As 19 milésimas de segundo que valem a vitória

Cabeçalho modalidadesO mundial das duas rodas visitou, este fim-de-semana, o circuito de Mugello. Aquele que é conhecido como sendo o reino de Valentino Rossi, dada a proximidade com a cidade natal do piloto italiano. O grande-prémio de Itália já nos habituou a grandes espectáculos e o deste ano não foi excepção.

Este ano, o sucesso na maior parte dos grandes-prémios já disputados deve-se ao arranque dos pilotos. De nada vale uma pole position se o arranque não for como deve ser: rápido e inalcançável.

Em Mugello, como seria de esperar, Valentino Rossi saiu no primeiro lugar da grelha de partida e, desde cedo, lutou com Jorge Lorenzo em busca da vitória. Mas quis o destino, ou mesmo o azar, que o piloto italiano abandonasse a corrida e com um problema mecânico – e aqui, não pode colocar a culpa nos outros pilotos, porque a moto é dele.

Sem Rossi, a corrida resumiu-se a dois pilotos: Jorge Lorenzo e Marc Marquez. As últimas três voltas da prova foram frenéticas. Um dava lugar a outro. Ultrapassagens que faziam vibrar as bancadas repletas de azul e amarelo.

Mas tudo ficou decidido na última volta, ou melhor, nos últimos 50 metros. Jorge Lorenzo confidenciou que nesse momento se lembrou de uma situação idêntica e sabia que deveria arriscar, apanhando Marquez de surpresa.

19milésimas de segundo a carimbar a vitória de Lorenzo  Fonte: Moto GP
19milésimas de segundo a carimbar a vitória de Lorenzo
Fonte: Moto GP

Ainda assim, essa manobra arriscada não era suficiente, e Lorenzo viu-se obrigado a usar o seu recurso mais valioso: a velocidade da sua M1, impossível de alcançar pelas Honda Repsol. E foram precisos, apenas, 19 milésimas de segundo para que o piloto espanhol conseguisse passar a bandeira de xadrez em primeiro.

Diria mesmo que o circuito italiano recebeu e assistiu a uma das melhores provas da temporada – daquelas que não são aborrecidas. Mas sim de manobras magistrais como as de Jorge Lorenzo e Marc Maquez, que mereceram aplausos.

Com esta vitória, Lorenzo continua como líder do campeonato seguido de Marc Marquez. Já Valentino Rossi fecha o pódio. E a próxima prova está marcada para o primeiro fim-de-semana de Junho em Barcelona, no circuito de Montmeló.

Salientar ainda que na categoria de Moto2, o português Miguel Oliveira conseguiu alcançar o décimo terceiro lugar na classificação geral. Um bom resultado para o piloto já que está no seu ano de estreia na categoria.

Foto de capa: Moto GP

Artigo revisto por Bárbara Mota

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Meireles troca FC Porto pelo Estrela Amadora

O Estrela Amadora anunciou esta terça-feira a contratação de Jorge Meireles. Avançado de 21 anos deixa FC Porto em definitivo.

Brian Mansilla convence Arouca e assina até 2028

O Arouca chegou a acordo com o Penãrol para a continuidade de Brian Mansilla. Extremo de 23 anos assina até 2028.

João Resende reforça Estrela Amadora e assina até 2028

O Estrela Amadora confirmou esta terça-feira a contratação de João Resende. Avançado de 22 anos assina por três épocas.

Geovany Quenda é o único português no 11 ideal do Euro Sub-21

A UEFA revelou esta terça-feira o 11 ideal do Euro Sub-21. Geovany Quenda é o único português que consta na equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Diana Gomes define objetivos de Portugal no Euro 2025 Feminino: «Podemos fazer coisas bonitas»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Braga fecha médio por mais de 10 milhões de euros

O Braga garantiu a contratação de Mario Dorgeles ao Nordjaelland. Minhotos pagam 10,5 milhões de euros pelo médio.

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.