📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP da Rússia: Hamilton é cada vez mais campeão

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Por muito que insistam no contrário, a Fórmula 1 é cada vez mais um desporto emocionante e imprevisível. Mesmo que tal não aconteça na liderança das corridas, onde a balança tomba invariavelmente para o lado de Lewis Hamilton, as lutas pelos pódios, pelos lugares cimeiros e até pelos pontos estão cerradas e cheias de interesse. Sochi não foi excepção. O GP da Rússia foi um dos melhores deste Mundial e manteve-se quente do princípio ao fim.

O fim-de-semana do Grande Prémio da Rússia ficou marcado pelo violentíssimo acidente de Carlos Sainz (Toro Rosso) no último treino livre. O piloto espanhol foi hospitalizado mas, corajosamente, convenceu os médicos a deixarem-no correr na prova deste domingo. A sorte (e os travões do Toro Rosso…) voltou a falhar-lhe na volta 47, quando se despistou duas vezes quase consecutivas e foi obrigado a abandonar.

Quanto à qualificação, Nico Rosberg aproveitou um erro de Hamilton e garantiu a pole-position. O inglês confirmou a segunda posição, tendo sido mais rápido que Valtteri Bottas e Sebastian Vettel, que saíram ambos da segunda linha. Kimi Raikkonen colocou o outro Ferrari na terceira linha do grid, ao lado de Hulkenberg.

Hulkenberg, esse, provocou o primeiro pico de interesse no GP. O alemão da Force India fez um pião logo na curva 2 e foi o responsável pelo embate com Marcus Ericsson. Abandono imediato para ambos. Rosberg conseguiu manter a liderança depois do safety-car e Bottas segurou o terceiro lugar, apesar do arranque canhão de Raikkonen. Mas, na volta 8, o Grande Prémio ficou resolvido, bem como o Campeonato do Mundo. Nico Rosberg avisa via rádio que tem o pedal do acelerador partido e acaba por abandonar, deixando a corrida e o título mundial nas mãos de Lewis Hamilton. O inglês limitou-se a gerir a vantagem até ao final.

A festa dos homens da Mercedes
A festa dos homens da Mercedes

E como ultimamente um safety-car por GP já sabe a pouco, Romain Grosjean fez questão de manter a animação. Na volta 12, o francês despistou-se e só parou na barreira de protecção; apesar de o Lotus ter ficado completamente destruído, Grosjean saiu ileso. A saída do safety-car deu espaço a Vettel para recuperar posições, ultrapassando o colega de equipa com uma excelente manobra e subindo a terceiro. Iniciava aqui a cruzada pelo segundo lugar do pódio, sacrificando Valtteri Bottas.

Mais uma vez, a estratégia de paragem nas boxes da Williams voltou a falhar. Bottas foi mudar de pneus e a equipa não calculou que o piloto regressaria à corrida mesmo no miolo do pelotão – era necessário ter parado, talvez, duas voltas antes. De segundo, o finlandês caiu para 11º; a situação ficaria ainda pior quando Vettel emergiu do pit-lane à frente do Williams e subiu a segundo.

A dez voltas do final, Sergio Perez ia resistindo no terceiro lugar, brilhantemente e com enorme esforço – pairava a dúvida sobre se os pneus iam aguentar até ao final. Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen pressionavam e atacavam, conseguindo a ultrapassagem final na penúltima volta. Mas o azar de Perez foi recompensado numa enorme sorte segundos depois: Raikkonen deixa a ambição levar a melhor e arrisca demasiado, batendo em Bottas e arruinando a corrida para ambos. Ainda assim, e na tentativa de evitar a vitória no Campeonato do Mundo de construtores da Mercedes, Raikkonen conseguiu terminar em quinto. Contudo, foi considerado culpado do acidente com Bottas e penalizado em 30s – a Mercedes é mesmo bicampeã mundial de construtores.

Nota positiva para a McLaren, que conseguiu colocar os dois carros nos pontos. Na semana em que se soube que Fernando Alonso vai ficar, pelo menos, mais um ano, o motor Honda mostrou que é capaz de voos mais altos e que a experiência só vai fazer bem à equipa. De acompanhar, também, o jovem mexicano Sergio Perez: o piloto da Force India mostrou-se corajoso e com uma enorme perseverança – qualidades que lhe garantiram o pódio.

Lewis Hamilton venceu e é campeão garantido, Vettel foi segundo e ultrapassou Rosberg na classificação geral. A Fórmula 1 volta no fim-de-semana de 23 a 25 de Outubro, com o Grande Prémio dos Estados Unidos e a festa de Lewis Hamilton.

Imagens do artigo: Mercedes

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG planeia ofensiva de mercado por Julián Álvarez

O PSG está a estudar a possibilidade de avançar para a contratação do astro argentino do Atlético Madrid, Julián Álvarez.

Carlos Forbs prepara-se para reencontrar o Sporting

Carlos Forbs está preparado para reencontrar o Sporting. O internacional português representa o Club Brugge, mas já passou por Alvalade.

Real Madrid e Barcelona já conhecem preço de jovem promessa: 25 milhões de euros

O Real Madrid e o Barcelona são dois dos clubes que estão interessados em Kees Smit, jogador que representa o AZ Alkmaar.

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United no mercado de inverno

Tyrell Malacia procura ter mais minutos de forma a conseguir a convocação para o Mundial 2026 e prepara-se para sair do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Entre dinâmicas ofensivas e fragilidades defensivas: um olhar tático sobre Portugal e a preparação para o Mundial 2026

Um olhar tático aos jogos de Portugal com Irlanda e Arménia e aos aspetos que Roberto Martínez deve afinar com vista ao Mundial 2026.

Sporting vai contar com ponta de lança da formação no jogo frente ao Marinhense

Rui Borges vai apostar num jovem da formação do Sporting para a frente de ataque na partida contra o Marinhense.

Josh Allen marca 6 touchdowns no triunfo dos Bills e Broncos vencem no terreno dos Chiefs: eis os resultados da semana 11 da NFL

Na 11.ª semana da NFL, Josh Allen conduziu os Bills à vitória frente aos Buccaneers e os Broncos venceram no terreno dos Chiefs.