McGregor vs. Cerrone – O ponto de partida

- Advertisement -

É oficial: Conor McGregor está de volta, e vai enfrentar Donald Cerrone no UFC 246, na T-Mobile Arena em Las Vegas. Mas será esta a luta certa para o irlandês? Será que ele tem muito a perder? Vamos analisar este combate.

Os rumores sobre esta luta já são antigos. Já em março, ambos os atletas estiveram para lutar, mas Dana White referiu que o combate não seria evento principal. Isto deve-se ao facto dos eventos principais do UFC serem por um título (caso sejam pay-per-views, o que era na altura).

Tais condições não agradaram a McGregor, e a luta acabou por não ficar fechada nessa altura (lê mais aqui).

Donald Cerrone: Luta certa ou o caminho mais fácil?

Quando esta luta foi confirmada, foi muita a discussão em seu torno gerada. Muitos diziam que esta é a luta certa para o regresso de Conor, outros dizem que está se está a desviar dos melhores lutadores.

É um facto que McGregor poderia regressar e enfrentar, por exemplo, Justin Gaethje, que está no topo da divisão de peso-leve. É um facto que poderia enfrentar Jorge Masvidal que é, a esta altura, o lutador com mais mediatismo à sua volta.

Mas o que ganharia McGregor com isso? O irlandês não vence uma luta há mais de três anos (última vitória foi contra Eddie Alvarez no UFC 205) e já não compete há mais de um ano. É claro que nós como fãs preferimos as lutas mais entusiasmantes, mas um atleta tem de pensar bem e escolher as melhores opções para a sua carreira. Ainda por cima alguém como McGregor, que teve um 2019 muito conturbado com vários processos legais.

Sem descredibilizar Cerrone, é uma luta mais acessível para McGregor do que qualquer outra opção apresentada acima. O americano de 36 anos vem de duas derrotas por nocaute frente a Tony Ferguson e Justin Gaethje. Para além da idade, não é fácil para um atleta combater depois de dois nocautes. Isto tudo são fatores a favor de McGregor.

Cerrone venceu o último combate em maio, frente a Al Iaquinta
Fonte: UFC

Mas o que torna esta luta interessante são os estilos de ambos os lutadores. Ambos são strikers, muito bons no combate em pé. Isto também favorece McGregor, que é conhecido pelo seu strike. Mas Cerrone é fantástico no jogo de chão: 17 das suas 36 vitórias foram via submissão.

Outro fator a destacar é a categoria de peso. Cerrone combatia nos 77kg, mas no início do ano decidiu regressar aos 70kg e ganhou dois combates, e perdeu dois. McGregor que o normal seria combater na divisão dos 70kg, vai enfrentar Cerrone nos 77kg.

Esta questão do peso terá muitas implicações na luta. Cerrone é maior que McGregor, e o irlandês não terá a mesma rapidez e resistência que tem nas categorias inferiores. Para além disto, como Cerrone será mais pesado, Conor terá, em teoria, menor poder de KO.

Para mim, esta é a luta certa para McGregor regressar, conseguir uma vitória, e afastar os seus últimos três anos.

McGregor – Afinado ou enferrujado?

À data do combate fará um ano e dois meses desde a última vez que McGregor entrou no octógono. Também fará três anos e dois meses desde a última vitória de McGregor no UFC. O chamado “ring rust”, ou “ferrugem de combate” é algo bem real. Um atleta que passe muito tempo sem competir, embora treine, fica sempre “enferrujado”. Para além do mais, o próprio McGregor admitiu beber álcool durante o campo de treino para o combate contra Khabib, o que é, obviamente, contraproducente quando se quer atingir o pico da forma física.

Outro tópico muito falado pelo irlandês é a questão da motivação. Ele referiu que depois de vencer Eddie Alvarez, que nunca mais sentiu a mesma motivação de outrora.
Ele referiu mais recentemente que se sente motivado e está com muitos objetivos para o ano 2020, veremos se é verdade.

Também será essencial para McGregor se afastar dos problemas que teve em 2019: partir um telemóvel de um fã, agredir um idoso num bar, entre outros. O objetivo disto será reconquistar muitos dos fãs que agora estão contra ele.

McGregor competiu pela última vez em novembro do ano passado
Fonte: UFC
Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.