Robert Kubica está de volta?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Robert Kubica é a eterna promessa. Uma espécie de Fábio Paim, Bojan Krkić ou Giovani dos Santos do automobilismo. Ficou sempre pelo “e se?”. A vida tem-lhe colocado obstáculos atrás de obstáculos que o afastam da glória – tanto no rali como na Fórmula 1. Mas agora, o piloto polaco pode ser o protagonista de um dos mais incríveis regressos aos monolugares.

Em 2011, Kubica era o futuro da F1. Ao leme da Renault, já tinha feito história ao tornar-se o primeiro polaco a chegar à categoria rainha da modalidade. Era, numa comparação lata, o que Max Verstappen é agora: a crónica de um campeão anunciado. Mas em Fevereiro desse mesmo ano, tudo mudou. O polaco, na altura com 26 anos, decide participar no Rondi de Andore, um rali italiano. O Skoda Fabia onde seguia despista-se, bate numa barreira de metal e um dos pedaços soltos perfura o carro, tornando Kubica um refém do próprio veículo. Os bombeiros demoraram uma hora a retirá-lo do Skoda. O piloto vai directo para o hospital e é submetido a uma intervenção cirúrgica que demorou mais de sete horas. O veredicto final é arrasador.

Robert Kubica tem o lado direito do corpo quase desfeito: a perna, a anca e, principalmente, o braço. Os médicos dizem que é complicado estimar um tempo de recuperação. Nenhum deles fala sequer na hipótese do polaco voltar a conduzir um carro de alta competição. Mas Kubica ainda tinha muito por fazer.

Kubica é uma eterna promessa da F1 Fonte: MotorSport
Kubica é uma eterna promessa da F1
Fonte: MotorSport

Dezoito meses depois, vence uma especial em WRC2 no Reino Unido. Em 2013, sagra-se campeão mundial da segunda divisão do mundial de ralis. Nos dois anos seguintes, compete na principal categoria de WRC. Mas nesta altura, até o próprio Kubica considerava “quase impossível” o regresso à Fórmula 1. 18 operações depois, sem rodar o pulso, sem dobrar o braço, imaginar-se sequer num monoveículo era impensável.

Mas, tal como o desporto tantas vezes nos ensinou, nada é impossível. E no final do passado mês de Novembro, Robert Kubica concluiu uma sessão de testes da Williams, em Abu Dhabi. O piloto é o principal favorito para substituir Felipe Massa na scuderia e o seu nome parece estar completamente destacado de Daniil Kvyat, Paul di Resta ou Sergey Sirotkin, os outros candidatos ao lugar.

Depois de completar 100 voltas com o Williams, garante que está “fisicamente apto”. “Sei que tenho limitações, mas não é verdade que conduzo apenas com uma mão, até porque isso seria impossível. Essencialmente, o meu corpo aprendeu a compensar as minhas falhas”, explicou. Porque os campeões – mesmo aqueles sem troféus – nunca se dão por vencidos.

Foto de Capa: F1

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Pinheiro e o Gil Vicente x Académico de Viseu: «Queremos ir ganhar a Barcelos»

O Académico de Viseu vai a Barcelos para enfrentar o Gil Vicente na Primeira Liga. Fica com declarações de Bruno Pinheiro.

Nuno Dias: «Queremos voltar a ganhar tudo aquilo que já conseguimos e tentar vencer o que não conseguimos no ano passado»

O Sporting vai enfrentar este sábado o Benfica na Supertaça de Futsal. Fica com declarações do treinador Nuno Dias.

Ruben Amorim convence no AC Milan: «É exigente e pede o máximo, mas fora do campo é uma pessoa simpática e gentil»

Em entrevista ao TuttoSport, o defesa-central do AC Milan, Strahinja Pavlovic, deixou fortes elogios a Ruben Amorim.

Cassiano Klein e o Benfica x Sporting para a Supertaça de Futsal: «São duas equipas que jogam para ganhar o tempo todo»

O Benfica vai enfrentar este sábado o Sporting na Supertaça de Futsal. Fica com declarações do treinador Cassiano Klein.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana revela que o AC Milan de Ruben Amorim não desiste de Gonçalo Inácio: Eis os detalhes

A Gazzetta dello Sport avança que Gonçalo Inácio é a grande prioridade de Ruben Amorim para a defesa e que o AC Milan vai voltar ao ataque em janeiro.

Guilherme Liberato deixa mensagem a Victor Froholdt:  «Queria pedir desculpa de coração»

Victor Froholdt foi hospitalizado depois de um choque violento com Guilherme Liberato. Médio do Moreirense pediu desculpa nas redes sociais.

Marítimo x Benfica: Eis os onzes prováveis do encontro da 5.ª jornada da Primeira Liga

O Marítimo e o Benfica enfrentam-se este sábado para a quinta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis.