Cabeçalho modalidadesAssim acaba mais uma época de alto nível para o Esqui Alpino, que fica, pela sexta vez consecutiva, marcada pela consagração do génio austríaco: Marcel Hirscher. O austríaco cumpriu todas expetativas e venceu de forma categórica o seu sexto “Globo de Neve”. Mantendo sempre uma elevada consistência nas suas performances e pormenores técnicos de alto nível, decisivos para a conquista do título nas disciplinas de Slalom e de Slalom Gigante e que lhe permitiram o título de melhor esquiador alpino do mundo.

A certo ponto, na disciplina de Slalom, esta tarefa revelou-se difícil: norueguês Henrik Kristoffersen começou a encurtar a distância para Hirscher, a grande velocidade, mas este austríaco de 27 anos não acusou a pressão e, com a vitória em Kitzbühel, repôs o rumo dos acontecimentos.

Na disciplina de Esqui Combinado, o francês Alexis Pinturault – grande candidato à vitória final -, chegou também a mais um título, vencendo uma das duas provas nesta tipologia de esqui alpino que se realizaram nesta temporada. O francês foi um dos destaques da época, ficando em quarto lugar na classificação geral.

Em Super G, o norueguês Kjetil Jansrud melhorou o lugar no qual tinha terminado a época transata, ascendendo ao primeiro lugar. Para acrescentar, recuperou as habilidades mostradas em 2015, em Downhill, acabando em segundo lugar. Foi isto que lhe permitiu obter um fantástico segundo lugar na classificação geral, sendo, na minha opinião, o melhor esquiador de disciplinas longas da atualidade.

Kjetil Jansrud
Fonte: Kjetil Jansrud

Destaque também para Peter Fill, que venceu o título da disciplina de Downhill, e para Felix Neureuther, um esquiador que revelou também uma grande consistência no seu esqui e conseguiu entrar no top 5 dos melhores esquiadores de 2016/2017.

Esta temporada revelou-se muito competitiva e, apesar de ter tido inúmeras surpresas nos pódios de cada prova, acabou por terminar como esperado, pois os principais favoritos acabaram por triunfar. Esperemos que a próxima seja tão empolgante como esta…

Foto de capa: Alexis Pinturault

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Comentários