📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os Esquis não descansam só porque é verão

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEsta é a altura do ano em que o leitor menos espera que se fale de Desportos de Inverno, mas, contrariando o senso comum, estes não param só porque o calendário diz que chegamos ao verão. É claro que não é a sua época forte e que a atividade é reduzida, mas as competições continuam a existir.

O primeiro ponto não é assim tão surpreendente e está, na verdade, ligado ao básico da geografia. No hemisfério Sul não é verão e, por isso, grande parte das provas que se disputam nesta altura do ano decorrem na Austrália, Nova Zelândia e Argentina.

Depois, há os métodos mais criativos, em que se adaptam os desportos à falta de neve. Um exemplo é o Roller Ski, em que os esquis são equipados com pequenas rodas, uma à frente e outra atrás, e disputam as provas no estilo Cross-country. Outra situação semelhante é a do Esqui de Relva em que os esquis passam a ter uma superfície rolante e competem no formato semelhante ao do esqui alpino. Estas duas disciplinas foram primeiro criadas como forma de permitir aos esquiadores manter a forma e treinar durante o verão, mas viriam a autonomizar-se e hoje têm direito a algumas competições menores, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo.

: O Roller Ski é uma das adaptações do esqui ao verão Fonte: Fédération Internationale de Ski
: O Roller Ski é uma das adaptações do esqui ao verão
Fonte: Fédération Internationale de Ski

No entanto, a prova rainha do verão é o Grand Prémio de Verão de Saltos de Esqui que é realizado desde 1994 e em que os saltadores aterram em superfícies de relva ou plástico. A importância desta prova é bem demonstrada pelo facto de, ao contrário do que muitas vezes acontece nas disciplinas mencionadas acima, atrair os mais fortes atletas da modalidade, com grandes nomes da história dos saltos de esqui, como Simon Ammann ou Adam Malysz, terem o seu nome inscrito na lista de vencedores. Desde 2012, há também uma competição feminina que tem sido dominada por Sara Takanashi, a mais bem-sucedida saltadora feminina da história.

A edição deste ano começou no fim-de-semana passado em Wisla, na Polónia, com os saltadores da casa a levar a melhor, tendo Dawid Kubacki vencido esta primeira prova à frente do compatriota Maciej Kot e do alemão Karl Geiger e, alcançando os 100 pontos correspondentes, é o primeiro líder do Grande Prémio de Verão 2017. A próxima prova está agendada para 29 de julho na Alemanha, em Hinterzarten.

Foto de Capa: Fonte: Österreichische Skiverband

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Son Heung-min assume que quer voltar a Londres: «Eu mereço dizer-lhes adeus»

O internacional sul-coreano, Son Heung-min, demonstrou interesse em voltar a Londres para que se possa despedir dos adeptos do Tottenham.

Diogo Boa Alma confirmado como diretor-geral do AVS SAD

O AVS SAD confirmou a contratação de Diogo Boa Alma. O dirigente de 43 anos foi o escolhido para assumir a equipa que está no último lugar da Primeira Liga.

Franjo Ivanovic deixa muitos elogios para José Mourinho e para Rui Costa: «Quando o presidente entra na sala, sente-se logo a sua presença»

Franjo Ivanovic fez um balanço da sua experiência no Benfica. O avançado internacional croata deixou elogios para José Mourinho e para Rui Costa.

Nuno Mendes fala da sua evolução: «Considero-me um bom lateral, não gosto de dizer que sou o melhor»

O internacional português e vencedor da última edição da Champions League, Nuno Mendes, refletiu sobre a sua evolução como jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador desejado pelo Manchester United rejeita juntar-se ao clube de Ruben Amorim

O Manchester United de Ruben Amorim demonstrou interesse na contratação de Jobe Bellingham. Médio não quer rumar aos red devils.

Vinícius Júnior vira costas a Xabi Alonso e tem futuro no Real Madrid ameaçado

Vinícius Júnior e Xabi Alonso estão de costas voltadas. O avançado brasileiro pediu aos agentes para avaliarem opções para o futuro.

Fernando Seabra demitido pelo RB Bragantino após três derrotas consecutivas

O RB Bragantino anunciou, na passada segunda-feira, o despedimento do treinador Fernando Seabra, após três derrotas consecutivas.