📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

MotoGP: Que conclusões se retiram dos testes antes do início da época?

- Advertisement -

O MotoGP regressa já este fim de semana, com a primeira ronda a ter lugar em Buriram, na Tailândia, um dos circuitos onde os pilotos testaram na pré-temporada (para além de Sepang, na Malásia). A pré-temporada correu claramente melhor a uns pilotos do que a outros, mas que conclusões podemos tirar?

Vamos marca a marca e começamos com a Ducati. Começando pelos pontos negativos, a marca italiana anunciou que vai para este ano com o motor de 2024 que já tinha nas motos do ano passado, indicando que o de 2025 provavelmente não oferece uma melhoria (e a aerodinâmica também deve ser a mesma). Mesmo com a moto do ano passado a ser praticamente perfeita, isto dá margem aos outros construtores para se aproximarem se conseguirem melhorar as suas motos.

O lado positivo é que a Ducati parte ainda assim em vantagem, com Marc Márquez em particular a ter uma pré-temporada bem conseguida, com Francesco Bagnaia a enfrentar mais problemas. Deverão ser esses dois pilotos a lutar pelo título do MotoGP, embora também se destaque pela positiva os pilotos que vão pilotar uma GP24 este ano, sobretudo Álex Márquez, que fez tempos realmente bons na pré-época.

Na Aprilia, também há boas e más notícias. As más são óbvias e estão relacionadas com a lesão de Jorge Martín. O campeão do mundo de MotoGP caiu logo no primeiro dia em Sepang e sofreu uma lesão que o afastou do resto dos testes, parecia que ia recuperar a tempo de integrar o GP da Tailândia, mas voltou a lesionar-se enquanto treinava e vai falhar a primeira prova do ano. Não era assim que Martín queria começar a defender o seu título, mas nem tudo é mau.

Marco Bezzecchi teve uma pré-época carregada de responsabilidade, tendo de testar muitas coisas depois das lesões de Martín e de Raúl Fernández, mas o italiano destacou-se na Tailândia, sobretudo, mostrando que esta RS-GP parece ser melhor em praticamente todos os aspetos por comparação com a moto de 2024. O rookie Ai Ogura também fez uma boa pré-época e a Aprilia parte confiante para 2025.

Passando para a Yamaha, a marca japonesa parece estar a aproveitar bem as concessões e o facto de ter agora uma equipa-satélite, com a Pramac a juntar-se. Contudo, há que dizer que os testes na Malásia correram bastante melhor do que os da Tailândia. Fabio Quartararo foi sempre o piloto Yamaha mais rápido, mas a menor aderência do circuito de Buriram deixou a Yamaha com mais dificuldades. O ritmo de qualificação parece continuar a ser o maior problema, uma vez que a simulação de corrida de Quartararo até foi rápida. Se os pilotos conseguirem resolver o problema da qualificação, o fim de semana fica mais fácil.

Miguel Oliveira
Fonte: Prima Pramac

Já a Honda, que foi de longe a equipa mais lenta de 2024, também saiu satisfeita dos testes que realizou, sobretudo na Tailândia. Joan Mir, que caiu imensas vezes na época passada, era provavelmente o mais satisfeito, dizendo que estava com uma sensação que já não tinha há muito tempo. O maior ponto fraco da RC213V continua a ser a velocidade de ponta, mas a Honda também parece estar a aproveitar bem as concessões para melhorar e para se aproximar dos rivais.

Os sinais mais negativos, pelo menos atualmente, parecem ir para a KTM. A situação financeira da marca KTM é uma preocupação em si, deixando o projeto do MotoGP cheio de incertezas, mas, na pista, apenas Pedro Acosta parecia ser capaz de puxar pela moto, com dificuldades sobretudo para os pilotos da Tech3, Maverick Viñales e Enea Bastianini. De resto, o próprio Acosta sofreu na sua simulação de corrida com a performance dos pneus, o que deixa a marca austríaca com alguns pontos de interrogação antes da primeira prova do ano.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Martim Mayer: «A minha votação foi abaixo do esperado. Tenho de fazer um balanço. Foi uma proposta de muito amor e humildade e refletiu-se...

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. Martim Mayer já reagiu ao ato eleitoral.

Real Madrid leva a melhor sobre o Barcelona no El Clásico

O Real Madrid recebeu e venceu durante este domingo o Barcelona por duas bolas a uma, em jogo da décima jornada da La Liga.

Se todos os votos valessem o mesmo, os resultados seriam diferentes: eis o que mudaria nas eleições do Benfica?

Sem diferenças de votos, os resultados totais seriam algo diferentes. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.

João Noronha Lopes não abdica da 2ª volta «Este resultado não é o que gostaria de ter, mas começa uma nova eleição»

João Noronha Lopes teceu declarações após a divulgação dos resultados da primeira volta das eleições do Benfica. O candidato de 59 anos ficou na segunda posição, atrás de Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa deixa primeira mensagem depois da vitória na primeira volta nas eleições do Benfica

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes. O presidente deixou uma mensagem, num tom formal.

Eis o calendário do Benfica até às eleições da segunda volta

Confere o calendário de jogos do Benfica até às eleições da segunda volta, agendadas para o dia 8 de novembro.

Direção, Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Comissão de Remunerações: eis os resultados finais das eleições do Benfica

São conhecidos todos os resultados nas eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra o João Noronha Lopes.