📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O adeus a “Speedy” Gonçalves

- Advertisement -

Há perdas que tornam o mundo mais pobre. Esta é uma delas. Paulo Gonçalves perdeu a vida no domingo passado durante a sétima prova do Rally Dakar, que ligava Riade e Wadi-al Dawasir, na Arábia Saudita, após uma queda a alta velocidade. O piloto português participava pela 13.ª vez na competição. As suas qualidades desportivas valeram-lhe uma excelente classificação na edição de 2015, tendo ficado em segundo lugar na competição.

Determinação, resiliência e bondade são os adjetivos que descrevem o carácter do piloto durante toda a sua carreira.

Em primeiro lugar, perseguiu sempre o sonho de um dia vencer a mais dura prova de todo-o-terreno do mundo. Em segundo lugar, para além de ser um piloto multifacetado e ter conquistado vários títulos nas modalidades disputadas, “Speedy” destacou-se sempre pela sua boa conduta moral, cumprindo o código de ética existente entre os pilotos do Dakar: nunca deixar para trás um companheiro/amigo em dificuldades. Paulo Gonçalves, aventureiro, demonstrou vários exemplos de camaradagem. Por várias vezes o piloto interrompeu a sua prestação para auxiliar pilotos que sofreram quedas.

Na edição do Rally Dakar do ano de 2016, assistiu Matthias Walkner que era favorito à vitória. O piloto português era o líder da prova nesse dia e, ainda assim, optou por parar dez minutos e 53 segundos, o que lhe valeu o Prémio Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Paulo Gonçalves (Hero) terminou a quinta etapa do Rali Dakar na 10.ª posição
Fonte: Dakar Rally

Resiliente pois, apesar de todas as adversidades, o piloto não desistiu e superou todos os obstáculos que lhe apareciam no caminho. Ainda relativamente ao Dakar, o piloto passou por uma fase infeliz, sendo que em 2016, abandonou à 11.ª etapa, quando já contava com uma vitória em especiais, terminou em sexto em 2017, depois de ter liderado metade da corrida, e, em 2018, devido a uma lesão, nem chegou a começar a disputa. Em 2019, abandonou na quinta etapa, após uma violenta queda. Ainda assim, voltou em 2020 com a intenção de se sagrar campeão na competição.

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fiorentina perde frente ao Mainz enquanto Shakhtar Donetsk bate o Breidablik: Eis os primeiros resultados do dia na Conference League

A Fiorentina perdeu por 2-1 na Alemanha frente ao Mainz. Já o Shakhtar Donetsk venceu por 2-0 o Breidablik, da Islândia.

Borja Sainz marcou o golo do empate do FC Porto: «Queremos sempre mais»

Borja Sainz analisou o desfecho do duelo da quarta jornada da fase de liga da Europa League. FC Porto empatou com o Utrecht.

Francesco Farioli analisa empate do FC Porto e olha para golo sofrido: «Foi um momento de desconexão, que não pode acontecer»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da quarta jornada da fase de liga da Europa League. FC Porto empatou 1-1 com o Utrecht.

Pablo Rosario lamenta empate do FC Porto: «Momento de desatenção e eles marcaram»

Pablo Rosario analisou o desfecho do duelo da quarta jornada da fase de liga da Europa League. FC Porto empatou com o Utrecht.

PUB

Mais Artigos Populares

Dominik Prpic analisa empate no Utrecht x FC Porto: «Controlámos todo o jogo»

Dominik Prpic analisou o desfecho do duelo da quarta jornada da fase de liga da Europa League. FC Porto empatou com o Utrecht.

Surpresa: FC Porto empata com Utrecht, que pontua pela primeira vez nesta Europa League

O FC Porto empatou 1-1 com o Utrecht na jornada 4 da Europa League. Borja Sainz evitou a derrota aos 66' minutos.

Presidente da MAG do Benfica comenta tema voto eletrónico: «Começou a ser preparado quase há um ano, tal como o voto físico»

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral, deu uma entrevista ao jornal A Bola e falou sobre o voto eletrónico.