MotoGP: 5 factos sobre o GP de Portugal

3.

Valentino Rossi, o maior vencedor em Portugal – Na categoria rainha, quem é que tem mais vitórias? Pois, só podia ser ele, Valentino Rossi. São cinco as vitórias no Estoril e o único a chegar perto deste recorde foi Jorge Lorenzo, que venceu três vezes de forma consecutiva entre 2008 e 2010.

Com o título de maior vencedor em Portugal, Rossi foi dos primeiros pilotos a ser abordado para falar sobre o regresso do MotoGP a terras lusitanas. O piloto italiano relembrou que tem boas memórias do asfalto português, contudo, memórias criadas no Estoril… Por isso, afirmou estar “curioso para correr em Portimão” e admitiu que o circuito está “ao nível de Phillip Island”, na Austrália.

Mas agora vamos fazer uma retrospetiva das vitórias de Valentino Rossi em Portugal. Depois de ter ficado em 3.º em 2000, o italiano ganhou o gosto da vitória em 2001 e a partir daí não mais largou o troféu português. 2002, 2003 e 2004 também tiveram o nome de Rossi na lista de vencedores e parecia já se ter tornado hábito. Contudo, em 2005 e 2006, Valentino Rossi teve que se contentar com o 2.º lugar, pois o 1.º foi para Alex Barros e para Toni Elias, respetivamente.

E por falar em 2006… Rossi guarda grandes recordações de Portugal, mas há um acontecimento que ainda o deve deixar com um sabor amargo na boca. O ano de 2006 foi o pesadelo para o italiano. No Estoril, a última volta foi de constantes ultrapassagens e na reta final foi Toni Elias a vencer por dois milésimos de segundo! É ainda hoje a menor diferença entre 1.º e 2.º classificados. Toni Elias venceu a sua única corrida nesse ano e destruiu totalmente as ambições de Rossi de chegar ao título, que viria a ser conquistado por Nicky Hayden.

Valentino Rossi só viria a vencer novamente no Estoril em 2007, numa grande disputa com o espanhol Dani Pedrosa. Até à última edição do GP de Portugal em 2012, o piloto italiano só chegou perto da vitória em 2010 quando foi 2.º, atrás de Jorge Lorenzo.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...