Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Ganhou o do costume – e bem!

Mariana Fernandes · 2 min

Ganhou o do costume – e bem!

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

cab desportos motorizados

Tal como ele próprio disse ainda antes da corrida, Xangai é de facto um excelente palco para Lewis Hamilton. O inglês conseguiu a quinta pole no circuito chinês e juntou-se assim a nomes como Michael Schumacher ou Ayrton Senna. Mas Hamilton desvalorizou, foi humilde, relembrou que também havia conseguido a pole-position na Malásia, e Vettel acabou por conquistar a vitória. Esperou que a corrida falasse por si. E assim foi.

O piloto britânico controlou a prova do princípio ao fim e não deu espaço ao outro Mercedes, de Nico Rosberg. Sebastian Vettel ficou na terceira posição, e o pódio da qualificação não foi alterado. O outro Ferrari, Kimi Raikkonen, ultrapassou os dois Williams e confirmou o quarto lugar; foi, mais uma vez, “o melhor dos outros todos”. Isto porque o Mundial de F1 2015 está claramente partido, separado entre Hamilton, Rosberg e Vettel, e os “outros”. Dificilmente haverá outros vencedores; arrisco-me até a dizer outros nomes nos pódios, que não estes três.

Voltando à corrida desta manhã, as últimas duas voltas foram cumpridas atrás do safety-car, depois de Max Verstappen (Toro Rosso) ter ficado parado na recta da meta. Mais um motor Renault a ter problemas; a época está difícil para a marca francesa. Com o safety-car em pista, Hamilton tinha já a vitória garantida a duas voltas do final. Pastor Maldonado (Lotus) obteve um feito (negativo…) quase histórico: três GPs, três abandonos. O venezuelano sofreu um toque de Button (McLaren) e não teve condições para continuar em prova.

Já depois do fim da prova, os dois pilotos da Mercedes voltaram a protagonizar um momento pouco bonito. Mais uma vez sem papas na língua, Rosberg acusou o colega de correr com pouca velocidade, pondo em risco o segundo lugar do alemão, que teve Vettel a poucos metros. Lewis Hamilton defendeu-se e disse que não entendia as críticas, que Rosberg até podia tê-lo ultrapassado e não o fez. Hamilton é elegante. Pode até ser egoísta e mau colega, mas nada transparece cá para fora.

Ganhou o do costume. Venha o Bahrain, a 19 de Abril.

Foto de capa: Página de Facebook da Mercedes AMG Petronas

Mariana Fernandes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.