📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rally Dakar: Americanos ao rubro

- Advertisement -

MOTOS

É o fim do reinado austríaco. A KTM foi derrotada no seu habitat natural. Bem, não foi bem a KTM que foi derrotada, mas sim, uma excelente prova por parte da equipa “portuguesa” da Honda. Liderado por Rúben Faria e com o conselheiro Hélder Rodrigues, Ricky Brabec tornou-se o homem que quebrou o poderio da KTM e tornou-se no primeiro americano a vencer nas motos.

Brabec fez uma segunda semana impecável. Perdeu tempo, sim, e não… Simplesmente geriu o que tinha para gerir. Atrás dele fica Pablo Quintanilla, que leva a Husqvarna ao pódio. Terceira posição para a KTM de Toby Price. O vencedor do ano de 2019 do Rally Dakar, apesar de vitórias em etapas, não pareceu estar muito ligado à ‘corrente’ após o acidente de Paulo Gonçalves, onde foi o primeiro a prestar auxílio.

Ricky Brabec, o primeiro americano a vencer nas motos o Rally Dakar
Fonte: Dakar Rally

Dados interessantes são os da Honda. A última vitória do construtor japonês data de 1989, ou seja, há 31 anos, com Gilles Laley, quando este levou a NRX 750 à vitória.

Já os nossos portugueses levaram a bandeira a bom porto. O capitão da Guarda Nacional Republicana, António Maio, levou a Yamaha até ao 27.º lugar da geral. Já Mário Patrão, o “aguadeiro” da KTM, terminou a prova na 31.º posição da geral.

António Maio foi o melhor português nas duas rodas
Fonte: Dakar Rally

QUADS

Nos Quads, já ninguém retirava a vitória a Ignacio Casale, com Enrico e Sonik a completarem o pódio. Pouca história, numa categoria espetacular.

SSV

Nos SSV, a luta pela posição mais alta do pódio acabou por ficar entregue a uma dupla. Tal como nas motos, os Estados Unidos da América saíram vitoriosos na Arábia Saudita, com a dupla Casey Currie e Sean Berriman a levaram de vencidos Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk. Francisco ‘Chaleco’ Lopez levou para casa o terceiro lugar, após ceder posições com um atraso de cerca de 50 minutos.

Bianchi Prata na estreia como navegador no Dakar ficou com a quarta posição nos SSV
Fonte: Dakar Rally

Assim termina mais uma edição do Rally Dakar, a primeira na Arábia Saudita. É de salientar a boa mudança de ares. A nós parece-nos que voltamos a África. Dunas atrás de dunas. Chorámos e retirámos glórias, neste início de 2020. Em memória do Paulo, fica a primeira vitória da Honda no século XXI, ele que ostentou as cores do construtor japonês. Nos carros, grandes lutas e o nosso Paulo Fiúza, que tanta “crítica” levou do Senhor Dakar, conseguiu subir ao pódio. O primeiro português a fazê-lo na categoria dos autos. Bianchi Prata ficou à beira de tal e os guerreiros das motas portaram-se bem. Que venha o Dakar 2021.

Artigo de Opinião de David Pacheco e Helena Escaleira

Foto de Capa: Dakar Rally

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Barcelona x Atlético Madrid, o 1º Clássico no renovado Camp Nou?

O Barcelona regressa ao Camp Nou para um jogo grande da La Liga. Duelo diante do Atlético Madrid a meio da semana.

Treinador dos Boston Celtics elogia Neemias Queta: «O mérito é dele e vai continuar a melhorar»

Joe Mazzulla deixou rasgados elogios a Neemias Queta. Apesar da derrota dos Boston Celtics, poste português somou melhores números da carreira.

Ruben Amorim preocupado com jogador do Manchester United: «Eu consigo sentir ansiedade sempre que toca na bola»

Ruben Amorim fez a antevisão do Crystal Palace x Manchester United. Red devils numa senda de três jogos sem vencer na Premier League.

Ruben Amorim e problemas defensivos do Manchester United: «Somos demasiado brandos perto da área»

Ruben Amorim fez a antevisão do Crystal Palace x Manchester United. Red devils numa senda de três jogos sem vencer na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipe Luís estudou a fundo Abel Ferreira: «Li o livro dele e as entrevistas, ajuda a entender como ele pensa o futebol»

Filipe Luís analisou a final da Taça Libertadores ganha. O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da prova.

Filipe Luís e vitória na Libertadores: «Como ganhámos eu sou um fenómeno e o Abel não vale nada»

Filipe Luís analisou a final da Taça Libertadores ganha. O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da prova.

Abel Ferreira e arbitragem da final da Libertadores: «Acho que o árbitro foi muito simpático e não quis estragar a final»

Abel Ferreira analisou a final da Taça Libertadores perdida pelo Verdão. O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0 na final da prova.