Caro leitor, como fã de desporto motorizado sempre tive o sonho de poder pilotar os carros mais rápidos do planeta em cada disciplina. Da Fórmula 1 até ao Campeonato do Mundo de Ralis, passando pelo DTM, WTCR. Por enquanto fico-me pelos karts, já que não é fácil chegar a esse patamar.

Mas, posso dizer que já pilotei o McLaren de Ayrton Senna, o Ford Fiesta WRC que Sébastien Ogier venceu o WRC ou até o Audi RS5 com que René Rast dominou o DTM. Como? Através do virtual. E, hoje em dia, não são poucos os pilotos que utilizam esta vertente. Lando Norris e Max Verstappen são presenças assíduas em simuladores como o IRacing. Nicki Thiim também é outro piloto que utiliza muito os simuladores.

Mas, e se for como eu? Como podemos entrar neste mundo? Hoje em dia, é cada vez mais fácil. Uma das opções pode passar por adquirir uma PlayStation e um jogo de corridas. Hoje em dia, o que não faltam são ligas para competir. Cada vez mais crescem o eSports.

A expressão “eSports”, derivada do inglês “eletronic sports”, também conhecida como desportos eletrónicos, é o nome destinado às modalidades de competição profissional de jogos eletrónicos. Das duas às quatro rodas, o que não falta é divertimento. O MotoGP têm uma série de eSports, a Fórmula 1 também a tem. O WRC e o WTCR não ficam atrás e já têm a sua também.

Anúncio Publicitário

Com muitas séries internacionais, fiz uma pequena pesquisa do que havia em Portugal e percebi que existem muitas séries, todas boas. Ou seja, não caberiam todas neste artigo, então escolhi as que me mais dizem, ou seja, aqui vão poder ler um pouco sobre Fórmula 1, MotoGP, Endurance, GTs e Turismo.

Primeiro, vamos ao pináculo do desporto motorizado: Fórmula 1. Já com três edições corridas, a série baseia-se no jogo anual do campeonato. Este ano, o F1 2019. Em Portugal, uma boa forma de começar é talvez juntar-se à Portugal Racing League. Aqui, existe muita competição, mais de 150 pilotos e muitas divisões. PlayStation e PC garante competitividade.

A PTRL surgiu em abril de 2019 e hoje conta com corridas de segunda a quinta, sempre às 22h. Também existem corridas ao domingo, a partir das 18h. Um bom ponto de partida para se competir com os carros mais avançados do planeta.

Da Fórmula 1, passamos agora a anunciar alguns dos simuladores/jogos com séries portuguesas. No Raceroom, que conta com o WTCR eSports oficial, podemos encontrar a RaceRoomers Portugal. Nesta liga o que mais chamou a atenção foi a versão Endurance Champ. Foram cinco rondas, com corridas de 1h30min de duração, onde entram protótipos e GTs. Para saber mais, vá aqui.