📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rally Dakar: Americanos ao rubro

- Advertisement -

MOTOS

É o fim do reinado austríaco. A KTM foi derrotada no seu habitat natural. Bem, não foi bem a KTM que foi derrotada, mas sim, uma excelente prova por parte da equipa “portuguesa” da Honda. Liderado por Rúben Faria e com o conselheiro Hélder Rodrigues, Ricky Brabec tornou-se o homem que quebrou o poderio da KTM e tornou-se no primeiro americano a vencer nas motos.

Brabec fez uma segunda semana impecável. Perdeu tempo, sim, e não… Simplesmente geriu o que tinha para gerir. Atrás dele fica Pablo Quintanilla, que leva a Husqvarna ao pódio. Terceira posição para a KTM de Toby Price. O vencedor do ano de 2019 do Rally Dakar, apesar de vitórias em etapas, não pareceu estar muito ligado à ‘corrente’ após o acidente de Paulo Gonçalves, onde foi o primeiro a prestar auxílio.

Ricky Brabec, o primeiro americano a vencer nas motos o Rally Dakar
Fonte: Dakar Rally

Dados interessantes são os da Honda. A última vitória do construtor japonês data de 1989, ou seja, há 31 anos, com Gilles Laley, quando este levou a NRX 750 à vitória.

Já os nossos portugueses levaram a bandeira a bom porto. O capitão da Guarda Nacional Republicana, António Maio, levou a Yamaha até ao 27.º lugar da geral. Já Mário Patrão, o “aguadeiro” da KTM, terminou a prova na 31.º posição da geral.

António Maio foi o melhor português nas duas rodas
Fonte: Dakar Rally

QUADS

Nos Quads, já ninguém retirava a vitória a Ignacio Casale, com Enrico e Sonik a completarem o pódio. Pouca história, numa categoria espetacular.

SSV

Nos SSV, a luta pela posição mais alta do pódio acabou por ficar entregue a uma dupla. Tal como nas motos, os Estados Unidos da América saíram vitoriosos na Arábia Saudita, com a dupla Casey Currie e Sean Berriman a levaram de vencidos Sergei Kariakin e Anton Vlasiuk. Francisco ‘Chaleco’ Lopez levou para casa o terceiro lugar, após ceder posições com um atraso de cerca de 50 minutos.

Bianchi Prata na estreia como navegador no Dakar ficou com a quarta posição nos SSV
Fonte: Dakar Rally

Assim termina mais uma edição do Rally Dakar, a primeira na Arábia Saudita. É de salientar a boa mudança de ares. A nós parece-nos que voltamos a África. Dunas atrás de dunas. Chorámos e retirámos glórias, neste início de 2020. Em memória do Paulo, fica a primeira vitória da Honda no século XXI, ele que ostentou as cores do construtor japonês. Nos carros, grandes lutas e o nosso Paulo Fiúza, que tanta “crítica” levou do Senhor Dakar, conseguiu subir ao pódio. O primeiro português a fazê-lo na categoria dos autos. Bianchi Prata ficou à beira de tal e os guerreiros das motas portaram-se bem. Que venha o Dakar 2021.

Artigo de Opinião de David Pacheco e Helena Escaleira

Foto de Capa: Dakar Rally

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta: «Temos estado sem sete jogadores na linha da frente nos últimos dois meses»

Mikel Arteta reagiu ao empate do Arsenal diante do Sunderland. O técnico espanhol apontou para a falta de opções no ataque dos gunners.

Defesa do Real Madrid recebe aviso interno para aumentar foco e intensidade

Dean Huijsen foi alertado para melhorar o seu foco nos jogos. O Real Madrid mantém confiança no jovem defesa, mas pede evolução no comportamento competitivo.

Boston Celtics de Neemias Queta regressam às vitórias na NBA

Os Boston Celtics venceram os Orlando Magic por 111-107. Neemias Queta contabilizou oito pontos e seis ressaltos no encontro.

Podcast Papo de Bola #96 – Neymar ainda tem vaga na seleção?

O "Papo de Bola" desta semana é sobre Neymar. Os problemas na integração no Santos e a luta do avançado para estar no Mundial 2026. 

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos reage ao Benfica x Casa Pia: «Mostrar a cara e assumir sempre, jamais tentar justificar ou esconder»

Richard Ríos reagiu ao empate do Benfica frente ao Casa Pia, a contar para a 11.ª jornada da Primeira Liga.

Atenção, Benfica: Direção do Nápoles reúne-se com Antonio Conte para decidir o futuro

Antonio Conte admite não estar a conseguir inverter o momento negativo do Nápoles e a reunião com a direção vai ser decisiva para a continuidade do treinador.

Bayern Munique quer segurar defesa com um novo contrato

Dayot Upamecano termina contrato no final da temporada com o Bayern Munique, mas o diretor desportivo da equipa alemã prevê a continuidade do francês.