📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1 Testes de Barcelona: Os monolugares voltaram!

- Advertisement -

Game, set, match

E já se passaram os primeiros três dias de Fórmula 1 de 2020. Os adeptos já estavam com a comichão e depois de apresentações, e de ‘não apresentações’ – caso da Renault que levou as pessoas até Paris para dizer que não havia carro nenhum pronto – os monolugares mais rápidos do mundo voltaram a ouvir-se na Catalunha, mais propriamente no circuito de Barcelona.

Comecemos pela dianteira de 2019. Mercedes, Red Bull e Ferrari. A Mercedes, outra vez, dá o nome a este texto. E porquê? Porque, para além de não precisar de inventar a roda, porque já é a campeã do mundo desde a introdução da era turbo híbrida, construiu um monolugar fabuloso.

Em 2019, o que se viu no W10 foram, muitas vezes, problemas de arrefecimento. Acima, disse que a Mercedes não inventaria a roda, ou seja, que problemas de arrefecimento requerem entradas de ar maiores para produzir tal efeito. A Mercedes diminuiu-as. A equipa diz que reorganizou os sistemas internos e calibrou os fluidos, pretendendo fazer o carro trabalhar melhor. Mas, só o tempo dirá, e isto continuam a ser testes. Correndo o risco de me repetir muito, aqui Sócrates tem razão: “Só sei que nada sei…”

Mas, o melhor ainda estava para vir. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, este chama-se DAS (Dual Axis System), ou em bom português, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

Pelo que percebi das imagens, o mecanismo muda a orientação das rodas dianteiras, que costumam apontar ligeiramente para o exterior. Na reta da meta, Hamilton puxou o volante na sua direção, e a rodas da frente posicionaram-se em paralelo ao carro, o que diminuiu a resistência ao ar. Menos resistência ao ar equivale a mais velocidade em reta. Mas, para além disso, também permite poupar os pneus.

Fonte: Mercedes AMG-F1

Muitos questionaram a legalidade do DAS. Allison afirmou que a FIA sabia dele e que está tudo correto. Agora, para tentar fazer-vos entender, vou fazer uma comparação um pouco duvidosa. A suspensão eletrónica é proibida na Fórmula 1. Este sistema é operado pelo piloto, ou seja, não há problema, pelo menos em 2020, porque em 2021, com as novas regulamentações, tal coisa não existirá.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal abre o marcador no Estádio da Luz: Atrapalhação resulta em auto golo de Diana Gomes

Após atrapalhação na grande área, Diana Gomes marca na própria baliza e coloca Arsenal e vencer na luz. Benfica defronta as campeãs europeias Arsenal.

Ruben Amorim: «Informei Frederico Varandas e Hugo Viana que seria o meu último ano no Sporting»

Ruben Amorim revelou ter tido uma conversa com Frederico Varandas e Hugo Viana no início da temporada 2024/25, na qual ficou decidido que esta seria a sua última época no Sporting.

Frederico Varandas diz que João Pereira «sofreu muito»: «Saiu muito por culpa nossa»

Frederico Varandas, presidente do Sporting, falou sobre a contratação de João Pereira. Líder dos leões aborda «luto» de Ruben Amorim.

Frederico Varandas revela conversa com Ruben Amorim sobre Manchester United: «Senti que estava desfeito por tomar essa decisão»

Frederico Varandas falou sobre a saída de Ruben Amorim para o Manchester United. Presidente do Sporting revelou conversa.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas e a ambição do Sporting: «Conquistámos muitos títulos mas não chega. Queremos mais»

Frederico Varandas, presidente do Sporting, falou sobre a conquista da dobradinha. Líder dos leões abordou muitos mais temas.

Vozinha e a qualificação de Cabo Verde para o Mundial 2026: «Não vamos só para participar»

Vozinha destaca importância da qualificação de Cabo Vede para o Mundial 2026. Eis o que disse o guarda-redes do GD Chaves.

Xavi Hernández explica atribuição da Bola de Ouro a Ousmane Dembélé: «Foram os títulos que fizeram a diferença»

Xavi Hernández falou sobre a Bola de Ouro 2025 e sobre a atribuição a Ousmane Dembélé em detrimento de Lamine Yamal.