É inevitável dizer que o meu espaço terá sempre algo ligado ao FIFA e à scene competitiva desta modalidade. Realizo o meu primeiro artigo na rubrica intitulada “Portugueses no eSports” falando de um jogador que tem vindo a crescer a pulso em tão pouco tempo de atividade.

Diogo Pombo, mais conhecido por “Tuga810”, tem 19 anos e é natural de Castelo Branco. Frequenta atualmente o curso de Administração Aeronáutica na Academia da Força Aérea Portuguesa e chegou aos Offset eSports no início de 2019.

A história do Tuga810 é incrível por várias razões. Há um ano atrás, era completamente desconhecido no panorama nacional competitivo e neste momento já compete entre os maiores do mundo. O Diogo não tinha qualquer presença em torneios nacionais ou internacionais, apenas sabia que jogava – e bem – FIFA.

Tudo começa quando descobriu o primeiro torneio nacional de FIFA 19, que se realizou na sua cidade natal, e decidiu tentar a sua sorte, acabando por vencer esse mesmo torneio.

Anúncio Publicitário

No final de 2018, o Tuga integrou a equipa dos Apogee Gaming e de seguida conseguiu as suas primeiras qualificações internacionais para os três primeiros FUT Champions Cup da época, em Bucareste, Atlanta e Singapura. Estes bons resultados permitiram que chegasse a assinar com a Offset eSports, já mencionado anteriormente.

Diogo Pombo em ação
Fonte: Fraglider

A sua ascensão no cenário competitivo nacional e internacional foi crescendo, mas isto foi apenas o princípio para o Diogo.

No primeiro torneio da época em Bucareste conseguiu chegar às meias-finais da prova na plataforma da PS4, o que lhe permitiu um grande salto no ranking mundial de FIFA, subindo até a 24ª posição do ranking, tendo começado esta competição fora do top 200, um feito notável.

Em Atlanta viria a melhor prestação do Tuga810 até à data ao sagrar-se campeão da PS4, subindo até ao quarto lugar do ranking mundial e arrecadando um prémio de 20 mil dólares. Enfrentando o seu maior teste desde que entrou no panorama competitivo do FIFA, o português venceu o número um do ranking mundial, o argentino Nicolas99fc, jogador do FC Basel 1893 eSports, por uns impressionantes 6-1 em duas mãos.

“Fiquei surpreendido, foi um grande salto. Não estava à espera de ganhar ao número um do ranking, e logo pelo resultado que foi. Foi uma grande surpresa para mim, mas fico contente pelo meu trabalho e esforço ao longo destes dias.”, afirmou o Diogo numa entrevista que deu ao site da RedBull.

Após esta conquista, saltou diretamente para o quarto lugar do ranking mundial e enfrentou um dos melhores jogadores do momento, o jovem britânico F2Tekkz, na final cross-platform, que colocava o Tuga810 a ter de se adaptar e a disputar um jogo na sua consola (PS4) e um jogo na consola do adversário (Xbox One).

Acabaria por perder esta final cross-platform por 3-1 no somatório dos dois jogos. O Diogo afirmou que F2Tekkz é dos melhores, senão o melhor jogador do mundo e acredita que pecou apenas na finalização, porque defensivamente colmatou bem as investidas do jogador britânico.

Toda esta performance levaria o Tuga810 a qualificar-se para os torneios seguintes: o de Singapura, como já foi mencionado, e também o FUT Champions Cup, em Londres, que se inicia na segunda semana de abril.
Em Singapura, o português atingiu os quartos de final da competição caindo apenas para o brasileiro Zezinho23xX e terminando no top8 desta prova.

Uma das recentes novidades apresentadas pelo Tuga810 no seu Twitter oficial foi a parceira com a TSWarriorplayer, marca de comandos personalizáveis de PS4, que é a marca do jogador do SL Benfica Toto Salvio.

Para o futuro próximo, os objetivos do Diogo Pombo são grandes: “Tenho as expetativas bastante altas após este último resultado, mas temos de ter os pés bem assentes na terra. Há jogadores de enorme qualidade lá fora com o mesmo nível que eu, até talvez com mais qualidade, pelo que temos que pensar jogo a jogo e vitória a vitória. Só assim é que podemos alcançar um grande feito e talvez, quem sabe, levantar um troféu no futuro.”

Resta saber até onde pode ir o Tuga810 no panorama internacional do FIFA 19. Até ao momento, como o próprio disse, as expetactivas são altas e com aquilo que alcançou em tão pouco tempo, o Diogo só pode almejar grandes feitos para as restantes competições em que se encontra a disputar.

Convido-vos a todos a acompanhar este jogador com enorme talento, a apoiar o eSports em Portugal e todos que nos representam lá fora. Só assim esta modalidade poderá crescer. Podem assistir à próxima participação do Tuga810 na FUT Champions Cup #6, em Londres, de 5 a 7 de abril, na Twitch oficial da EASports FIFA. Boa sorte, Tuga810!

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Offset eSports

Comentários