📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Robert Kubica está de volta?

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Robert Kubica é a eterna promessa. Uma espécie de Fábio Paim, Bojan Krkić ou Giovani dos Santos do automobilismo. Ficou sempre pelo “e se?”. A vida tem-lhe colocado obstáculos atrás de obstáculos que o afastam da glória – tanto no rali como na Fórmula 1. Mas agora, o piloto polaco pode ser o protagonista de um dos mais incríveis regressos aos monolugares.

Em 2011, Kubica era o futuro da F1. Ao leme da Renault, já tinha feito história ao tornar-se o primeiro polaco a chegar à categoria rainha da modalidade. Era, numa comparação lata, o que Max Verstappen é agora: a crónica de um campeão anunciado. Mas em Fevereiro desse mesmo ano, tudo mudou. O polaco, na altura com 26 anos, decide participar no Rondi de Andore, um rali italiano. O Skoda Fabia onde seguia despista-se, bate numa barreira de metal e um dos pedaços soltos perfura o carro, tornando Kubica um refém do próprio veículo. Os bombeiros demoraram uma hora a retirá-lo do Skoda. O piloto vai directo para o hospital e é submetido a uma intervenção cirúrgica que demorou mais de sete horas. O veredicto final é arrasador.

Robert Kubica tem o lado direito do corpo quase desfeito: a perna, a anca e, principalmente, o braço. Os médicos dizem que é complicado estimar um tempo de recuperação. Nenhum deles fala sequer na hipótese do polaco voltar a conduzir um carro de alta competição. Mas Kubica ainda tinha muito por fazer.

Kubica é uma eterna promessa da F1 Fonte: MotorSport
Kubica é uma eterna promessa da F1
Fonte: MotorSport

Dezoito meses depois, vence uma especial em WRC2 no Reino Unido. Em 2013, sagra-se campeão mundial da segunda divisão do mundial de ralis. Nos dois anos seguintes, compete na principal categoria de WRC. Mas nesta altura, até o próprio Kubica considerava “quase impossível” o regresso à Fórmula 1. 18 operações depois, sem rodar o pulso, sem dobrar o braço, imaginar-se sequer num monoveículo era impensável.

Mas, tal como o desporto tantas vezes nos ensinou, nada é impossível. E no final do passado mês de Novembro, Robert Kubica concluiu uma sessão de testes da Williams, em Abu Dhabi. O piloto é o principal favorito para substituir Felipe Massa na scuderia e o seu nome parece estar completamente destacado de Daniil Kvyat, Paul di Resta ou Sergey Sirotkin, os outros candidatos ao lugar.

Depois de completar 100 voltas com o Williams, garante que está “fisicamente apto”. “Sei que tenho limitações, mas não é verdade que conduzo apenas com uma mão, até porque isso seria impossível. Essencialmente, o meu corpo aprendeu a compensar as minhas falhas”, explicou. Porque os campeões – mesmo aqueles sem troféus – nunca se dão por vencidos.

Foto de Capa: F1

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.