📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1 Testes de Barcelona: Os monolugares voltaram!

- Advertisement -

Game, set, match

E já se passaram os primeiros três dias de Fórmula 1 de 2020. Os adeptos já estavam com a comichão e depois de apresentações, e de ‘não apresentações’ – caso da Renault que levou as pessoas até Paris para dizer que não havia carro nenhum pronto – os monolugares mais rápidos do mundo voltaram a ouvir-se na Catalunha, mais propriamente no circuito de Barcelona.

Comecemos pela dianteira de 2019. Mercedes, Red Bull e Ferrari. A Mercedes, outra vez, dá o nome a este texto. E porquê? Porque, para além de não precisar de inventar a roda, porque já é a campeã do mundo desde a introdução da era turbo híbrida, construiu um monolugar fabuloso.

Em 2019, o que se viu no W10 foram, muitas vezes, problemas de arrefecimento. Acima, disse que a Mercedes não inventaria a roda, ou seja, que problemas de arrefecimento requerem entradas de ar maiores para produzir tal efeito. A Mercedes diminuiu-as. A equipa diz que reorganizou os sistemas internos e calibrou os fluidos, pretendendo fazer o carro trabalhar melhor. Mas, só o tempo dirá, e isto continuam a ser testes. Correndo o risco de me repetir muito, aqui Sócrates tem razão: “Só sei que nada sei…”

Mas, o melhor ainda estava para vir. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, este chama-se DAS (Dual Axis System), ou em bom português, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

Pelo que percebi das imagens, o mecanismo muda a orientação das rodas dianteiras, que costumam apontar ligeiramente para o exterior. Na reta da meta, Hamilton puxou o volante na sua direção, e a rodas da frente posicionaram-se em paralelo ao carro, o que diminuiu a resistência ao ar. Menos resistência ao ar equivale a mais velocidade em reta. Mas, para além disso, também permite poupar os pneus.

Fonte: Mercedes AMG-F1

Muitos questionaram a legalidade do DAS. Allison afirmou que a FIA sabia dele e que está tudo correto. Agora, para tentar fazer-vos entender, vou fazer uma comparação um pouco duvidosa. A suspensão eletrónica é proibida na Fórmula 1. Este sistema é operado pelo piloto, ou seja, não há problema, pelo menos em 2020, porque em 2021, com as novas regulamentações, tal coisa não existirá.

Subscreve!

Artigos Populares

Antonio Conte e o reencontro com José Mourinho: «Será um prazer voltar a vê-lo e dar-lhe um abraço»

Antonio Conte fez a antevisão do Benfica x Nápoles. Jogo da sexta jornada da fase de liga da Champions League no Estádio da Luz.

David Neres aponta culpas a Roger Schmidt pela saída do Benfica: «O treinador já não contava tanto comigo e facilitou a transferência»

David Neres fez a antevisão do Benfica x Nápoles. Jogo da sexta jornada da fase de liga da Champions League no Estádio da Luz.

Ricardo Mangas aplaude exibição do Sporting: «Demonstrámos aquilo que somos, bicampeões nacionais»

Ricardo Mangas analisou a derrota do Sporting frente ao Bayern Munique. Lateral português estreou-se na Champions League.

Antonio Conte e um Nápoles em crescimento antes do Benfica: «Conseguir estes resultados significa que crescemos muito e de forma notável»

Antonio Conte fez a antevisão do Benfica x Nápoles. Jogo da sexta jornada da fase de liga da Champions League no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos atento ao universo Benfica: médio no pavilhão para ver o futsal

Richard Ríos continua atento aos jogos do Benfica. Médio presente no pavilhão para assistir ao Benfica x Braga da Primeira Liga de Futsal.

Rui Borges promoveu 1 estreia na Champions League na derrota do Sporting em casa do Bayern Munique

Ricardo Mangas estreou-se na Champions League na carreira. Estreia do lateral na derrota do Sporting contra o Bayern Munique.

Vincent Kompany e saída de Raphael Guerreiro para o Benfica: «Não presto atenção aos rumores. É uma parte importante da nossa equipa»

Vincent Kompany analisou o duelo entre o Sporting e o Bayern Munique. Jogo marcou a sexta jornada da fase de liga da Champions League.