WRC, Monte Carlo | Rei Ogier VIII

- Advertisement -

O Rali de Monte Carlo abriu caminho à competição do mundo de WRC. Na gelada, centenária, (sem espetadores) e tradicional prova de abertura, competem os melhores, em desafios completamente incríveis.

Falemos de Sébastien Ogier: obteve o sétimo título no ano passado, acabando 2020 da melhor forma ao vencer o Rali de Monza. Começou com o número 1 na porta, pretendia acabar assim, e assim acabou. O que pretende em Monte Carlo é sempre o mesmo: vencer.

O seu desejo de acabar no topo prende-se muito com o término da sua carreira. O piloto francês assumiu que esta temporada seria a sua última e, claramente, tal terá influência na sua prestação, sendo que o piloto continua ao mais alto nível e acabou por arrasar nesta edição de 2021. A vitória é-lhe entregue, e muito bem entregue.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, (Toyota Yaris WRC), venceram a 89.ª edição do Rali de Monte Carlo. Na prova inicial do Mundial de 2021, (campeonato com 12 rondas), conquistaram a 8.ª vitória, um recorde na histórico da competição. O francês, que nos presenteia com as suas últimas prestações, venceu pela 50.ª vez nos 157 ralis no campeonato.

Ogier venceu nove das 14 especiais, incluindo a Power Stage com 14,31 km (que distribuiu pontos de bónus aos cinco mais rápidos). Aos 25 pontos da vitória, somou mais cinco pontos e terminou com um total de 30.

Na conferência de imprensa pós-evento, organizada pela FIA, Ogier refere a emoção da sua vitória: “Foram mencionados alguns números especiais, que vêm além dessa emoção excecional que tenho de ganhar este Rali de Monte-Carlo. Este é o rali que me deu o sonho de um dia ser piloto. (…) Colecionar oito troféus neste rali é algo que nunca tinha pensado e estou muito orgulhoso disso.”

A par da vitória do francês, foi também a primeira de Jari-Matti Latvala, o ex piloto do WRC, que substitui Tommi Makinen e ocupa atualmente o cargo de patrão da equipa da Toyota.

Na conferência de imprensa após a prova, Jari-Matti Latvala prestou as seguintes declarações: “Aproveitei o fim de semana e devo dizer que a forma da minha equipa, dos pilotos é impressionante. Fiquei realmente impressionado com todo o trabalho da equipa.”

Condições meteorológicas adversas são as melhores amigas dos… acidentes e percalços. Quem o sabe bem é Teemu Suninen, que terá apanhado, muito provavelmente, o susto da sua carreira. No primeiro dia de prova, o carro entrou em despiste, embateu numa barreira, capotou e saiu da estrada, parando numa ravina. Não foi bonito de se ver. Piloto e co-piloto ficaram ilesos deste acidente, já o mesmo não se pode dizer do Ford Fiesta. O carro precisava de uma manutenção, que foi impossível de prestar, de modo a continuar e, por isso, o finlandês saiu de prova, após uma prestação muito boa.

Thierry Neuville sentiu também na pele os efeitos da chuva e gelo e, num pequeno erro numa curva, perdeu o controlo do carro que ficou virado para o lado contrário. Não foi de todo grave para si nem para o carro, mas fê-lo perder tempo.

Ainda sobre percalços, o grande Ogier conseguiu perder um pneu pelo caminho. Tal dificultou imenso a sua prestação e, enquanto lidava com os problemas, Evans passou para o primeiro lugar.

Também Ott Tänak perdeu um pneu pelo caminho. Recorde-se que o piloto, na edição passada do Rali de Monte Carlo, teve um violento acidente, a alta velocidade, que o tirou do cenário.  Quase no mesmo troço do acidente em 2020, é obrigado a parar o carro e a pedir assistência.

Kalle Rovanperä liderava uma classificativa quando falhou na sua performance, tendo também um pequeno despiste que o fez perder tempo, caíndo para quarto lugar.

O pódio foi quase preenchido pela Toyota. Kalle Rovanperä não conseguiu fazer frente aos tempos do belga Thierry Neuville e, acabou em quarto lugar. Na realidade o piloto apostou numa condução mais defensiva em que garantisse a sua posição atual, já que seria impossível superar Neuville.

Ao nível da pontuação, Sébastien Ogier termina com 30 pontos, a 13 pontos de Thierry Neuville.

Fonte: WRC

Em relação aos construtores, a Toyota Gazoo Racing WRT, fica à frente com 52 pontos. Em segundo lugar, Hyundai Shell Mobis World Rally Team e em terceiro lugar, a M-Sport Ford World Rally Team. O quarto lugar é ocupado pela Hyundai 2C Competition.

O promotor do Mundial de Ralis confirmou duas estreias no calendário do campeonato em 2021: os Ralis do Ártico e da Bélgica. O próximo realizar-se-á de 26 a 28 de fevereiro.

Foto de capa: WRC

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Olympiacos rejeitou proposta da Premier League de 40 milhões de euros por médio de 18 anos

Segundo o próprio diretor desportivo, o Olympiakos rejeitou uma proposta de 40 milhões do Brighton pelo jovem médio este verão.

Van der Vaart critica Portugal e deixa ataque a Cristiano Ronaldo: «Não têm muito sentido de humor»

O antigo internacional neerlandês, Rafael van der Vaart, voltou a responder a Cristiano Ronaldo, numa disputa que já leva um ano.

Rui Costa reage ao mapeamento da FPF revelado por Frederico Varandas: «O presidente do Sporting teve acesso a um número que mais ninguém teve»

Rui Costa respondeu às declarações proferidas por Frederico Varandas sobre o mapeamento dos órgãos sociais da FPF.

Luis Carrión regressa ao Real Oviedo e assume a equipa da La Liga

Luis Carrión é o novo treinador do Real Oviedo. O técnico espanhol de 46 anos foi o escolhido para assumir a equipa da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim quer renovar com Harry Maguire

O Manchester United já iniciou conversações com Harry Maguire para a renovação do contrato do internacional inglês.

Jordan Henderson e a chamada à Seleção Inglesa: «Perguntem à equipa técnica e jogadores se sou uma ‘cheerleader’»

Jordan Henderson respondeu à contestação suscitada pelo facto de ter sido chamado à seleção de Inglaterra por Tomas Tuchel.

Rio Ferdinand faz confissão sobre trabalho de Ruben Amorim no Manchester United

Rio Ferdinand admitiu que Ruben Amorim poderia ter sido despedido caso não tivesse vencido o Sunderland na 7.ª jornada da Premier League.