Yuki Tsunoda: Pequeno em tamanho, grande em talento

- Advertisement -

Com quatro corridas realizadas na temporada de Fórmula 1, ninguém pode julgar muita coisa, ainda mais quando se trata de um estreante na categoria. Apesar de alguns episódios de raiva pouco comuns e erros de principiante, ninguém pode duvidar do talento de Yuki Tsunoda. O japonês já faz parte do futuro da modalidade.

Depois de substituir o russo Daniil Kvyat, houve quem pusesse em questão o mérito do jovem piloto. No entanto, com apenas um ano de Fórmula 2 nas pernas, a Red Bull não teve dúvidas e colocou todas as fichas em Yuki, tornando-o um dos ocupantes da Scuderia AlphaTauri durante o ano de 2021, ao lado de Pierre Gasly.

Parte desta promoção foi um prémio depois do terceiro lugar na geral da F2, ficando atrás de Callum Ilott e do vencedor, Mick Schumacher. No único ano na categoria inferior, o piloto ainda venceu três corridas e conquistou o prémio de melhor Rookie. Depois de surpreender, tornou-se o primeiro piloto nascido nos anos 2000 na Fórmula 1.

No mais alto nível do automobilismo, Yuki Tsunoda tinha em mãos um carro capaz de lutar pelas posições do meio da tabela na F1. Depois de o colega de equipa, Pierre Gasly, ter vencido o GP Itália na temporada anterior, espera-se sempre algo de surpreendente por parte da AlphaTauri.

A estreia não podia ter corrido melhor. No Bahrain, após algumas ultrapassagens com um nível de dificuldade elevado, Tsunoda terminou no nono lugar. Os primeiros dois pontos já estavam no mealheiro e as expectativas atingiram um nível que fazia prever demasiado para um estreante na categoria rainha.

Contudo, nos grandes prémios seguintes, uma nuvem negra tem pairado no carro do número 22 da grelha. No GP Itália, em Monza, terminou no 12.º posto. Na semana seguinte, em Portugal, depois de alguns erros, acabou com o 15.º lugar. Na última corrida, em Barcelona, no GP Espanha, não terminou a corrida devido a um problema mecânico.

Além dos resultados aquém do esperado, o temperamento de Tsunoda tem sido criticado. São várias as vezes em que o nipónico é indelicado e muito crítico com o carro que está a pilotar. Quem conhece o piloto há mais anos, sabe que estes episódios são comuns, mas bastante condenáveis nas regras da Fórmula 1.

Apesar de tudo, é inegável a qualidade de Yuki quando está ao volante do AT02. Ainda faltam bastantes etapas para o final da época e, mesmo com alguma turbulência, continua a ser candidato ao melhor estreante da temporada. A equipa dá espaço para crescer e ainda vai errar muito, mas é quase certo que vai dar muitas alegrias durante os próximos anos.

Foto de Capa: Scuderia AlphaTauri 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

‘Invasão’ no Dragão: vários clubes tiraram notas no FC Porto x Benfica

O encontro entre o FC Porto e o Benfica, relativo à Primeira Liga, foi acompanhado no Estádio do Dragão por vários olheiros.

Sporting: médio tem 3 semanas para recuperar estatuto nas ideias de Rui Borges

João Simões não foi convocado para nenhuma seleção jovem e estará assim às ordens de Rui Borges nas próximas semanas.

Manchester United já estuda o mercado e tem alvo para a posição de ponta de lança

O Manchester United não começou da melhor maneira a temporada e deve reforçar o seu plantel. Serhou Guirassy é alvo dos ingleses.

Iván Fresneda convocado à Seleção A de Espanha: «Um sonho realizado»

Iván Fresneda mostra-se feliz pela convocatória à Seleção A de Espanha e deseja as melhoras ao compatriota Pedro Porro.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Mora comenta publicação de Samu Aghehowa: «Mereces irmão»

Rodrigo Mora comentou a publicação de Samu Aghehowa. Avançado espanhol do FC Porto regresso aos relvados no Clássico.

Diego Simeone enaltece Barcelona: «Parece que está a praticar um desporto diferente daquele que nós praticamos»

Diego Simeone, treinador do Atlético Madrid, deixou elogios ao início de temporada do Barcelona. Clube catalão já marcou 31 golos na La Liga.

Itália anuncia alteração na convocatória: eis quem sai e quem entra

Sai Federico Dimarco, entra Matteo Ruggeri. Esta é a alteração da convocatória de Itália para os próximos jogos da Liga das Nações.