CM Punk: Pois, a UFC não pode ser isto

- Advertisement -

Julgo já me ter pronunciado sobre este tema em artigos anteriores. Ainda assim, a performance de CM Punk no evento UFC 225 não deixou ninguém indiferente. Era a narrativa perfeita, envolvendo um veterano sem experiência em MMA, uma antiga estrela do sports entertainment, com milhões de fãs espelhados por todo o mundo. CM Punk era o underdog que iria, com coragem e empenho, superar todas as adversidades.

CM Punk iria provar que nunca somos velhos demais para conquistarmos os nossos sonhos, para superarmos as adversidades, que podemos fazer aquilo que queremos se trabalharmos, se nos atirarmos de cabeça com empenho e determinação calando as vozes pessimistas que teimam em agastar-nos com comentários ofensivos e desencorajadores. Esta era uma narrativa que podia ter sido concebida por um dos mais experientes guionistas da WWE. No entanto, caros leitores, UFC não é WWE.

Os focos da polémica são inúmeros. Desde logo, o próprio CM Punk. Depois da sua derrota frente a Mickey Gall, rapidamente se percebeu que Philip Brooks (CM Punk) não teria forma de contrariar a sua própria veterania e inexperiência. Portanto, muitos estranharam a inclusão do seu nome no main card do evento, quando haviam combates como o de Alistair Overeem vs Curtis Blaydes. Por que razão CM Punk e Mike Jackson haveriam de merecer tal reconhecimento?

CM Punk sem argumentos para a troca de golpes
Fonte: UFC

A incapacidade de encontrar uma resposta plausível a esta pergunta, motivou fortes críticas à administração da maior promotora de eventos de MMA do mundo. Muitos consideram que este combate desvirtua tudo aquilo que o desporto representa. Outros considerarão que é uma falta de respeito para com todos aqueles que lutam há vários anos por uma oportunidade de competir no octógono da UFC, por um contrato que mudasse as suas vidas. Não nos esqueçamos que por todo o mundo existem atletas a competir em pequenas organizações de MMA. Muitos destes atletas não são profissionais e conciliam o treino e a competição com as suas profissões.

Este é um assunto que me é bastante caro. Pratiquei artes marciais durante vários anos. Pratiquei judo quando era criança e já adolescente tive o privilégio de treinar muay thai. Nesta minha última experiência pude constatar o sacrifício de ser atleta profissional numa modalidade com pouca expressão. Vi com os meus próprios olhos atletas que corriam dos seus trabalhos para o clube, dispostos a treinar várias horas sem uma recompensa financeira ajustável à dimensão do seu esforço.

João Pedro Chitas
João Pedro Chitashttp://www.bolanarede.pt
Amante, praticante e obcecado por Artes-Marciais. Acredita que a UFC foi a melhor coisa que aconteceu no desporto depois do ouro de Carlos Lopes.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Exclusivo Bola na Rede confirmado: Bruno Clara oficializado como treinador do Sacavenense

O Sacavenense confirmou o exclusivo lançado pelo Bola na Rede ao anunciar oficialmente Bruno Clara como treinador principal.

FC Porto próximo de garantir regresso de Seko Fofana em negócio sem custos: eis os detalhes

Seko Fofana está próximo do FC Porto. Dragões negoceiam regresso do médio em novo empréstimo, sem encargos financeiros.

Tottenham continua a gastar dinheiro e fecha novo avançado do Manchester City em negócio que pode chegar aos 58 milhões de euros

Omar Marmoush vai reforçar o Tottenham. Avançado egípcio chega do Manchester City por empréstimo com opção de compra, obrigatória mediante certas condições.

Vasco Matos e Sotiris Silaidopoulos fizeram a análise à vitória do Rio Ave sobre o Estoril

O Rio Ave venceu o Estoril por dois a zero na terceira jornada da Liga. Eis o rescaldo de ambos os treinados à partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Marítimo x Académico de Viseu: Eis as reações de Mitchell van der Gaag e de Bruno Pinheiro ao empate

O Marítimo empatou a dois com o Académico de Viseu. Ambos os treinadores fizeram o rescaldo após o fim do encontro.

Gonçalo Guedes esteve no Mundial 2026 e pode ser mais um internacional português a rumar ao Médio Oriente

Gonçalo Guedes é alvo do Al Wahda dos Emirados Árabes Unidos. Negociações em andamento entre a Real Sociedad e o emblema do Médio Oriente.

Manchester City garante vitória sofrida nos descontos à boleia dos passes de Rayan Cherki e Brighton assume liderança da Premier League após golear o...

O Manchester City venceu o Brighton nos descontos na estreia na Premier League. Já o Brighton goleou o Aston Villa.