CM Punk: Pois, a UFC não pode ser isto

- Advertisement -

Julgo já me ter pronunciado sobre este tema em artigos anteriores. Ainda assim, a performance de CM Punk no evento UFC 225 não deixou ninguém indiferente. Era a narrativa perfeita, envolvendo um veterano sem experiência em MMA, uma antiga estrela do sports entertainment, com milhões de fãs espelhados por todo o mundo. CM Punk era o underdog que iria, com coragem e empenho, superar todas as adversidades.

CM Punk iria provar que nunca somos velhos demais para conquistarmos os nossos sonhos, para superarmos as adversidades, que podemos fazer aquilo que queremos se trabalharmos, se nos atirarmos de cabeça com empenho e determinação calando as vozes pessimistas que teimam em agastar-nos com comentários ofensivos e desencorajadores. Esta era uma narrativa que podia ter sido concebida por um dos mais experientes guionistas da WWE. No entanto, caros leitores, UFC não é WWE.

Os focos da polémica são inúmeros. Desde logo, o próprio CM Punk. Depois da sua derrota frente a Mickey Gall, rapidamente se percebeu que Philip Brooks (CM Punk) não teria forma de contrariar a sua própria veterania e inexperiência. Portanto, muitos estranharam a inclusão do seu nome no main card do evento, quando haviam combates como o de Alistair Overeem vs Curtis Blaydes. Por que razão CM Punk e Mike Jackson haveriam de merecer tal reconhecimento?

CM Punk sem argumentos para a troca de golpes
Fonte: UFC

A incapacidade de encontrar uma resposta plausível a esta pergunta, motivou fortes críticas à administração da maior promotora de eventos de MMA do mundo. Muitos consideram que este combate desvirtua tudo aquilo que o desporto representa. Outros considerarão que é uma falta de respeito para com todos aqueles que lutam há vários anos por uma oportunidade de competir no octógono da UFC, por um contrato que mudasse as suas vidas. Não nos esqueçamos que por todo o mundo existem atletas a competir em pequenas organizações de MMA. Muitos destes atletas não são profissionais e conciliam o treino e a competição com as suas profissões.

Este é um assunto que me é bastante caro. Pratiquei artes marciais durante vários anos. Pratiquei judo quando era criança e já adolescente tive o privilégio de treinar muay thai. Nesta minha última experiência pude constatar o sacrifício de ser atleta profissional numa modalidade com pouca expressão. Vi com os meus próprios olhos atletas que corriam dos seus trabalhos para o clube, dispostos a treinar várias horas sem uma recompensa financeira ajustável à dimensão do seu esforço.

João Pedro Chitas
João Pedro Chitashttp://www.bolanarede.pt
Amante, praticante e obcecado por Artes-Marciais. Acredita que a UFC foi a melhor coisa que aconteceu no desporto depois do ouro de Carlos Lopes.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo destaca evolução de Portugal e fala de Cristiano Ronaldo: «As coisas vão acabar da melhor maneira»

João Cancelo fez o rescaldo da partida entre Portugal e Noruega, a contar para a quarta jornada da Liga das Nações.

Dinamarca vence País de Gales e ainda sonha com o 1.º lugar de Portugal e super Grécia volta a travar Alemanha: eis os resultados...

Dia cheio de jogos na Liga das Nações. Nota de maior destaque ao grupo de Portugal, onde a Dinamarca venceu o País de Gales.

Eis os 5 destaques do Portugal x Noruega

Portugal venceu a Noruega por 2-1 no Estádio do...

Portugal vence Noruega e garante passagem direta à final four da Liga das Nações

Portugal recebeu e venceu a Noruega por 2-1, no Estádio do Dragão, em jogo da 4.ª jornada da Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional garante que Jorge Jesus quer convocar Cristiano Ronaldo em novembro e promover o regresso do capitão à seleção

Jorge Jesus quer convocar Cristiano Ronaldo para os próximos jogos de Portugal. Decisão ficará nas mãos do avançado português.

Selecionador do México relativiza exibição de Santiago Giménez: «Faz-lhe falta ter mais minutos para estar numa melhor forma»

Rafa Márquez analisou a exibição de Santiago Giménez na derrota do México diante dos EUA. Avançado do FC Porto foi titular.

Antes de Souffian El Karouani houve outro lateral marroquino no Benfica: «O Benfica é uma equipa histórica que contrata grandes jogadores e lhes oferece...

Abdelkrim El-Hadrioui recordou passagem pelo Benfica e falou do seu compatriota e colega de profissão. Souffian El Karouani mantém legado marroquino.