Grande Prémio da Áustria: mais um passeio de domingo para a Mercedes

- Advertisement -

cab desportos motorizados

O fim-de-semana do Grande Prémio da Áustria começou com uma qualificação atribulada e repleta de erros – muitos erros. Lewis Hamilton acabou por conseguir uma pole-position por demérito dos seus adversários, incluindo o colega de equipa; as voltas de qualificação do inglês não foram brilhantes, tendo chegado a despistar-se na última. Ainda assim, ninguém conseguiu aproveitar. Nico Rosberg saiu de pista na sua última tentativa, tendo saído da segunda posição, e Vettel classificou-se em terceiro. Uma das desilusões foi Kimi Raikkonen: o piloto da Ferrari ficou pela Q1 e saiu da 14.ª posição, beneficiando das múltiplas penalizações que marcaram esta qualificação. Augúrio, talvez, do que viria a acontecer ao finlandês já em prova.

Hamilton arrancou mal e foi rapidamente ultrapassado por Rosberg – o alemão estava do lado sujo da pista. Desta vez, o piloto inglês só se pode queixar da sua má sorte ou dos erros de principiante que acabou por cometer. Além de perder a liderança da corrida na fase embrionária da mesma, foi penalizado em 5s por passar por cima da linha branca à saída das boxes. A Áustria revelou-se um palco de escassa fortuna para Lewis Hamilton.

Enquanto Nico Rosberg geria a frente da corrida, Sebastian Vettel perdia o pódio para Felipe Massa. Uma má gestão dos tempos de paragem fez com que o alemão saísse atrás do Williams de Massa. E foi aqui que a experiência, os anos, e as mãos de piloto já calejadas fizeram a diferença: apesar da pressão do jovem da Ferrari, Massa não deu qualquer margem de manobra para uma eventual ultrapassagem. Vettel chegou a rodar na diferença dos 2s, mas o brasileiro da Williams não mais perderia o último lugar do pódio. Além de um excelente terceiro lugar de Massa, também o colega de equipa Valtteri Bottas alcançou uma excelente quinta posição. A Williams volta a afirmar-se como a única scuderia que faz frente à Mercedes e à Ferrari nos lugares cimeiros da classificação.

Os vencedores da corrida Fonte: Facebook Mercedes AMG Petronas
Os vencedores da corrida
Fonte: Facebook Mercedes AMG Petronas

O GP austríaco fica também marcado por um dos acidentes mais arrepiantes desta época. Logo na primeira volta, Kimi Raikkonen perdeu o controlo da traseira do Ferrari e foi completamente engolido pelo McLaren de Alonso, que tentava a ultrapassagem. Felizmente, os dois pilotos saíram ilesos do embate. Como é perceptível, nestas circunstâncias ambos foram obrigados a abandonar a prova; a McLaren enfrentou mais um duplo abandono, pois também Button viria a desistir depois de um problema na transmissão. A equipa, que outrora brilhou com os sucessos de Senna e Prost, vive agora um dos seus períodos mais negros na história da F1.

E, mais uma vez, os minutos mais emocionantes da recta final deste GP tiveram lugar na luta pelos pontos. Pastor Maldonado (Lotus) conseguiu um suado sétimo lugar, e Ricciardo (Red Bull), que na volta 50 ainda não tinha trocado de pneus, aguentou a 10.ª posição. O jovem Max Verstappen continua a fazer uma época de encher o olho, tendo em conta a tenra idade e a inexperiência: terminou em oitavo, à frente do Force India de Sergio Perez.

Mais um passeio para a Mercedes, mais uma vitória para Rosberg: o alemão está, mais uma vez, a apenas 10 pontos de Lewis Hamiton. É o 40.º pódio da carreira para o enorme Felipe Massa. Segue-se Silverstone, em Inglaterra, um circuito mais rápido que vai pôr à prova o chassi dos veículos.

Foto de capa: Facebook Mercedes AMG Petronas

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Filipe Coelho segue em frente na Champions League: eis os resultados desta quarta-feira

Filipe Coelho guiou o Universitatea Craiova à segunda pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Champions League

Chegou a reação da Argentina: golaço de Enzo Fernández empata meia-final do Mundial 2026

Enzo Fernández empatou o jogo e deu resultado ao volume ofensivo argentino. Inglaterra e Argentina defrontam-se nas meias-finais do Mundial 2026.

Para voltar a ser associado ao Benfica: Eis a nova situação de Mauro Icardi

Mauro Icardi transformou-se num jogador livre nas últimas horas. O ponta de lança não chegou a acordo com Galatasaray.

Sporting vai olhar para a formação: mercado fechado para uma posição

O Sporting não vai ao mercado contratar nenhum ponta de lança, ainda que a situação de Fotis Ioannidis cause alguma apreensão.

PUB

Mais Artigos Populares

Aston Villa já decidiu e vai fazer frente ao Benfica por João Palhinha: eis a proposta que vai ser apresentada

O Aston Villa já decidiu e vai apresentar uma proposta ao Bayern Munique para garantir a contratação de João Palhinha.

Inglaterra x Argentina entra na história pelos piores motivos e bate recorde nos Mundiais

Inglaterra e Argentina defrontam-se nas meias-finais do Mundial 2026. O jogo não teve qualquer remate nos primeiros 30 minutos.

José Mourinho está ‘apaixonado’: jovem do Real Madrid de apenas 16 anos convence o treinador português

Cherif Fofana é um dos nomes que já convenceu José Mourinho no Real Madrid. O médio tem apenas 16 anos de idade.