O adeus a “Speedy” Gonçalves

    Há perdas que tornam o mundo mais pobre. Esta é uma delas. Paulo Gonçalves perdeu a vida no domingo passado durante a sétima prova do Rally Dakar, que ligava Riade e Wadi-al Dawasir, na Arábia Saudita, após uma queda a alta velocidade. O piloto português participava pela 13.ª vez na competição. As suas qualidades desportivas valeram-lhe uma excelente classificação na edição de 2015, tendo ficado em segundo lugar na competição.

    Determinação, resiliência e bondade são os adjetivos que descrevem o carácter do piloto durante toda a sua carreira.

    Em primeiro lugar, perseguiu sempre o sonho de um dia vencer a mais dura prova de todo-o-terreno do mundo. Em segundo lugar, para além de ser um piloto multifacetado e ter conquistado vários títulos nas modalidades disputadas, “Speedy” destacou-se sempre pela sua boa conduta moral, cumprindo o código de ética existente entre os pilotos do Dakar: nunca deixar para trás um companheiro/amigo em dificuldades. Paulo Gonçalves, aventureiro, demonstrou vários exemplos de camaradagem. Por várias vezes o piloto interrompeu a sua prestação para auxiliar pilotos que sofreram quedas.

    Na edição do Rally Dakar do ano de 2016, assistiu Matthias Walkner que era favorito à vitória. O piloto português era o líder da prova nesse dia e, ainda assim, optou por parar dez minutos e 53 segundos, o que lhe valeu o Prémio Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

    Paulo Gonçalves (Hero) terminou a quinta etapa do Rali Dakar na 10.ª posição
    Fonte: Dakar Rally

    Resiliente pois, apesar de todas as adversidades, o piloto não desistiu e superou todos os obstáculos que lhe apareciam no caminho. Ainda relativamente ao Dakar, o piloto passou por uma fase infeliz, sendo que em 2016, abandonou à 11.ª etapa, quando já contava com uma vitória em especiais, terminou em sexto em 2017, depois de ter liderado metade da corrida, e, em 2018, devido a uma lesão, nem chegou a começar a disputa. Em 2019, abandonou na quinta etapa, após uma violenta queda. Ainda assim, voltou em 2020 com a intenção de se sagrar campeão na competição.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Os 3 pontos antes do Boavista x Benfica | Duro teste do Bessa à nova engrenagem de Bruno Lage

    O Boavista defronta o Benfica na 6ª jornada da Liga Betclic. Consulta a antevisão, os jogadores em destaque e os onzes prováveis.

    Rúben Amorim responde ao Bola na Rede: «Não gosto muito de falar nisto, mas o Pote é um jogador especial»

    O Sporting derrotou o AVS SAD por 3-0. No final do jogo, Rúben Amorim respondeu à questão do Bola na Rede na conferência.

    Vítor Campelos após o Sporting x AVS SAD: «É uma vitória que não merece qualquer tipo de contestação»

    Vítor Campelos já analisou o encontro entre o Sporting e o AVS SAD para a sexta jornada da Liga Portugal. Triunfo dos leões.

    Rúben Amorim e a vitória do Sporting: «Não demos qualquer tipo de hipóteses e isso é bom»

    Rúben Amorim já analisou o encontro entre o Sporting e o AVS SAD para a sexta jornada da Liga Portugal. Triunfo dos leões.

    Viktor Gyokeres: «[Sporting imparável?] Temos de ser humildes e trabalhar forte»

    Viktor Gyokeres já analisou o encontro entre o Sporting e o AVS SAD para a sexta jornada da Liga Portugal. Triunfo dos leões.
    Helena Escaleira
    Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
    Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.