CM Punk: Pois, a UFC não pode ser isto

- Advertisement -

Julgo já me ter pronunciado sobre este tema em artigos anteriores. Ainda assim, a performance de CM Punk no evento UFC 225 não deixou ninguém indiferente. Era a narrativa perfeita, envolvendo um veterano sem experiência em MMA, uma antiga estrela do sports entertainment, com milhões de fãs espelhados por todo o mundo. CM Punk era o underdog que iria, com coragem e empenho, superar todas as adversidades.

CM Punk iria provar que nunca somos velhos demais para conquistarmos os nossos sonhos, para superarmos as adversidades, que podemos fazer aquilo que queremos se trabalharmos, se nos atirarmos de cabeça com empenho e determinação calando as vozes pessimistas que teimam em agastar-nos com comentários ofensivos e desencorajadores. Esta era uma narrativa que podia ter sido concebida por um dos mais experientes guionistas da WWE. No entanto, caros leitores, UFC não é WWE.

Os focos da polémica são inúmeros. Desde logo, o próprio CM Punk. Depois da sua derrota frente a Mickey Gall, rapidamente se percebeu que Philip Brooks (CM Punk) não teria forma de contrariar a sua própria veterania e inexperiência. Portanto, muitos estranharam a inclusão do seu nome no main card do evento, quando haviam combates como o de Alistair Overeem vs Curtis Blaydes. Por que razão CM Punk e Mike Jackson haveriam de merecer tal reconhecimento?

CM Punk sem argumentos para a troca de golpes
Fonte: UFC

A incapacidade de encontrar uma resposta plausível a esta pergunta, motivou fortes críticas à administração da maior promotora de eventos de MMA do mundo. Muitos consideram que este combate desvirtua tudo aquilo que o desporto representa. Outros considerarão que é uma falta de respeito para com todos aqueles que lutam há vários anos por uma oportunidade de competir no octógono da UFC, por um contrato que mudasse as suas vidas. Não nos esqueçamos que por todo o mundo existem atletas a competir em pequenas organizações de MMA. Muitos destes atletas não são profissionais e conciliam o treino e a competição com as suas profissões.

Este é um assunto que me é bastante caro. Pratiquei artes marciais durante vários anos. Pratiquei judo quando era criança e já adolescente tive o privilégio de treinar muay thai. Nesta minha última experiência pude constatar o sacrifício de ser atleta profissional numa modalidade com pouca expressão. Vi com os meus próprios olhos atletas que corriam dos seus trabalhos para o clube, dispostos a treinar várias horas sem uma recompensa financeira ajustável à dimensão do seu esforço.

João Pedro Chitas
João Pedro Chitashttp://www.bolanarede.pt
Amante, praticante e obcecado por Artes-Marciais. Acredita que a UFC foi a melhor coisa que aconteceu no desporto depois do ouro de Carlos Lopes.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.