📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rumo aos Holofotes: A série “F1 Academy” chega ao circuito de streaming

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Uns dirão que é um spin-off de “Drive to Survive”, outros mais uma série da Netflix para cativar audiências. Mas a verdade é que é sem dúvida uma grande iniciativa para impulsionar a categoria, a F1 Academy.

A cargo do projeto está Susie Wolff, que para além de ser a diretora geral da F1 Academy, é ainda membro da Formula One Management (FOM) e antiga piloto de desenvolvimento da Williams. Estamos a falar portanto de uma mulher, que conheceu e conhece, na primeira pessoa, o que é ser mulher num mundo dominado maioritariamente por homens, como o mundo do desporto automóvel, e quão difícil é singrar na modalidade. 

Por isso, tanto a criação como o crescimento da F1 Academy são fundamentais de modo a dar continuidade ao que a W series começou. Isto é, mudar o panorama da modalidade e fazer com que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de chegar à Fórmula 1 (F1) que os homens. E para quem desconhece, a W series foi a primeira iniciativa a chamar a atenção sobre a sub-representação feminina no desporto automóvel, mas após 3 temporadas chegou ao fim devido à falta de investimento e visibilidade. 

Assim sendo,  o objetivo  da F1 Academy é receber o mesmo tratamento mediático que a Fórmula 1 para que a categoria ganhe valor, mas não só. Vejamos, quanto mais a F1 Academy crescer, mais mulheres se vão lançar no karting ou pelo menos no desporto automóvel mais cedo e fazer com que as mesmas possam ter um percurso no desporto que ofereça as mesmas oportunidades que aos rapazes. 

E para isso nada melhor do que ampliar a popularidade da categoria. 

Por isso, é muito importante, numa primeira instância, ter o apoio concreto das 10 equipas de Fórmula 1. Foi e é fundamental que as mesmas se tenham juntado à grelha da F1 Academy nesta temporada. Isto obrigou as equipas de Fórmula 1 a procurar mulheres para pilotar na categoria, como foi o caso da McLaren.

Quanto às corridas da F1 Academy, desde 2024 não só passaram a acontecer ao mesmo tempo que os grandes prémios de Fórmula 1 mas também passaram a ser emitidas em mais de 160 territórios no canal do YouTube e na rede social X da categoria, assim como na APP da F1 TV. Calando assim as críticas feitas à modalidade, uma vez que em 2023 às corridas para além de não serem emitidas, as atualizações eram feitas pelas redes sociais.

Já a série é só mais um elemento que torna o plano de Susie Wolff genial. Se bem nos recordamos, a série documental da Netflix sobre o pináculo do Desporto Motorizado não só permitiu à Fórmula 1 reconquistar o interesse das pessoas pelo desporto como também viu um aumento considerável das audiência, nomeadamente nas camadas mais jovens. 

A serie, vai-se chamar sem grandes surpresas “F1 Academy” e vai nos permitir ter acesso total e exclusivo aos bastidores da categoria. Claro que também se vai focar nos dramas das corridas e nas rivalidades entre as pilotos; assim como nas histórias pessoais e os grandes risco que as pilotos, equipas, patrocinadores e famílias enfrentam ao longo de um ano de campeonato.

Se bem nos recordamos, a série da documental da Netflix sobre o pináculo do Desporto Motorizado, não só permitiu à Fórmula 1 reconquistar o interesse das pessoas pelo desporto como também viu um aumento considerável das audiência, nomeadamente nas camadas mais jovens. 

A produção da série vai ser da total responsabilidade da produtora Hello Sunshine que é a grande produtora da série. Esta é uma produtora fundada pela atriz Reese Witherspoon e que tem o propósito de propagar o trabalho das mulheres, tornando o seu impacto mais duradouro. 

Só nos resta esperar ansiosamente pela estreia, mas é sem sombra de dúvidas um grande plano já que a criação de tudo isto faz muito sentido uma vez que a fan base da Fórmula 1 é composta por 40% de mulheres. Portanto sim, é cada vez mais importante que as mulheres sejam representadas na Fórmula 1 e a todos os níveis.

Cindy Tomé
Cindy Tomé
Nasceu em França, onde viveu grande parte da sua vida. Mas as suas raízes levaram-na a regressar a Portugal aos 18 anos. Formou-se no Porto, onde prosseguiu estudos em jornalismo. Eterna fascinada com a "caixa mágica", cresceu a querer ser apresentadora. Foi justamente esse amor pela televisão que a levou a prosseguir os estudos e, atualmente, é mestre em TV e Entretenimento. O pai foi quem lhe passou a paixão pelo Futebol e sendo também ele e a sua melhor amiga os grandes culpados por se interessar pela F1. Atualmente, caminha para se tornar repórter de TV nestes dois mundos desportivos.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já prepara partida contra o Gil Vicente: Rui Borges falará com os jornalista no dia de Ano Novo

O Sporting arrancou durante esta segunda-feira a preparação para o encontro válido pela 17.ª jornada da Primeira Liga.

Gustavo Puerta na mira do FC Porto e do Braga

O FC Porto e o Braga estão de olho na contratação de Gustavo Puerta. o médio internacional colombiano de 22 anos está ao serviço do Racing Santander.

Ruben Amorim fala de Bruno Fernandes: «Ele está sempre a falar»

Ruben Amorim falou sobre Bruno Fernandes, durante e antevisão à partida entre o Manchester United e o Wolverhampton.

Época caótica: Wolverhampton pode contratar terceiro treinador de 2025/26

O Wolverhampton está a ponderar demitir Rob Edwards. O técnico só sabe perder no comando técnico dos ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Neves apontado a novo tubarão europeu

Rúben Neves interessa à Juventus. O médio internacional português pode assim regressar à Europa pela porta de Turim.

Mateus Fernandes diz quais são as 3 equipas da Primeira Liga que ainda acompanha e deixa mensagem ao Sporting: «Onde quer que esteja, vai...

Mateus Fernandes tem sido uma das peças fundamentais no West Ham de Nuno Espírito Santo. O médio português afirmou que ainda tenta acompanhar os resultados de Sporting, Estoril Praia e Arouca.

Braga x Benfica: Enzo Barrenechea manifesta-se em relação ao golo anulado aos encarnados

Enzo Barrenechea manifestou-se em relação ao golo anulado ao Benfica frente ao Braga, que terminou com um 2-2.