Competições de Esports em Portugal

Um evento capaz de trazer cá equipas de renome internacional que consigam – e é este o cerne da questão! – trazer consigo público internacional é precisamente aquilo que tem vindo a fazer falta à scene nacional de esports. Oh, nós temos jogadores, nós temos equipas, nós temos eventos. Nós até temos público. Mas, e há que colocar pelo menos essa hipótese, poderemos não o ter em número suficiente para fazer um evento que se revele verdadeiramente apelativo para as grandes marcas, para o verem além do mero branding ou product placement. Sim, vemos palcos com plateias cheias. Mas 300, 400, 500 pessoas – que são um número bem agradável para grande parte dos eventos – não serão suficientes para justificar um investimento das marcas que permita um salto para um patamar superior. Nesse sentido, um evento como este, procurando espraiar a oferta em termos quantitativos e qualitativos, buscando a angariação de público além-fronteiras pode ser a forma de justificar novos e mais avultados investimentos no sector que, por sua vez, derrubem a próxima peça do dominó para que as coisas em Portugal voltem a alinhar por aquele que vai sendo o crescimento noutros países.

Não quer isto dizer que Portugal esteja mal em termos de esports. Além da LPLOL e LPGO e das outras competições presentes no Lisboa Games Week, outras têm vindo a procurar o seu espaço no ecossistema nacional. A Famalicão Extreme Gaming deu um passo nesse sentido. As Superligas de Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends também representam um passo de relevo, nascidas de uma organização especificamente criada com o intuito de promover eventos de esports em Portugal. E há mais, que vão surgindo, com maiores ou menores dimensões. O 4Gamers também trouxe competições de esports. Os mesmos figuram também nos eventos da Comic Con em Portugal. Como estes, há vários outros eventos de esports em Portugal e, pese embora seja um crescimento “afinulado” num número limitado de jogos, certo é que vai havendo crescimento de eventos.

Fonte: ISMAI
Fonte: ISMAI

Gostaria, no entanto e para concluir, de destacar dois eventos, por se distinguirem dos demais. A E-University League e o ISMAI Legends são eventos de esports diferentes, saindo da competição mais organizada de equipas nacionais e antes promovendo a competição junto de estudantes universitários e do ensino secundário, respectivamente. O ISMAI Legends envolve centenas de escolas por todo o país em qualificadores e eliminatórias que garantem um lugar no palco principal do festival às melhores equipas formadas, localmente, em cada escola. A E-University League destina-se a um público universitário e, além da competição local, integra os vencedores numa competição internacional com 6 países, colocando Portugal ao lado de França, Itália, Espanha, Alemanha e Reino Unido, numa competição com um alcance bem maior do que poderia ser atingido dentro de portas. E este é, seguramente, um caminho a seguir.

Foto de Capa: Rubber Chicken Games

Ricardo Mota
Ricardo Motahttp://www.bolanarede.pt
Desde há muito tempo ligado ao mundo dos videojogos, Ricardo Mota é Professor de criação de videojogos no Instituto Politécnico da Maia. Escreve sobre videojogos e desportos electrónicos para o Rubber Chicken, a RTP Arena e o Observador e traz agora para o Bola na Rede os primeiros passos sobre os esports. Organiza o projecto Indie Dome, na Lisboa Games Week, e trabalha como Relações Públicas e Gestor de Comunidades na Bigmoon Studios.                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho: Avançado treina à parte e está em dúvida para o jogo com o Benfica

O Benfica vai enfrentar esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Youssef En-Nesyri em dúvida para a partida.

Benfica x Fenerbahçe na Champions League: Quais são os onzes prováveis?

O Benfica enfrenta esta noite o Fenerbahçe no playoff da Champions League. Fica com os onzes prováveis da partida.

Substituto de Richard Ríos? Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio da Premier League por 10 milhões de euros

O Palmeiras fecha a contratação de Andreas Pereira ao Fulham de Marco Silva. Operação a rondar os 10 milhões de euros.

Diogo Leite quer jogar em clube da Serie A que ofereceu 8 milhões de euros

A Fiorentina ofereceu 8 milhões de euros ao Union Berlin por Diogo Leite. Defesa português quer jogar no clube italiano.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão EuroBasket 2025: O regresso de Portugal com ambição de surpreender

Portugal regressa esta semana ao palco principal do basquetebol europeu após 14 anos de ausência. Apesar do sorteio não ter sido amigo da Seleção Nacional, os adeptos lusos estão confiantes na passagem à próxima fase da competição, e têm razões para isso.

A hora da verdade | Benfica x Fenerbahçe

Após o empate na Turquia é altura de o Benfica receber o Fenerbahçe num jogo que promete, e muito, não só pelos intervenientes em campo como fora dele.

Nuno Borges arranca US Open com vitória clara frente a Brandon Holt

Nuno Borges entrou com o pé direito no US Open. O tenista português derrotou o norte-americano Brandon Holt na primeira ronda.