📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1 Testes de Barcelona: Os monolugares voltaram!

- Advertisement -

Game, set, match

E já se passaram os primeiros três dias de Fórmula 1 de 2020. Os adeptos já estavam com a comichão e depois de apresentações, e de ‘não apresentações’ – caso da Renault que levou as pessoas até Paris para dizer que não havia carro nenhum pronto – os monolugares mais rápidos do mundo voltaram a ouvir-se na Catalunha, mais propriamente no circuito de Barcelona.

Comecemos pela dianteira de 2019. Mercedes, Red Bull e Ferrari. A Mercedes, outra vez, dá o nome a este texto. E porquê? Porque, para além de não precisar de inventar a roda, porque já é a campeã do mundo desde a introdução da era turbo híbrida, construiu um monolugar fabuloso.

Em 2019, o que se viu no W10 foram, muitas vezes, problemas de arrefecimento. Acima, disse que a Mercedes não inventaria a roda, ou seja, que problemas de arrefecimento requerem entradas de ar maiores para produzir tal efeito. A Mercedes diminuiu-as. A equipa diz que reorganizou os sistemas internos e calibrou os fluidos, pretendendo fazer o carro trabalhar melhor. Mas, só o tempo dirá, e isto continuam a ser testes. Correndo o risco de me repetir muito, aqui Sócrates tem razão: “Só sei que nada sei…”

Mas, o melhor ainda estava para vir. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, este chama-se DAS (Dual Axis System), ou em bom português, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

Pelo que percebi das imagens, o mecanismo muda a orientação das rodas dianteiras, que costumam apontar ligeiramente para o exterior. Na reta da meta, Hamilton puxou o volante na sua direção, e a rodas da frente posicionaram-se em paralelo ao carro, o que diminuiu a resistência ao ar. Menos resistência ao ar equivale a mais velocidade em reta. Mas, para além disso, também permite poupar os pneus.

Fonte: Mercedes AMG-F1

Muitos questionaram a legalidade do DAS. Allison afirmou que a FIA sabia dele e que está tudo correto. Agora, para tentar fazer-vos entender, vou fazer uma comparação um pouco duvidosa. A suspensão eletrónica é proibida na Fórmula 1. Este sistema é operado pelo piloto, ou seja, não há problema, pelo menos em 2020, porque em 2021, com as novas regulamentações, tal coisa não existirá.

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco suspenso por 20 dias após insultar árbitros do Benfica x Casa Pia

O Conselho de Disciplina da FPF divulgou castigos da última jornada. Mário Branco, diretor geral do Benfica, suspenso por 20 dias.

Fuchse Berlin vence Sporting por 1 golo no João Rocha na Champions League de Andebol

O Sporting deu luta, mas acabou derrotado pelo Fuchse Berlin. Jogo marcou a sétima jornada da Champions League de Andebol.

Portugal a um desaire de igualar a maior série de jogos consecutivos sem vencer com Roberto Martínez

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. Seleção nacional numa sequência de dois jogos consecutivos sem vencer.

Ao jogo 260 em todos os escalões: Cristiano Ronaldo expulso pela 1ª vez com a camisola de Portugal

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. Cristiano Ronaldo foi expulso no jogo pela primeira vez com a camisola nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea e Bayern Munique de olho em jogador do AC Milan

Mike Maignan, guarda-redes do AC Milan, pode mudar de clube já este verão, com contrato perto do fim. Chelsea e Bayern Munique estão interessados na contratação.

Eis as contas de Portugal para confirmar o apuramento para o Mundial 2026

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda e adiou decisões do Mundial 2026. Seleção nacional continua a depender só de si.

Portugal tem baixa de peso confirmada para o jogo decisivo contra a Arménia rumo ao Mundial 2026

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. No jogo decisivo, diante da Arménia, Cristiano Ronaldo ficará fora das opções.