Semana de loucos no mundo do FIFA Pro Clubs. Emoções ao rubro, muitos golos, grandes jogos um título a ser decidido e outro cada vez mais perto de encontrar também um vencedor. Como podem verificar pelo título do artigo, há muito para falar em ambas as plataformas e sem mais rodeios, vamos passar aquilo que interessa que é falar de Pro Clubs ao mais alto nível em Portugal!

Na plataforma do PC decorreu na segunda-feira passada a final da Taça Nacional edição de 2019. Jogo que opôs a equipa do Vitória FC eSports e os Quinas Club eSports. Partida que só se decidiu na marcação das grandes penalidades e foi um jogo marcado por muito drama e um jogo bastante físico dentro das quatro linhas virtuais. Este desafio ficou marcado pela expulsão ao minuto 41 do médio lateral do Vitória FC, Griffin que acabou por levar dois amarelos ainda na primeira parte e deixou a sua equipa em maus lençóis. Esta partida acabou por se desenrolar sem grandes acontecimentos, um jogo sem muitas oportunidades e após prolongamento e 120 minutos chegaram as grandes penalidades que vinha a decidir o vencedor do troféu.

A equipa dos Quinas Club eSports saem vitoriosos por 3-2, em que as grandes penalidades ficaram marcadas por dois grandes guardiões, MestreChefe do Vitória FC que defendeu dois penaltis e GugaSilvaPT dos Quinas que defendeu três grandes penalidades, impressionante!

Os Quinas conquistam assim o seu primeiro título no FIFA Pro Clubs desde que participam em competições oficiais. Para terminar, a destacar a bela transmissão através da Twitch oficial da FPC Portugal que contou com dezenas de espectadores a acompanhar em directo, bem como comentadores em acção e flash interviews após o fim do jogo.

Fonte: FPF eSports

No que toca ao panorama da PS4 realizou-se esta quinta-feira mais uma fase da Prova Rainha e as 16 equipas que estavam em prova passaram a oito e estão encontrados os jogos dos quartos de final. O jogo de destaque desta fase foi o embate entre o Sporting CP eSports e os Grow uP eSports em que se antecipava a eliminação de um dos favoritos para vencer a competição, mas não esquecer que na Taça de Portugal tudo é possível…

Resultado final deste jogo seria a vitória por 1-0 já ao cair do pano para a equipa do Sporting CP eSports, num jogo bastante equilibrado e sem grandes oportunidades, Diggas com um belo pontapé à entrada da área atira a equipa dos Grow uP eSports para fora da Taça de Portugal quando já toda a gente pensava no prolongamento. Noutros campos, uma vitória tranquila por parte dos EGN eSports por 4-1 frente aos Procom Gaming equipa da Liga 2. Mais duas equipas da Liga 1 seguiram em frente, o Vitória SC eSports venceu confortavelmente por 4-0 os Eyeshield Gaming da segunda divisão e os FTW Legacy venceram apenas por 1-0 os Rusty Pandas, mas num jogo em que foram claramente superiores.

Do outro lado da árvore do torneio, não houve muitas surpresas, a destacar a passagem dos XF. Iberia eSports sobre o União de Leiria eSports num grande jogo que terminou em 3-2. Os XF. Iberia eSports são agora a única sobrevivente da Liga 2 e procuram chegar o mais longe possível, vão agora defrontar o Estoril Praia eSports equipa que venceu por 2-0 os Leões de Porto Salvo a única equipa do campeonato de Portugal que estava em prova. Por fim, o SC Braga eSports derrotou os Lionhearts por 3-1 e seguiu em frente e vai enfrentar agora os Panthers AC Marinhense que eliminar o CF Canelas 2010 já no decorrer do prolongamento por 2-1.

O palco está montado para grandes jogos nos quartos de final e uma coisa é certa, do lado direito da tabela iremos ter pela primeira vez um novo finalista na Taça de Portugal resta saber que equipa irá conseguir lá chegar! Os embates estão marcados para o próximo dia 2 de Maio (quinta-feira).

Fonte: FPF eSports

Por fim e a pedido de muitas famílias viramos as nossas atenções para o campeonato nacional de Pro Clubs da PS4. Campeonato este que é composto por quatro séries e no total competem 42 equipas.

Actualmente na série 1 o campeonato é liderado pelo Desportivo da Barca FC com 36 pontos em 16 partidas, na perseguição à subida temos também a equipa dos Blues eSports e o Leixões SC eSports (com menos dois jogos).

No que toca à série 2, o equilíbrio já não se verifica temos um líder isolado com o SC Campomaiorense com 41 pontos em 16 partidas e com um excelente registo de 36 golos marcados e apenas oito sofridos.

Na série 3 temos uma luta que promete ser acesa até ao fim, os Leões de Porto Salvo TFC após uma excelente prestação na Taça de Portugal lideram também esta série com 46 pontos e estando invictos, 15 vitórias e um empate em 16 partidas, na sua perseguição encontra-se a equipa do Sacavenense eSports apenas a seis pontos.

Para terminar temos talvez, aquela que é a série mais equilibrada deste Campeonato de Portugal com quatro equipas a lutar pelo topo da tabela. Na liderança temos a equipa dos Grow uP eSports B com apenas uma derrota nesta edição e 39 pontos. Logo a seguir, duas equipas da ilha da Madeira logo atrás, o CDR Santanense eSports com 37 pontos e o CD Nacional com 33 pontos, um pouco mais atrás, mas ainda com chances de ameaçar o primeiro lugar estão os algarvios do SC Farense.

Destaque final para o melhor marcador de todas as séries deste Campeonato de Portugal, o ponta de lança da equipa do Sacavenense eSports chumbacker com 20 golos marcados o que contribui para que esta equipa seja um dos melhores ataques de toda a prova até ao momento.

Termino este artigo semanal e convido-vos a acompanhar a scene do Pro Clubs nacional que cada vez mais trás mais jogadores e espectadores. Desde da Liga 1 ao Campeonato de Portugal a qualidade é evidente e esta modalidade está a evoluir semanalmente, liguem-se ao mundo do FIFA Pro Clubs.

Foto de Capa: FPF eSports/FIFA Pro Clubs PC Portugal

Comentários