Yuki Tsunoda: Pequeno em tamanho, grande em talento

- Advertisement -

Com quatro corridas realizadas na temporada de Fórmula 1, ninguém pode julgar muita coisa, ainda mais quando se trata de um estreante na categoria. Apesar de alguns episódios de raiva pouco comuns e erros de principiante, ninguém pode duvidar do talento de Yuki Tsunoda. O japonês já faz parte do futuro da modalidade.

Depois de substituir o russo Daniil Kvyat, houve quem pusesse em questão o mérito do jovem piloto. No entanto, com apenas um ano de Fórmula 2 nas pernas, a Red Bull não teve dúvidas e colocou todas as fichas em Yuki, tornando-o um dos ocupantes da Scuderia AlphaTauri durante o ano de 2021, ao lado de Pierre Gasly.

Parte desta promoção foi um prémio depois do terceiro lugar na geral da F2, ficando atrás de Callum Ilott e do vencedor, Mick Schumacher. No único ano na categoria inferior, o piloto ainda venceu três corridas e conquistou o prémio de melhor Rookie. Depois de surpreender, tornou-se o primeiro piloto nascido nos anos 2000 na Fórmula 1.

No mais alto nível do automobilismo, Yuki Tsunoda tinha em mãos um carro capaz de lutar pelas posições do meio da tabela na F1. Depois de o colega de equipa, Pierre Gasly, ter vencido o GP Itália na temporada anterior, espera-se sempre algo de surpreendente por parte da AlphaTauri.

A estreia não podia ter corrido melhor. No Bahrain, após algumas ultrapassagens com um nível de dificuldade elevado, Tsunoda terminou no nono lugar. Os primeiros dois pontos já estavam no mealheiro e as expectativas atingiram um nível que fazia prever demasiado para um estreante na categoria rainha.

Contudo, nos grandes prémios seguintes, uma nuvem negra tem pairado no carro do número 22 da grelha. No GP Itália, em Monza, terminou no 12.º posto. Na semana seguinte, em Portugal, depois de alguns erros, acabou com o 15.º lugar. Na última corrida, em Barcelona, no GP Espanha, não terminou a corrida devido a um problema mecânico.

Além dos resultados aquém do esperado, o temperamento de Tsunoda tem sido criticado. São várias as vezes em que o nipónico é indelicado e muito crítico com o carro que está a pilotar. Quem conhece o piloto há mais anos, sabe que estes episódios são comuns, mas bastante condenáveis nas regras da Fórmula 1.

Apesar de tudo, é inegável a qualidade de Yuki quando está ao volante do AT02. Ainda faltam bastantes etapas para o final da época e, mesmo com alguma turbulência, continua a ser candidato ao melhor estreante da temporada. A equipa dá espaço para crescer e ainda vai errar muito, mas é quase certo que vai dar muitas alegrias durante os próximos anos.

Foto de Capa: Scuderia AlphaTauri 

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola destaca artigo a Anísio Cabral e elogia: «O Benfica demonstrou mais uma vez que possui a melhor academia de jovens do futebol português»

Anísio Cabral mereceu destaque no jornal Marca. Jovem avançado do Benfica elogiado depois de minutos mágicos pelas águias.

Pep Guardiola aborda possível saída de Bernardo Silva: «Disse-lhe: ‘Quando tomares uma decisão, avisa-me’. Mas não faço ideia»

Pep Guardiola revelou uma conversa com Bernardo Silva sobre a possibilidade de renovar contrato com o Manchester City no final da temporada.

Vítor Pereira já assinou com o seu novo clube e está concluído o regresso do português à Premier League

Vítor Pereira já assinou com o Nottingham Forest. Treinador português regressa à Premier League depois do início de época no Wolverhampton.

Michael Carrick e Igor Thiago vencem os prémios de janeiro na Premier League

A Premier League anunciou os vencedores dos prémios de janeiro. Michael Carrick e Igor Thiago foram distinguidos.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho recorda 2011/12 e triunfo do seu Real Madrid contra o Barcelona de Pep Guardiola: «Continua a ser “A liga”»

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. O treinador recordou vitória na La Liga 2011/12 pelo Real Madrid.

Martín Anselmi e os maus resultados do Botafogo: «Está à vista o que está a acontecer»

Martín Anselmi abordou uma nova derrota do Botafogo e afirmou que a equipa não pode perder mais nenhum jogador.

José Mourinho e o regresso esperado ao Santiago Bernabéu: «Não é nunca uma situação normal voltar a um sítio onde se foi feliz»

José Mourinho concedeu uma entrevista à Champions League Magazine, da UEFA. O treinador abordou o regresso ao Santiago Bernabéu.