GP Hungria: Ferrari faz a dobradinha e Vettel dá lição de mestre

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesÀ partida para este Grande Prémio da Hungria, Vettel liderava o campeonato com apenas 1 ponto de vantagem sobre Hamilton. Estava reunido todo o leque para um grau de interesse elevado antes da pausa para férias. Interessava saber se a Mercedes era de facto a melhor equipa e se detinha o melhor carro, ou contrariamente, se a Ferrari ainda estava taco a taco na luta pelo título, e o real desempenho da Red Bull.

Qualificação dominada por Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen da Ferrari, que não deram as mínimas hipóteses à Mercedes nem à Red Bull. A Scuderia Ferrari alcançava a primeira linha da grelha na Hungria 14 anos depois. O alemão da Ferrari conquistou a 48ª Pole Position da carreira e a Ferrari alcançava a primeira linha da frente, com Bottas na 3ª posição à frente de Hamilton, e com Verstappen no 5º lugar à frente de Ricciardo.

A partida da corrida no circuito de Hungaroring decorreu sem espinhas para os homens de Maranello. Vettel e Raikkonen partiram bem. Bottas mantinha a 3ª posição, enquanto que logo na segunda curva os dois pilotos da Red Bull chocaram entre eles, mas Ricciardo viria de seguida a abandonar a prova com um furo no pneu dianteiro esquerdo, o que provocava a primeira e última entrada do safety-car. Max era considerado culpado e sofria a penalização de 10 segundos.

A corrida pode-se dividir em duas partes: a primeira parte refere-se até à única paragem nas boxes, e a segunda remete-nos para o pós-boxes.

A primeira parte da corrida foi dominada de forma clara pela Ferrari. Com pneus super soft, tanto Vettel como Raikkonen estavam à vontade, a performance deste tipo de pneus no Ferrari revelava-se muito mais rápido do que qualquer outra equipa. O alemão chegou a ter uma vantagem de 15 segundos sobre Hamilton, que se mantinha no 4º posto. Entre os dois homens da Ferrari a distância nunca foi mais dilatada do que 3 segundos. A Ferrari dominava a corrida ainda que os pneus super soft não aguentassem mais do que 30 voltas com um alto desempenho.

Vettel conquista a sua 46ª vitória da carreira e a 4ª do ano Fonte: F1
Vettel conquista a sua 46ª vitória da carreira e a 4ª do ano
Fonte: F1

A segunda parte da corrida foi bastante mais agitada, após a paragem nas boxes dos Ferrari e Mercedes, para a mudança de pneus super soft para os soft, rapidamente se percebeu que a equipa germânica se adaptava melhor a este tipo de pneu. Simultaneamente que este facto era consumado e visível, Vettel comunica via rádio que tem problemas no equilíbrio do monolugar, isto é, a direcção tornava-se mais pesada e difícil de pilotar. Raikkonen tinha um ritmo e um andamento superior ao alemão e pedia aos engenheiros para que não o entalassem entre o companheiro de equipa e os Mercedes. Verstappen só efectuou a paragem na box decorria a volta 43, estratégia claramente a pensar na ponta final da prova. A luta pela vitória, inesperadamente, estava ao rubro, Vettel liderava e Hamilton em 4º lugar estava cada vez mais perto dos homens da frente.

Valtteri Bottas era terceiro mas teimava em chegar à traseira de Raikkonen. Até que o momento da corrida estava para chegar, a equipa pedia a Bottas para deixar passar Hamilton, para que o inglês tentasse ultrapassar o finlandês da equipa transalpina, com a promessa de que se este não conseguisse ultrapassar, que devolvia a posição.

Duarte Machado
Duarte Machadohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Sociologia e é natural de Portimão, sendo um acompanhante activo principalmente do Desporto motorizado, acompanha, desde cedo, a Fórmula 1. Não perde nenhum Grande Prémio e se o cavalinho rampante agarrar primeiro a bandeira de xadrez ainda melhor!                                                                                                                                                 O Duarte não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.