Na estreia de Oliveira, Dovizioso abriu com chave de ouro

- Advertisement -

A temporada 2019 do mundial de motociclismo arrancou este fim-de-semana com o grande prémio do Qatar, como é habitual. Este foi um fim-de-semana histórico para o motociclismo português, já que Miguel Oliveira se estreou na categoria rainha do mundial.

Oliveira arrancou da sexta linha da grelha de partida e o que prometia era apenas dar o seu melhor na tentativa de conseguir fazer uma boa estreia na categoria rainha, o que implicava não cair. E foi o que fez. O falcão de Almada manteve-se consistente, rodou quase sempre na décima terceira posição, à frente das duas KTM oficiais, mas acabou por terminar a corrida no décimo sétimo lugar, tendo sido ultrapassado pela Honda de Jorge Lorenzo e pela Yamaha do francês Fabio Quatararo.

No que ao grupo da frente diz respeito, este grande prémio brindou-nos, mais uma vez, com um final de corrida emocionante, onde a vitória só ficou conhecida na última curva do circuito do Qatar. O piloto italiano da Ducati, Andrea Dovizioso, começou por liderar a corrida, seguido de Márquez, Crutchlow e Alex Rins, que não deram descanso ao italiano até à bandeirada de xadrez.

Desenganem-se se acham que esta primeira prova do mundial foi para conhecimento dos adversários… O grupo da frente, liderado quase sempre por Dovizioso, manteve-se compacto e consistente ao longo das 22 voltas.

A época está oficialmente aberta
Fonte: Moto GP

A quinze voltas do final, Alex Rins, da Suzuki, passou para a liderança da corrida e travou uma luta intensa com Dovizioso, mas nenhum dos pilotos conseguiu afastar-se do grupo da frente. E por lá andavam Márquez, Petrucci, Crutchlow, sempre à espreita de um erro do adversário da frente.

Se em 2018 as últimas corridas foram marcadas por intensas lutas nas últimas voltas, 2019 começou da mesma forma.

A três voltas do final, era impossível fazer uma aposta segura sobre quem iria cruzar a linha da meta no primeiro lugar e alcançar a primeira vitória da época de 2019. Mas Márquez e Dovizioso reservaram-nos uma luta à moda antiga para a última volta.

Na frente, o piloto espanhol trocava de lugar com o italiano da Ducati, depois de ter passado a maior parte da corrida a tentar estudar o adversário e a preparar uma estratégia para atacar na última fase da prova. Mas Dovizioso não se deu por vencido e conseguiu recuperar o primeiro lugar à entrada para a última volta.

Aí, Márquez decide meter-se por dentro para tentar roubar a primeira posição ao piloto da Ducati, mas este responde de igual forma. A vitória era decidida, mais uma vez, na última curva. Márquez alargou a trajetória quando tentava ultrapassar a Ducati e acabou por perder a luta com Dovizioso, que cruzou a linha da meta no primeiro lugar.

Crutclow, numa recuperação incrível, fechou o primeiro pódio do ano.

Notas positivas deste primeiro grande prémio:

– A Suzuki fez uma excelente corrida, sendo que Alex Rins ainda se conseguiu intrometer na luta pela vitória.

– Oliveira mostrou-se consistente, sem medo de errar, como já seria de esperar. Se continuar assim, a temporada promete ser de sucesso.

Pontos negativos:

– A Yamaha continua a não ter capacidade para lutar com as restantes equipas da grelha. Valentino Rossi ainda tentou alcançar o pódio, mas acabou por terminar na quinta posição.

– Jorge Lorenzo não foi além do décimo terceiro lugar na sua estreia pela Honda Repsol. O espanhol acusou a queda dada no sábado e esteve longe do que era esperado.

O mundial de motociclismo viaja até à Argentina para o segundo grande prémio da temporada.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Moto GP

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.

Bastidores do Clássico: FC Porto publica vlog do duelo com o Benfica

O FC Porto divulgou um vídeo no canal de YouTube dos dragões, no qual mostra os bastidores da vitória por 3-1 no Clássico frente ao Benfica.

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».

Benfica bate a Juventus em Turim e Real Madrid empata na receção ao PSG: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Na jornada inaugural da Champions League Feminina, o Benfica derrotou a Juventus por 2-1 e o Real Madrid empatou 1-1 com o PSG.

Gianluca Prestianni e a chamada à seleção da Argentina: «Estar no adeus a Messi é a recompensa pelo meu trabalho no Benfica»

Gianluca Prestianni abordou a chamada à seleção da Argentina e a presença no jogo de despedida de Lionel Messi.