Antevisão GP Qatar: Ducati e Yamaha na linha da frente

- Advertisement -

A ANTEVISÃO: PRIMEIRA POLE PARA BAGNAIA (DUCATI) E UM DUELO À VISTA NO DESERTO

A caravana do MotoGP chegou ao Qatar, desta vez “a contar”, para o início de mais uma época – a 73.ª na história da modalidade.

Nos testes de pré-época, a Ducati e a Yamaha superiorizaram-se à concorrência no conjunto dos cinco dias, com a marca nipónica a colocar três motas no Top 4. Jack Miller, agora aos comandos da Ducati de fábrica, bateu o recorde de pista com um tempo impressionante de 1:53.183, com a dupla da Yamaha de fábrica Maverick Viñales/Fabio Quartararo a fecharem o pódio de tempos a apenas oito centésimos de segundo de Miller.

No reverso da medalha, e ainda durante os testes, o português Miguel Oliveira (agora com a KTM de fábrica) e o seu colega Brad Binder não foram além do 16.º e 17.º lugares, respectivamente. Sinais pouco encorajadores para a KTM, de quem alguns esperam grandes feitos para esta época, uma vez que apenas a ela foi concedida o luxo de continuar a evolução do motor. Também a Tech 3 KTM e a SKY VR46 (Ducati) mostraram andamento inferior, ao não irem além do 19.º posto.

Pré-época encerrada, seguimos para o Grande Prémio, também ele no traçado de Losail. No conjunto das quatro sessões de treinos livres, os motores Ducati mostraram-se novamente muito fortes, com Miller e “Pecco” Bagnaia (também Ducati de fábrica) a serem os dois pilotos mais rápidos, seguidos de Quartararo e Johann Zarco (Pramac Ducati). Marc Márquez, que continua ainda a longa recuperação após um acidente em Jerez na primeira corrida de 2020 e três operações ao braço direito, foi novamente substituído por Stefan Bradl na Repsol Honda, na melhor das hipóteses, para as primeiras duas corridas no Qatar.

Saltando para a primeira sessão “a contar”, a qualificação de sábado, confirmação do domínio Ducati/Yamaha. Bagnaia conseguiu uma volta brilhante de 1:52.772 (recorde de pista) para somar a sua primeira pole em MotoGP, enquanto as Yamahas, apesar de alguns problemas com o timing das últimas voltas rápidas (em particular a de Quartararo) colocaram ambos os pilotos também na primeira linha.

Grande destaque ainda para o “Doutor” Valentino Rossi, que agora aos comandos da Petronas Yamaha SRT pareceu sentir dificuldades durante os treinos mas apareceu de forma brilhante na qualificação, subindo ao 4.º posto para liderar a segunda linha da grelha à frente de Miller e Zarco.

Mais para trás ficaram pilotos como o campeão Joan Mir (10.º, Suzuki), Pol Espargaro (12.º, na sua estreia pela Repsol Honda) e Miguel Oliveira (15.º), com a prestação do “Falcão” e do colega de equipa Brad Binder (19.º) a confirmarem os problemas de afinação da KTM em Losail.

Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia na Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

Jérémy Jacquet sofre lesão no Rennes antes de reforçar o Liverpool

Jérémy Jacquet, defesa-central francês que o Liverpool contratou para a temporada 2026/27 por mais de 60 milhões de euros, sofreu uma grave lesão no ombro durante o duelo do Rennes com o Lens.

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.

Mariana Cabral ruma aos Chicago Stars 

Mariana Cabral assina pelos Chicago Stars até dezembro de 2027. Ex-treinadora do Sporting regressa ao futebol norte-americano.

Rui Borges e o desgaste do jogo da Taça de Portugal: «Não pode servir de desculpa»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Clássico diante do FC Porto, que será disputado no próximo domingo.