📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

MotoGP: 5 factos sobre o GP de Portugal

3.

- Advertisement -

Valentino Rossi, o maior vencedor em Portugal – Na categoria rainha, quem é que tem mais vitórias? Pois, só podia ser ele, Valentino Rossi. São cinco as vitórias no Estoril e o único a chegar perto deste recorde foi Jorge Lorenzo, que venceu três vezes de forma consecutiva entre 2008 e 2010.

Com o título de maior vencedor em Portugal, Rossi foi dos primeiros pilotos a ser abordado para falar sobre o regresso do MotoGP a terras lusitanas. O piloto italiano relembrou que tem boas memórias do asfalto português, contudo, memórias criadas no Estoril… Por isso, afirmou estar “curioso para correr em Portimão” e admitiu que o circuito está “ao nível de Phillip Island”, na Austrália.

Mas agora vamos fazer uma retrospetiva das vitórias de Valentino Rossi em Portugal. Depois de ter ficado em 3.º em 2000, o italiano ganhou o gosto da vitória em 2001 e a partir daí não mais largou o troféu português. 2002, 2003 e 2004 também tiveram o nome de Rossi na lista de vencedores e parecia já se ter tornado hábito. Contudo, em 2005 e 2006, Valentino Rossi teve que se contentar com o 2.º lugar, pois o 1.º foi para Alex Barros e para Toni Elias, respetivamente.

E por falar em 2006… Rossi guarda grandes recordações de Portugal, mas há um acontecimento que ainda o deve deixar com um sabor amargo na boca. O ano de 2006 foi o pesadelo para o italiano. No Estoril, a última volta foi de constantes ultrapassagens e na reta final foi Toni Elias a vencer por dois milésimos de segundo! É ainda hoje a menor diferença entre 1.º e 2.º classificados. Toni Elias venceu a sua única corrida nesse ano e destruiu totalmente as ambições de Rossi de chegar ao título, que viria a ser conquistado por Nicky Hayden.

Valentino Rossi só viria a vencer novamente no Estoril em 2007, numa grande disputa com o espanhol Dani Pedrosa. Até à última edição do GP de Portugal em 2012, o piloto italiano só chegou perto da vitória em 2010 quando foi 2.º, atrás de Jorge Lorenzo.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

15 Anos de Bola na Rede: Continuamos a caminhar juntos

O Bola na Rede cumpre 15 anos nesta terça-feira. Um projeto que começou em contexto universitário e que hoje procura cimentar-se no meio de comunicação social desportivo em Portugal.

Bruno Fernandes deixa cair registo impressionante ao serviço do Manchester United

Bruno Fernandes não marcou nem assistiu na vitória por 4-2 frente ao Brighton. Foi a primeira vez que numa partida com 4 golos o médio não contribuiu.

Arsenal, Chelsea e Manchester City disputam jovem talento do Bayern Munique

Lennart Karl está na mira de três gigantes da Premier League. Arsenal, Chelsea e Manchester City seguem de perto o avançado alemão de 17 anos.

Bayern Munique mais perto de contratar defesa que brilha na Premier League

O Bayern Munique está bem posicionado para assegurar a contratação de Marc Guéhi. Representantes do defesa inglês foram vistos em negociações com o clube alemão.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham e Manchester City atentos a defesa do Aston Villa

Ezri Konsa, defesa do Aston Villa, está a despertar o interesse clubes grandes em Inglaterra. Tottenham e Manchester City seguem de perto o jogador de 28 anos.

Pepê aplaude esforço vindo do banco: «O pessoal entrou para somar»

Pepê fez a análise ao Moreirense x FC Porto da jornada 9 da Primeira Liga. Dragões venceram fora de casa por 2-1.

Francesco Farioli: «Se acreditamos que o processo de reconstrução está acabado ao fim de 16 semanas, estamos longe da realidade»

Francesco Farioli fez a análise ao Moreirense x FC Porto da jornada 9 da Primeira Liga. Dragões venceram fora de casa por 2-1.