📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os Esquis não descansam só porque é verão

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesEsta é a altura do ano em que o leitor menos espera que se fale de Desportos de Inverno, mas, contrariando o senso comum, estes não param só porque o calendário diz que chegamos ao verão. É claro que não é a sua época forte e que a atividade é reduzida, mas as competições continuam a existir.

O primeiro ponto não é assim tão surpreendente e está, na verdade, ligado ao básico da geografia. No hemisfério Sul não é verão e, por isso, grande parte das provas que se disputam nesta altura do ano decorrem na Austrália, Nova Zelândia e Argentina.

Depois, há os métodos mais criativos, em que se adaptam os desportos à falta de neve. Um exemplo é o Roller Ski, em que os esquis são equipados com pequenas rodas, uma à frente e outra atrás, e disputam as provas no estilo Cross-country. Outra situação semelhante é a do Esqui de Relva em que os esquis passam a ter uma superfície rolante e competem no formato semelhante ao do esqui alpino. Estas duas disciplinas foram primeiro criadas como forma de permitir aos esquiadores manter a forma e treinar durante o verão, mas viriam a autonomizar-se e hoje têm direito a algumas competições menores, Taças do Mundo e Campeonatos do Mundo.

: O Roller Ski é uma das adaptações do esqui ao verão Fonte: Fédération Internationale de Ski
: O Roller Ski é uma das adaptações do esqui ao verão
Fonte: Fédération Internationale de Ski

No entanto, a prova rainha do verão é o Grand Prémio de Verão de Saltos de Esqui que é realizado desde 1994 e em que os saltadores aterram em superfícies de relva ou plástico. A importância desta prova é bem demonstrada pelo facto de, ao contrário do que muitas vezes acontece nas disciplinas mencionadas acima, atrair os mais fortes atletas da modalidade, com grandes nomes da história dos saltos de esqui, como Simon Ammann ou Adam Malysz, terem o seu nome inscrito na lista de vencedores. Desde 2012, há também uma competição feminina que tem sido dominada por Sara Takanashi, a mais bem-sucedida saltadora feminina da história.

A edição deste ano começou no fim-de-semana passado em Wisla, na Polónia, com os saltadores da casa a levar a melhor, tendo Dawid Kubacki vencido esta primeira prova à frente do compatriota Maciej Kot e do alemão Karl Geiger e, alcançando os 100 pontos correspondentes, é o primeiro líder do Grande Prémio de Verão 2017. A próxima prova está agendada para 29 de julho na Alemanha, em Hinterzarten.

Foto de Capa: Fonte: Österreichische Skiverband

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de ciclo: Enzo Pérez deixa River Plate e já tem destino provável aos 39 anos

Enzo Pérez está de saída do River Plate, confirma o próprio clube. Estudiantes pode ser o próximo passo do médio de 39 anos.

Nuno Espírito Santo não esquece Diogo Jota: «Temos muitas saudades dele»

O West Ham vai receber este domingo o Liverpool na Premier League. Nuno Espírito Santo recordou Diogo Jota na antevisão.

Alemanha e Espanha empatam sem golos na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina

A Alemanha e a Espanha empataram 0-0 na primeira mão da final da Liga das Nações Feminina. Jogo decisivo será a 2 de dezembro.

Manchester United de Ruben Amorim fecha reforço, que já está a viajar para Inglaterra

Cristian Orozco é uma jovem promessa colombiana que vai ser jogador do Manchester United. Já está a caminho de Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto após derrota de Portugal: «Acho que o resultado mais justo era o empate»

A Seleção Nacional Feminina perdeu contra os Países Baixos por 2-1 num jogo particular. Selecionador Francisco Neto já reagiu.

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.