Nova época, novos pilotos, velhas maneiras

E, obviamente, a notícia mais sonante é a da mudança de Jorge Lorenzo para a Ducati. Após 3 títulos de campeão de Motogp com a Yamaha, este será o maior desafio da sua carreira, até ao momento. Terá em Dovizioso um companheiro de equipa, escolhido em detrimento de Iannone, e provavelmente será o melhor indicador das evoluções da Ducati neste início de época, que se esperará uma moto mais fácil de conduzir, mas com o mesmo desempenho em velocidade de ponta.
O ano de 2016 foi um bom ano para a Ducati, dado que depois de ganhar as duas primeiras corridas desde 2010 e de fazer alguns bons pódios, apostaram em Lorenzo para, este ano, voltar a tentar o feito de Casey Stoner em 2007: o título mundial.

Equipa Ducati: #99 Jorge Lorenzo e #04 Andrea Dovizioso Fonte: Ducati
Equipa Ducati: #99 Jorge Lorenzo e #04 Andrea Dovizioso
Fonte: Ducati

Dentro do mundo Ducati, a OCTO Pramac Yakhnich contará com os pilotos Danilo Petrucci e Scott Redding, a Aspar Team com os pilotos Karel Abraham (de regresso após ter estado sem sucesso nas SuperBikes) e Alvaro Bautista e a Avintia Racing com Hector Barbera e Loris Baz.

A surpresa poderá muito bem ser de Andrea Iannone. Passou de dispensado da Ducati para a Suzuki, que anunciou uma mudança radical na sua máquina para 2017. Terá como colega Alex Rins (promovido da classe Moto2) e ambos vão ter bastante a provar nesta nova temporada de MotoGP. Vamos ver se a máquina corresponde ao pretendido.

A acompanhar com bastante atenção, existe também a Red Bull KTM Factory Racing: um regresso que contratou os experientes pilotos Pol Espargaro e Bradley Smith, colegas de equipa também na Monster Tech 3 em 2016, que terão certamente um período de adaptação, principalmente ao quadro de aço da nova KTM.

A Aprilia irá contar com o estreante Sam Lowes e o antigo piloto da Suzuki, Aleix Espargaro.

Apesar de este ano ainda não pertencer ao MotoGP, temos de dar especial destaque ao nosso piloto Miguel Oliveira, que deixa a equipa da Leopard Racing para voltar à KTM, num novo projecto em Moto2. Já foi dito pelo próprio que o objectivo será fazer o melhor resultado possível para que no próximo ano consiga ingressar na classe rainha. Vamos todos torcer por isso.

Equipa Yamaha: #25 Maverick Viñales e #46 Valentino Rossi Fonte: Yamaha
Equipa Yamaha: #25 Maverick Viñales e #46 Valentino Rossi
Fonte: Yamaha

São poucas as novas regras para 2017 e serão essencialmente para as corridas onde será permitida a troca de motos, sendo que agora apenas poderão estar quatro mecânicos devidamente equipados com os capacetes e em que um deles terá a “missão” de carregar na embraiagem da moto que irá ser utilizada.
Sobre o tema controverso das “asas” banidas, parece que a Yamaha foi a primeira a mostrar uma solução, ao colocar umas “asas” interiores. Veremos se conseguem ter a mesma aerodinâmica.

Digo que será a temporada mais imprevisível de sempre, não só pela qualidade dos pilotos ou pela adaptação das motos, como também pelos pneus Michelin e até pelos pequenos detalhes, pois creio que o foco estará nas saídas de curva, ao contrário do que acontecia o ano passado.

Concluo dizendo que a rivalidade irá certamente aumentar e, por isso, será importante a divulgação do “respeito motard“, que sempre existiu mas que se tem vindo a perder: as velhas maneiras que me foram incutidas quando entrei neste mundo de duas rodas, o cumprimentar e ajudar um companheiro de duas rodas quando parado na estrada.

Apoiem mais, critiquem menos.

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Hugo Santos
Hugo Santoshttp://www.bolanarede.pt
Futebol por amor, motociclismo por paixão. Toda uma vida a acompanhar ambos, sempre a ansiar a luz verde.                                                                                                                                                 O Hugo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.