Cabeçalho modalidades

“Deram frutos a fé e a firmeza” é assim que começa o hino dos Açores e é assim que Ricardo Moura se deve sentir depois de ter vencido a prova mais importante da sua região.

Para mim, fã confesso do piloto, ter acompanhado à distância esta prova ainda se tornou mais difícil quando se soube o vencedor. Ver o piloto que todos queremos que ganhe a vencer finalmente o “seu” Rali dos Açores é especial, no sábado, logo após o final da prova meti só “Orgulho!” mas é muito mais. É ver um açoriano vencer uma prova do europeu (ERC), é ver um açoriano vencer a prova mais importante da região, algo que não acontecia desde 1971, não tinham os meus pais sequer 10 anos e mais importante é ver um açoriano a singrar no mundo do desporto, algo cada vez mais frequente, felizmente.

É preciso ver que esta vitória nasce também de alguma sorte, uma vez que Moura estava em terceiro e subiu a primeiro após problemas de Kajetanowicz na direção e Lukyanuk com o turbo, mas se nesta prova pode-se dizer que Moura teve sorte nos últimas duas/ três temporadas a sorte tem sido algo madrasta.

Diogo Gago é a maior esperança dos pilotos portugueses Fonte: Diogo Gago
Diogo Gago é a maior esperança dos pilotos portugueses
Fonte: Diogo Gago

Outro grande resultado nos Açores foi o de Diogo Gago que bateu toda a armada Opel oficial em especial Chris Ingram. Esta dupla de pilotos tem tudo para ser daqui a uns anos uma dupla de candidatos à vitória no WRC, assim os apoios apareçam, em especial para o português, porque Ingram já é piloto oficial da Opel depois de no ano passado ter sido da Peugeot inglesa. Para quando a FPAK a pegar neste piloto e fazer dele o que as federações francesa, espanhola ou alemã fazem com as suas melhores promessas? É que se fosse só qualidade o Diogo estava no topo, o problema é que é preciso dinheiro e as grandes empresas tugas só ligam a um desporto.

Está na altura de ambos os pilotos passarem em definitivo para o estrangeiro, pois em Portugal já não vão aprender nada. Se para Moura já começa a ser difícil devido à idade, para Diogo Gago está na altura certa. Esta deveria ser a sua última temporada num carro desta categoria, vencer o ERC Junior, ou pelo menos lutar por ele, pode ajudar neste sentido.

Foto de capa: M-Sport

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Está fechado o acordo e já é conhecido o futuro de Mile Svilar

É o fim da novela: Mile Svilar vai continuar na AS Roma. O antigo guarda-redes do Benfica vai renovar por cinco temporadas.

Revolução no meio-campo: os 3 médios de saída do Benfica

O Benfica vai fazer muitas mudanças no meio-campo da próxima época. Há três médios que vão deixar o Benfica neste mercado.

Francesco Camarda emprestado pelo AC Milan ao Lecce

O Lecce confirmou a contratação de Francesco Camarda. O jovem avançado italiano foi emprestado pelo AC Milan.

Fenerbahçe de José Mourinho pode replicar negócio de Victor Osimhen com Viktor Gyokeres e o Sporting

O Fenerbahçe está interessado em contar com Viktor Gyokeres. Moldes de um possível negócio já são conhecidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Vinicius Souza troca Sheffield United pelo Wolfsburgo por 15 milhões de euros

Vinicius Souza é a mais recente contratação do Wolfsburgo. O médio brasileiro custou 15 milhões de euros ao clube alemão.

Rio Ave não desarma e recusa 8 milhões de euros do Médio Oriente por Clayton Silva

Clayton Silva é o principal ativo do Rio Ave. Emblema de Vila do Conde recusou oito milhões de euros do Al Wasl pelo avançado.

Tottenham contrata Kota Takai ao Kawasaki Frontale

O Tottenham anunciou a contratação de Kota Takai. O defesa-central japonês foi contratado ao Kawasaki Frontale.