
A CORRIDA: TURCO ARRANCOU MAL E O ITALIANO APROVEITOU PARA GANHAR VANTAGEM E CONTROLAR ATÉ AO FIM
O Mundial de Superbikes (WSBK) passou este ano pela segunda vez por Portugal, depois de já ter havido uma ronda em Portimão em março. Desta vez, foi o autódromo do Estoril a receber a categoria que poderia fazer Toprak Razgatlioglu renovar o título de pilotos, algo que acabou por não acontecer.
O turco vinha a dominar o fim de semana, vencendo a primeira corrida no sábado e conquistando também a superpole race desta manhã. Contudo, o piloto da BMW teve um mau arranque para a segunda corrida do fim de semana, perdendo quatro posições quando arrancava da pole position e passando para o quinto lugar.
Razgatlioglu não demorou muito tempo a reassumir a segunda posição, ultrapassando Álvaro Bautista, Andrea Iannone e Andrea Locatelli, mas Nicolò Bulega já tinha aproveitado para criar uma distância de cerca de dois segundos para o seu rival, que precisava de não perder mais de 18 pontos para Toprak para adiar a luta pelo título para a última ronda.





Fotos: Alguns momentos da luta pelo título no Estoril. Fonte: Rafael Ferreira / Bola na Rede
Bulega acabou por gerir bem a corrida até ao final, nunca deixando que o turco ficasse a menos de um segundo de distância, permitindo à Ducati festejar uma vitória no Estoril, embora as contas do campeonato continuem favoráveis ao homem que vai para o Mundial de MotoGP em 2026, substituindo Miguel Oliveira na Pramac.
Bautista terminou na terceira posição, a mais de dez segundos de Toprak, com toda a época a ter os dois primeiros do campeonato muito à frente dos restantes. Alex Lowes foi quarto classificado, com Andrea Locatelli em quinto e Xavi Vierge em sexto. Remy Gardner, Axel Bassani, Jonathan Rea e Michael van der Mark completam o top-10, com Garrett Gerloff, Andrea Iannone, Ryan Vickers, Bahattin Sofuoglu e Yari Montella a completarem os lugares pontuáveis.
Nota ainda para o português Ivo Lopes, a fazer esta ronda no Estoril pela Honda (não fez todo o campeonato), com um fim de semana difícil, a sair do fundo da grelha e a abandonar cedo, aparentemente devido a um problema com a moto.
PILOTO DO DIA
Nicolò Bulega (Ducati) – O título de pilotos está praticamente perdido, mas Bulega fez aquilo que tinha de fazer nesta última corrida. Arrancou bem, ao contrário de Toprak, e aproveitou os instantes iniciais da prova para ganhar uma distância que o piloto turco não conseguiu reduzir, levando a luta pelo título até à última ronda, em Jerez.
DESILUSÃO DO DIA
Andrea Iannone (GoEleven) – Iannone partia de uma boa posição na grelha e foi um dos pilotos que ganhou posição a Razgatlioglu no arranque da prova. Depois de perder para o turco, o italiano cometeu um erro e saiu em frente na pista, perdendo várias posições e caindo para fora dos pontos. Ainda recuperou até ao 12.º lugar, mas o erro prejudicou-o muito