Publicidade

Antevisão GP Catalunha: Morbidelli sobe mais um degrau

David Pacheco · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A ANTEVISÃO: YAMAHA RESOLVEU-SE E BEM

O MotoGP chegou à Catalunha, mais propriamente ao circuito de Circuit de Barcelona-Catalunya. Num fim de semana solarengo, as Yamaha quiseram trazer a forma da Itália, e nos treinos livres dominaram novamente. Parece que há umas semanas andávamos nós a tentar perceber como é que a marca japonesa ia resolver o problemas das válvulas do motor. Hoje, parece resolvido.

Assim, na Q1, nenhuma Yamaha marcou presença. As honras de disputar um lugar entre os melhores ficaram para Jack Miller e Takaaki Nakagami. O japonês viu também regressar o seu companheiro de equipa, Cal Crutchlow, mas o britânico não foi além da 16º posição.


Na Q2, a luta pelas primeiras posições pertenceu às Yamaha e a mais ninguém. Franco Morbidelli conseguiu, desde cedo, colocar um tempo rápido no quadro. No fim, foi mesmo o mais rápido, conseguindo a primeira pole position da carreira, após também ter conquistado a primeira vitória no Grande Prémio de São Marino. Atrás de Morbidelli, Fabio Quartararo quis colocar as más exibições para trás e ficou a apenas duas décimas, com Valentino Rossi a completar a primeira fila da grelha para o construtor do diapasão.

Maverick Vinales, que vem da sua primeira vitória a semana passada, completou a qualificação na quinta posição. Entre os pilotos da Yamaha ficou a melhor das Ducati, Jack Miller. Numa pista com retas longas, as Ducati aproveitaram para chegar-se mais à frente, com Johann Zarco a fechar a segunda linha da grelha de partida.

Apesar de a Ducati estar quase sempre no topo das tabelas de velocidade de ponta, na equipa oficial é mais um fim de semana para colocar de fora, ou não. Andrea Dovizioso vai sempre pontuando e vai mantendo viva a esperança do campeonato, mas a Desmosedici GP20 continua pouco competitiva. Danilo Petrucci foi o melhor em 9º, enquanto Dovizioso foi 17º.

Na KTM, a sorte não esteve com Miguel Oliveira. O piloto português começou bem o fim de semana na Catalunha, apurando-se para a Q2 diretamente, mas, na sessão de qualificação, perdeu a frente da RC16 e caiu. Ainda conseguiu andar, mas não foi além da 12º posição. Da marca austríaca, que também utiliza a velocidade de ponta neste circuito, Pol Espargaró foi o melhor na sétima posição.


Por fim, a notícia do fim de semana: Valentino Rossi vai estar na grelha em 2021 com uma Yamaha… até aqui nenhuma surpresa. Agora, em 2021, o experiente italiano estará na Yamaha Petronas, com apoio e uma moto de fábrica. Pode ser também um indicador para a fábrica japonesa começar a olhar mais para a Petronas? Espero que sim, com os contratos das equipas satélites a acabaram daqui a uns tempos!

Foto De Capa: Petronas Motorsport

EQUIPA A TER EM CONTA

Fonte: Yamaha Racing

Yamaha – Pelos treinos livres e a qualificação não há uma equipa que consiga colocar aqui, mas sim um construtor: a Yamaha. Espero que não me desiluda!

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Fonte: Monster Energy Yamaha MotoGP

Valentino Rossi – Após o anúncio da sua não renovação, Andrea Dovizioso venceu. Valentino Rossi mantém-se no MotoGP em 2021, ou seja, a motivação não é a mesma, mas após um anúncio desta envergadura, saindo da terceira posição, porque não colocar Rossi como piloto que pode surpreender – e vencer –  na Catalunha?

Artigo revisto

David Pacheco

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Benfica

2 anjos e 2 diabos convertidos | Benfica

O mundo não é transparente, preto e branco ou qualquer outra singularidade imutável. Como diria Bruno Nogueira no Último a Sair, "O mundo é bué cenas". E, fazendo uso da expressão, é a evolução, a mutação e o desenvolvimento dessas cenas o motor para a passagem dos dias não ser apenas isso. A sucessão de acontecimentos do Benfica funciona desta maneira. Nos últimos anos, sucederam-se treinadores, mudanças estruturais e conjunturais e mercados de transferência que, na sua sequência, levaram a que, ao dia de hoje, Andreas Schjelerup e Gianluca Prestianni sejam os grandes dínamos do futebol encarnado. Quando foram contratados, o norueguês em janeiro de 2023, o argentino um ano depois, não era propriamente surpreendente vislumbrar na dupla criativa o futuro das águias. Os meses - mesmo anos - seguintes deixaram algumas dúvidas e hesitações sobre o assunto, quase sempre mais pertinentes pela qualidade da aposta do que pela qualidade dos intérpretes, mas 2026 tem ajudado nos esclarecimentos. Já não é só o futuro que passa pela dupla criativa. O presente também o é. 

Diogo Ribeiro · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.