📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1 Testes de Barcelona: Os monolugares voltaram!

- Advertisement -

Game, set, match

E já se passaram os primeiros três dias de Fórmula 1 de 2020. Os adeptos já estavam com a comichão e depois de apresentações, e de ‘não apresentações’ – caso da Renault que levou as pessoas até Paris para dizer que não havia carro nenhum pronto – os monolugares mais rápidos do mundo voltaram a ouvir-se na Catalunha, mais propriamente no circuito de Barcelona.

Comecemos pela dianteira de 2019. Mercedes, Red Bull e Ferrari. A Mercedes, outra vez, dá o nome a este texto. E porquê? Porque, para além de não precisar de inventar a roda, porque já é a campeã do mundo desde a introdução da era turbo híbrida, construiu um monolugar fabuloso.

Em 2019, o que se viu no W10 foram, muitas vezes, problemas de arrefecimento. Acima, disse que a Mercedes não inventaria a roda, ou seja, que problemas de arrefecimento requerem entradas de ar maiores para produzir tal efeito. A Mercedes diminuiu-as. A equipa diz que reorganizou os sistemas internos e calibrou os fluidos, pretendendo fazer o carro trabalhar melhor. Mas, só o tempo dirá, e isto continuam a ser testes. Correndo o risco de me repetir muito, aqui Sócrates tem razão: “Só sei que nada sei…”

Mas, o melhor ainda estava para vir. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, este chama-se DAS (Dual Axis System), ou em bom português, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

Pelo que percebi das imagens, o mecanismo muda a orientação das rodas dianteiras, que costumam apontar ligeiramente para o exterior. Na reta da meta, Hamilton puxou o volante na sua direção, e a rodas da frente posicionaram-se em paralelo ao carro, o que diminuiu a resistência ao ar. Menos resistência ao ar equivale a mais velocidade em reta. Mas, para além disso, também permite poupar os pneus.

Fonte: Mercedes AMG-F1

Muitos questionaram a legalidade do DAS. Allison afirmou que a FIA sabia dele e que está tudo correto. Agora, para tentar fazer-vos entender, vou fazer uma comparação um pouco duvidosa. A suspensão eletrónica é proibida na Fórmula 1. Este sistema é operado pelo piloto, ou seja, não há problema, pelo menos em 2020, porque em 2021, com as novas regulamentações, tal coisa não existirá.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto treinou neste domingo com 5 novidades e 4 elementos no boletim clínico

O FC Porto realizou mais um treino neste domingo, no Olival. Francesco Farioli chamou cinco jogadores das camadas jovens ao treino da equipa principal.

Boston Celtics alcançam segunda vitória consecutiva e batem os Los Angeles Clippers com Neemias Queta em destaque

Os Boston Celtics derrotaram os Los Angeles Clippers por 121-118, em mais um encontro de NBA. Neemias Queta teve o tempo máximo de utilização na competição.

Benfica aceita receber Rafa Silva mediante uma condição financeira

O Benfica está interessado na contratação na Rafa Silva. No entanto, as águias não pretendem gastar dinheiro na transferência do avançado português do Besiktas.

Thomas Tuchel deixa recado para Jude Bellingham: «Podes ficar zangado com o treinador…»

Thomas Tuchel, selecionador inglês, explicou a decisão de não lançar Jude Bellingham frente à Sérvia e sublinhou a importância da união da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Allen Flanigan está de saída do FC Porto menos de um mês depois de ser apresentado

Allen Flanigan, extremo norte-americano de 24 anos, está de saída do FC Porto. O jogador tinha chegado em outubro.

Mauro Jerónimo assume comando do bicampeão do Vietname até 2027

Mauro Jerónimo, treinador açoriano, vai treinar o Thep Xanh Nam Dinh, clube que tem presença garantida na Champions League Asiática 2.

Carlos Vaz Pinto regressa ao Sreenidi Deccan e volta ao futebol indiano

Carlos Vaz Pinto, treinador português, regressou ao Sreenidi Deccan onde já tinha sido figura central entre 2022 e 2024.