GP do Canadá: As saudades que a Mercedes tinha de um passeio de domingo

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO Grande Prémio do Canadá é um excelente exemplo de speed over machine. Esforça os pneus, segue o esquema recta-curva-recta-curva e obriga a uma concentração total dos pilotos. A Mercedes levou a melhor.

Lewis Hamilton aproveitou a qualificação para fazer história e igualou o número de pole-positions de Ayton Senna: 65. Para além disso, fez o melhor tempo de sempre no circuito Gilles Villeneuve – 1m11.459s. Vettel puxou dos galões e também bateu o mesmo recorde, mas não conseguiu chegar ao tempo de Hamilton. Atrás dos dois grandes candidatos ao título, ficaram Bottas e Raikkonen, com os dois Red Bull logo a seguir.

A dúvida no arranque era apenas uma: se o melhor arranque ia pertencer a Hamilton ou a Vettel. A resposta foi, também, apenas uma: a Verstappen. O jovem piloto “tirou da manga” um autêntico arranque canhão e saltou de quinto para segundo, deixando Vettel, Bottas e Raikkonen para trás. Um momento emocionante logo no arranque do GP, proporcionado pela Red Bull e por Verstappen: o holandês pôs o pé no acelerador e ultrapassou três carros por fora, sabendo que a segunda curva era para a direita e ficaria por dentro. Uma jogada de mestre de Max Verstappen.

Mas a animação da primeira volta não ficou por aqui. Carlos Sainz foi tocado na traseira por Grosjean e perdeu o controlo do Toro Rosso, iniciando um conjunto de piões que só terminou quando abalroou o Williams de Massa. Foi o fim da corrida para os dois pilotos. Um balde de água fria para Felipe Massa, que tinha conseguido um sensacional oitavo lugar na grelha.

A manobra arriscada de Verstappen fez estragos e danificou a asa dianteira de Vettel, obrigando o alemão a ir à box. Resultado: último lugar e 28 segundos de distância para Lewis Hamilton. Quase ao mesmo tempo, Raikkonen comete um erro e vai contra o muro, deixando Sergio Perez tomar a sua posição. Um início terrível para a Ferrari, que tinha grandes ambições para uma corrida que costuma causar muitos problemas à Mercedes.

Max Verstappen viu todas as aspirações que tinha para este GP irem por água abaixo na volta 11, quando o Red Bull parou inesperadamente. Boas notícias para a Mercedes, que via Bottas apoderar-se do segundo lugar e dar um passo de gigante para a dobradinha.

Max Verstappen
O inesperado abandono de Max Verstappen alterou o rumo do Grande Prémio
Fonte: Facebook Oficial de Max Verstappen

A Pirelli tinha recomendado pneus macios, super macios e ultra macios. Contudo, todas as equipas optaram por super ou ultra macios para arrancar – a hipótese de algum construtor montar macios era remota. E foi por isso que a decisão da Red Bull, na volta 19, de colocar pneus macios no monolugar de Ricciardo foi surpreendente. Mas causou tendência: Bottas seguiu o exemplo pouco depois.

Quando Bottas regressa do pit-stop, que está em segundo é…Sebastian Ocon. O piloto da Force India ainda não tinha parado e aproveitou as paragens de Bottas e Ricciardo. Ao mesmo tempo, também o colega de equipa Sergio Perez seguia num óptimo quinto lugar.

A ordem do universo fez das suas e Valtteri Bottas recuperou rapidamente a vice-liderança, assim como Ricciardo voltou a ficar no último lugar do pódio. O piloto da Mercedes descolou e deixou o Red Bull à mercê dos dois Force India.

Vettel, depois de mais uma paragem, vinha entretido com a sua escalada pelo pelotão até chegar bem pertinho de Raikkonen, que acabou por ultrapassar.

Ficou atrás do trio que lutava incessantemente por um degrau no pódio. E ainda acreditava.

Mas não basta acreditar. O alemão ainda viu os dois Force India ficarem para trás mas não já não teve tempo para chegar a Ricciardo. O australiano ficou mesmo com a terceira posição.

Nota agridoce para Alonso; o espanhol tudo fez para pontuar mas, quando rodava em lugares pontuáveis, o motor Honda partiu. Novamente atraiçoado pela mecânica, Fernando Alonso saiu do circuito pela bancada, tirando fotos, distribuindo sorrisos e oferecendo as luvas. Um verdadeiro profissional. Nota positiva para a Mercedes: dobradinha e pole-position, vitória, melhor volta e liderança desde a partida para Lewis Hamilton. Foi um passeio para o inglês. Má prestação da Ferrari, que conseguiu minimizar os estragos e beneficiar da perseverança de Sebastian Vettel. Grande menção honrosa para os dois pilotos da Force India que fizeram, muito provavelmente, a sua corrida do ano.

Grande elogio a Lance Stroll – o piloto conseguiu pontuar pela primeira vez, em casa, na sua temporada de estreia.

Azar para Verstappen, sorte para Hamilton, desafio para Vettel. O GP do Canadá teve de tudo. Lewis Hamilton ganhou e reduziu para 12 pontos a distância em relação a Vettel na classificação geral. O Fórmula 1 regressa no fim de semana de 23 a 25 de Junho, com o Grande Prémio do Azerbaijão.

Foto de Capa:  Facebook Mercedes AMG Petronas

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique passa por aperto final e sofre para segurar vantagem contra o Eintracht Frankfurt: eis os resultados do dia na Bundesliga

O Bayern Munique teve a vitória na mão e arriscou vê-la voar. Triunfo com reta final complicada na receção ao Eintracht Frankfurt.

FC Porto tem mais uma baixa confirmada para a receção ao Rio Ave e tem problemas na defesa

O FC Porto vai receber o Rio Ave na 23.ª jornada da Primeira Liga. Thiago Silva vai falhar o jogo por problemas físicos.

Juventus estreia nova camisola e é derrotado pelo Como 1907

A Juventus foi derrotado durante a tarde deste sábado por 2-0, num encontro a contar para a 26.ª jornada da Serie A.

Marítimo derrota Sporting B e segue firme na liderança da Segunda Liga

O Marítimo recebeu e venceu o Sporting B por uma bola a zero, num encontro a contar para a 23.ª jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Gabriel ataca Luisão: «Nunca teve um comportamento exemplar enquanto atleta»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, deixou uma mensagem forte contra Luisão nas suas redes sociais.

Real Madrid com baixa confirmada para a partida contra o Benfica

Joan Martínez vai falhar a partida contra o Benfica. O defesa do Real Madrid encontra-se lesionado e ficará fora das opções de Álvaro Arbeloa.

Mercado: Casemiro associado a um regresso ao FC Porto

Casemiro vai deixar o Manchester United no final da presente temporada. O jogador foi associado a um regresso ao FC Porto.