GP Áustria: A história de um arranque perfeito

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesSebastian Vettel avisou e a Mercedes cumpriu: os “flechas de prata” eram favoritos na Áustria. Valtteri Bottas ganhou a pole-position e concretizou essa vantagem com uma vitória na corrida.

O finlandês da Mercedes beneficiou de uma bandeira amarela nas últimas voltas da sessão de qualificação, que impediu os adversários directos de melhorarem os seus tempos. Logo a seguir, Vettel ficou a menos de um segundo e Hamilton foi o terceiro mais rápido. Contudo, o inglês foi penalizado em cinco lugares por ter trocado de caixa de velocidades – saiu de oitavo -, Raikkonen subiu à terceira posição da grelha.

Valtteri Bottas arrancou incrivelmente bem e deixou suspeitas de que teria queimado o arranque. A FIA investigou e a conclusão foi fantástica: o piloto da Mercedes demorou 0.201s a reagir aos semáforos. Números entusiasmantes para qualquer fã da F1 e para o próprio Bottas, que foi peremptório – “foi o arranque da minha vida”.

A primeira curva do circuito austríaco é famosa por causar acidentes e o GP de 2017 não foi excepção. Um Kvyat muito pouco cauteloso colidiu com Alonso, que acabou por levar Verstappen consigo. O resultado foi o abandono do McLaren e do Red Bull, enquanto que o Toro Rosso foi penalizado com um drive through. Prova demasiado azarada para Fernando Alonso, que depois de pontuar pela primeira vez no Azerbaijão tinha dito ao longo da semana que os pontos eram, a partir de agora, um objectivo normal. Já Max Verstappen abandona pela quinta vez em sete corridas e desilude todos os seus entusiastas, que acreditavam numa época de consagração do promissor holandês.

Kimi Raikkonen voltou a fazer uma corrida insossa, repleta de erros, e não conseguiu salvaguardar o lugar no pódio nem tão pouco defender-se de Lewis Hamilton. Ricciardo aproveitou a inércia do piloto da Ferrari e subiu a terceiro para não mais sair; Hamilton aproveitou a paragem do finlandês e conquistou a quarta posição. Raikkonen não foi capaz de fugir deste impasse e apesar de ter estado próximo do Mercedes em algumas ocasiões, acabou por se resignar ao quinto lugar.

Vettel ficou em segundo e consolidou a liderança na classificação geral Fonte: Ferrari
Vettel ficou em segundo e consolidou a liderança na classificação geral
Fonte: Ferrari

Já Hamilton almejava um lugar no pódio – mal menor depois de ter saído de oitavo. O piloto da Mercedes chegou a estar lado a lado com Ricciardo, na penúltima volta, mas o australiano resistiu e ficou mesmo nos três primeiros. Mais uma grande corrida para Ricciardo e uma óptima posição para a Red Bull; depois da vitória em Baku, um terceiro lugar em Spielberg. O jovem piloto tem compensado os desaires de Verstappen e mostra-se um nome a ter em conta em todos os GPs.

E se na luta pelo último lugar do pódio a Mercedes não conseguiu levar a melhor, na luta pela vitória na corrida a história foi diferente. Valtteri Bottas liderou desde o primeiro segundo e só se preocupou verdadeiramente com Vettel nas últimas voltas. O actual líder da geral subiu o ritmo, colocou-se ao ataque, abriu o DRS e animou a recta final da etapa austríaca. Chegou a estar a 1,7s de Bottas mas o finlandês não deu hipótese: não só não admitiu nenhuma verdadeira tentativa de ultrapassagem, como se manteve constante e sem erros, conquistando meritoriamente o primeiro lugar.

Nota positiva para a Williams, que depois de uma péssima qualificação conseguiu ter os dois carros nos pontos. Depois do pódio de Stroll no Azerbaijão, a equipa volta a ter motivos para ficar contente com a sua prestação. Apesar do terceiro lugar de Ricciardo, a Red Bull voltou a ver Verstappen a desistir e a ficar fora dos pontos. O piloto holandês prometeu mais e esta época está a ser desastrosa. Sergio Perez e Sebastian Ocon voltaram a acabar a corrida seguidinhos, neste que foi um fim-de-semana mais calmo para a dupla da Force India. Nota ainda para a excelente prestação de Grosjean, que levou para casa o sexto lugar e a melhor posição do ano para a Haas.

Hamilton foi quarto, Vettel foi segundo: o alemão volta a distanciar-se e tem agora um fosso de 20 pontos que o separa do inglês. Desta vez a espera é mais curta – a F1 regressa já no próximo fim-de-semana, de 14 a 16 de Julho, com o Grande Prémio do Reino Unido.

Foto de Capa: Valtteri Bottas

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

Jérémy Jacquet sofre lesão no Rennes antes de reforçar o Liverpool

Jérémy Jacquet, defesa-central francês que o Liverpool contratou para a temporada 2026/27 por mais de 60 milhões de euros, sofreu uma grave lesão no ombro durante o duelo do Rennes com o Lens.

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.

Mariana Cabral ruma aos Chicago Stars 

Mariana Cabral assina pelos Chicago Stars até dezembro de 2027. Ex-treinadora do Sporting regressa ao futebol norte-americano.

Rui Borges e o desgaste do jogo da Taça de Portugal: «Não pode servir de desculpa»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Clássico diante do FC Porto, que será disputado no próximo domingo.