📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1 Testes de Barcelona: Os monolugares voltaram!

- Advertisement -

Game, set, match

E já se passaram os primeiros três dias de Fórmula 1 de 2020. Os adeptos já estavam com a comichão e depois de apresentações, e de ‘não apresentações’ – caso da Renault que levou as pessoas até Paris para dizer que não havia carro nenhum pronto – os monolugares mais rápidos do mundo voltaram a ouvir-se na Catalunha, mais propriamente no circuito de Barcelona.

Comecemos pela dianteira de 2019. Mercedes, Red Bull e Ferrari. A Mercedes, outra vez, dá o nome a este texto. E porquê? Porque, para além de não precisar de inventar a roda, porque já é a campeã do mundo desde a introdução da era turbo híbrida, construiu um monolugar fabuloso.

Em 2019, o que se viu no W10 foram, muitas vezes, problemas de arrefecimento. Acima, disse que a Mercedes não inventaria a roda, ou seja, que problemas de arrefecimento requerem entradas de ar maiores para produzir tal efeito. A Mercedes diminuiu-as. A equipa diz que reorganizou os sistemas internos e calibrou os fluidos, pretendendo fazer o carro trabalhar melhor. Mas, só o tempo dirá, e isto continuam a ser testes. Correndo o risco de me repetir muito, aqui Sócrates tem razão: “Só sei que nada sei…”

Mas, o melhor ainda estava para vir. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, este chama-se DAS (Dual Axis System), ou em bom português, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

Pelo que percebi das imagens, o mecanismo muda a orientação das rodas dianteiras, que costumam apontar ligeiramente para o exterior. Na reta da meta, Hamilton puxou o volante na sua direção, e a rodas da frente posicionaram-se em paralelo ao carro, o que diminuiu a resistência ao ar. Menos resistência ao ar equivale a mais velocidade em reta. Mas, para além disso, também permite poupar os pneus.

Fonte: Mercedes AMG-F1

Muitos questionaram a legalidade do DAS. Allison afirmou que a FIA sabia dele e que está tudo correto. Agora, para tentar fazer-vos entender, vou fazer uma comparação um pouco duvidosa. A suspensão eletrónica é proibida na Fórmula 1. Este sistema é operado pelo piloto, ou seja, não há problema, pelo menos em 2020, porque em 2021, com as novas regulamentações, tal coisa não existirá.

Subscreve!

Artigos Populares

Já são conhecidos os árbitros do FC Porto x Nice e Rangers x Braga

O FC Porto x Nice será apitado pelo árbitro esloveno Matej Jug. Já o Rangers x Braga será arbitrado pelo neerlandês Allard Lindhout.

Fábio Silva insatisfeito no Borussia Dortmund e pondera saída no mercado de inverno

Fábio Silva estará insatisfeito com o tempo de jogo no Borussia Dortmund e pondera deixar o clube no mercado de inverno.

Ruben Amorim perde no comando do Manchester United e críticas ressurgem: «Parece-me o primeiro treinador que vejo que se mantém fiel a um sistema»

Jamie Carragher voltou a criticar Ruben Amorim, depois da derrota caseira do Manchester United frente ao Everton.

Pedro Gonçalves pode regressar aos relvados já neste fim de semana com o dérbi frente ao Benfica no horizonte

Pedro Gonçalves pode estar em vias de voltar aos relvados. O avançado internacional português pode somar minutos no encontro dos leões frente ao Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Os pormenores que faltam ajustar para a renovação de Francisco Trincão com o Sporting

O Sporting continua interessado em renovar o contrato com Francisco Trincão. Os valores do salário continuam a ser o fator de discórdia entre as duas partes.

Idrissa Gueye pede desculpa após agredir colega de equipa e admite: «As emoções podem sobrepor-se, mas nada justifica aquela atitude»

Idrissa Gueye pediu desculpa após ser expulso no Manchester United x Everton, depois de agredir o colega de equipa Michael Keane.

O jogo do tudo ou nada | Ajax x Benfica

O Ajax x Benfica é como se fosse uma final para as duas equipas, é um jogo decisivo, que os adeptos das duas equipas não vão querer perder.