MotoGP: 5 factos sobre o GP de Portugal

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    O 1.º GP de Portugal… em Espanha e o 1.º em solo português – Não seria um verdadeiro Grande Prémio português se não houvesse algo fora do normal, certo? Portugal “entrou” para o mundial de MotoGP em 1987 e porquê em aspas? Pois o circuito do Estoril era o destinado a receber a corrida, contudo, foi o circuito de Jamara, em Madrid, que foi usado nesse GP. De português só teve mesmo o nome, porque de resto… mais nada.

    Por isso, vamos ter de avançar 13 anos para realmente ser o verdadeiro Grande Prémio de Portugal e o primeiro, claro está. Na categoria máxima, 500cc, venceu o australiano Garry McCoy numa Yamaha e o restante pódio foi constituído por Kenny Roberts Jr. (Suzuki) e por Valentino Rossi (Honda). O jovem piloto italiano já tinha deixado o aviso que poderia reinar nas pistas do Estoril, visto que já tinha deixado a sua marca com a volta mais rápida: 1:42.200.

    Nas categorias inferiores, venceram o japonês Daijiro Kato (Honda) nas 250cc e o espanhol Emilio Alzamora (Honda) nas 125cc. De destacar ainda a presença de dois pilotos portugueses nestas duas categorias também: Felisberto Teixeira (Yamaha) nas 250cc e José Leite (Honda) nas 125cc.

    O ano de 2000 foi o início de 12 anos consecutivos de MotoGP em Portugal e no traçado do Estoril. Agora, e 20 anos depois, Estoril é trocado para se viajar um pouco mais a sul do país para Portimão receber pela primeira vez o Mundial, tal como já tinha também acontecido com a Fórmula 1.

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    João Pedro Barbosa
    João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
    É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.