piloto da Mercedes (seja ele quem for) conseguirá trazer performances e resultados de forma consistente?

Bottas tem uma vantagem, vantagem essa que, na minha opinião, será decisiva para que o finlandês permaneça na Mercedes: o facto de já estar na equipa (com um carro de Fórmula 1) desde 2017 e de todos os que lá trabalham saberem com o que podem contar se lá estiver Bottas (e não Russell) poderá ser determinante. E, se Bottas fizer mais corridas ao nível daquela que fez na Áustria, não deverá ser difícil para ele manter o lugar.

Foto de Capa: Petronas Motorsports

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.