#SpeakingOut: O escândalo que está a abalar o mundo do wrestling

- Advertisement -

O movimento #SpeakingOut tem trazido à luz diversos casos de violência, assédio e abusos sexuais que envolvem vários lutadores e personalidades ligados ao mundo do wrestling. Nos últimos dias, são muitas as pessoas que ganharam a coragem de denunciarem situações inaceitáveis às quais foram submetidas.

Tudo começou no passado dia 17 de junho, quando David Starr, um lutador conhecido no circuito independente, foi acusado pela ex-namorada, Victoria, de a ter enganado e abusado sexualmente durante a relação.

O lutador publicou um comunicado no qual respondeu à acusação, admitindo ter enganado muitas das suas namoradas e que tal se devia a problemas psicológicos e traumas de infância e terminou pedindo desculpa a cinco ex-namoradas. Noutro comunicado, o lutador confessou ter cometido abusos sexuais, mas, em sua defesa, afirma não saber que a relação não era consensual. Entretanto, a sua conta de Twitter foi apagada.

As reacções não se fizeram esperar e muitas das empresas nas quais Starr trabalhava (e onde detinha alguns títulos) revelaram que deixarão de contar com o seu contributo no futuro.

Mas o que parecia ser um caso isolado despoletou diversas acusações de comportamentos semelhantes, direccionadas a várias personalidades de wrestling. Os nomes mais sonantes envolvidos são os de Velveteen Dream, Matt Riddle, Jack Gallagher, Jordan Devlin, Jim Cornette, Jimmy Havoc, Travis Banks, entre outros.

Começando pelos lutadores da WWE, Matt Riddle foi acusado pela lutadora independente Candy Cartwright, que revelou que, numa viagem de carro, o atual membro do SmackDown lhe pediu para fazer sexo. Esta recusou e Riddle terá colocado a mão no pescoço da lutadora e perguntado “e se eu te obrigasse?”. Cartwright acabou por lhe fazer sexo oral e confessou ter-se sentido humilhada.

Matt Riddle estreou-se recentemente na WWE Smackdown!
Fonte: WWE

A resposta de Riddle não se fez demorar, publicando um comunicado do seu advogado no qual a acusação é negada.

Jordan Devlin também foi acusado, para além de traição, de violência doméstica. A acusadora – Hannah Francesca – partilhou fotos de ferimentos que terão sido provocados pelo ex-NXT Cruiserweight Champion. Devlin já reagiu, negando todas as acusações.

Velveteen Dream, por seu lado, foi acusado de assédio sexual a menores. Não é a primeira vez que o lutador do NXT é alvo de acusações deste género, mas nenhuma das anteriores foi comprovada.

Neste caso, várias pessoas estão a acusar Dream de formar amizades com jovens fãs aspirantes a serem lutadores de wrestling, fazer videochamadas e depois pedir-lhes para tirarem a sua roupa com o pretexto de ver o seu progresso.

Jack Gallagher também foi acusado de violação e, no seu caso, a WWE não perdeu tempo e despediu-o imediatamente e apagou qualquer registo seu da história da empresa.

Jim Cornette foi um dos casos mais chocantes. Vários lutadores acusaram-no de, aquando da sua actividade enquanto dono da OVW, obrigar talentos a fazerem sexo com a sua esposa para terem melhores hipóteses de ganharem títulos. Cornette e a sua mulher Stacy negam estas acusações, mas são muitos os lutadores que as fazem.

Já Travis Banks, do NXT UK, foi acusado de, durante um ano, ter mantido uma relação secreta com a lutadora Millie McKenzie, treze anos mais nova que Banks e que na altura dos acontecimentos tinha dezassete. Esta acusou-o de a ter traído, muitas vezes à sua frente, o que, nas suas palavras, impactou negativamente a sua saúde mental e autoconfiança.

Em relação a todas as acusações, a WWE emitiu um comunicado no qual afirmava ser contra qualquer tipo de ações deste género e que, quando um lutador for acusado por má conduta, o seu contrato será cancelado e o lutador despedido.

Também a AEW não ficou imune a este movimento. Jimmy Havoc foi acusado por Rebecca Crow, sua ex-namorada, que revelou na sua conta Twitter ter sofrido diversos abusos verbais e mentais, culpando Havoc de, entre outras coisas, lhe ter dito que tinha vontade de se suicidar por sua causa. A empresa de Tony Khan reagiu, afirmando que, de momento, Havoc irá fazer reabilitação para recuperar da sua dependência de álcool e que só depois a sua posição na empresa será avaliada.

Este movimento abalou por completo o mundo do wrestling. Infelizmente, casos de abuso verbal e sexual continuam a ser comuns em qualquer lugar e somente uma justiça punidora e justa poderá começar a diminuir o seu número de vítimas.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Jejum, pressão e ambição europeia | Go Ahead Eagles x Braga

Go Ahead Eagles e Braga irão disputar os três pontos no último jogo da fase da Liga da competição, num duelo que se antevê intenso.

Rui Borges confessa: «Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Palmeiras de Abel Ferreira empata e Luís Castro é derrotado na estreia pelo Grémio: Eis os resultados da jornada de abertura do Brasileirão

Na primeira jornada do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 2-2 no terreno do Atlético Mineiro e o Grémio de Luís Castro foi derrotado por 2-1 pelo Fluminense.

Rui Borges: «Renovação? Não estou preocupado com isso»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa Athletic x Sporting: «Não concordo que tenha sido das piores primeiras partes»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Entre a obrigação e o respeito competitivo | Rangers x FC Porto

O Estádio do Dragão recebe um jogo de peso europeu, não pelo que o Rangers ainda pode conquistar na competição, mas pelo que o FC Porto tem obrigatoriamente de garantir.

Alex Amorim deixa Alverca e está confirmado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação de Alex Amorim. O médio brasileiro de 20 anos deixou o Alverca a título definitivo.