SITE TEMPORÁRIO

20 de Janeiro, 2022

FPF eSports – A festa da Taça

Do outro lado da árvore, destaque para duas surpresas nesta fase: a eliminação do Rio Ave FC já na cobrança das grandes penalidades frente ao União de Leiria eSports, equipa da Liga 2. E ainda a grande surpresa a vitória dos Leões de Porto Salvo TFC, equipa esta que lidera a série 3 do Campeonato de Portugal, completamente invicta até ao momento e causa aqui a eliminação do Aparecida FC eSports da Liga 1, sendo a única equipa do Campeonato de Portugal a conseguir alcançar esta fase da prova rainha.

Nos restantes jogos, passagem do Estoril Praia, SC Braga, Lionhearts, Panthers AC Marinhense e CF Canelas 2010. Equipas da primeira divisão que conseguem seguir em frente de maneira confortável, outras nem tanto, mas que obtiveram a qualificação durante os 90 minutos.

Está assim terminada esta fase da Taça de Portugal e antecipa-se uma próxima fase da com grande futebol virtual. Apenas três equipas da Liga 2 se mantêm em prova. Destaque para a única equipa sobrevivente que representa o Campeonato de Portugal. Sem desvalorizar este conjunto dos Leões de Porto Salvo TFC, podemos considerar que é a equipa underdog desta fase, mas que pode muito bem causar uma surpresa considerando a excelente forma na sua divisão e, quem sabe, pode ir ainda mais longe na Taça de Portugal. É esperar para ver. Em 90 minutos tudo é possível e no FIFA Pro Clubs também.

De relembrar que a próxima fase se realiza no dia 18 de abril e podem ver os detalhes da competição na página oficial da FPF eSports e acompanhar as partidas através da plataforma de transmissão da RTP Arena.

Fonte: FIFA Pro Clubs PC Portugal

Viramos agora as atenções para a plataforma do PC, na qual houve uma semana com duas jornadas bastante distintas. Na jornada 9 do campeonato tivemos muitos golos na maioria das partidas, registando 20 golos no conjunto das seis partidas. Destaque para a vitória esclarecedora por parte dos Águias eSports frente aos Grow uP eSports por 3-0. Os líderes Vitória FC eSports, apesar do jogo complicado, saíram com os três pontos e ainda sem desconhecer outro sabor sem ser o da vitória passo a redundância.
De realçar também o empate a duas bolas entre o CS Marítimo eSports e a equipa dos FC Lumberjacks e a um jogo com seis golos, em que os Prodígios saíram vitoriosos com uma grande eficácia.

A jornada 10, que se realizou na última quarta-feira, começou mais cedo com o jogo de terça-feira, em que o Vitória SC, frente aos Grow uP eSports, não foi mais além do que o nulo. Quanto aos dois embates do topo da tabela, no primeiro, a equipa dos Quinas Club eSports empataram a uma bola numa grande partida e de grande equilíbrio. Nessa partida, também assistimos a um momento bastante caricato protagonizado pelo FIFA. Já nos minutos finais, a equipa dos Águias eSports insere a bola na baliza adversária com um grande remate de Myqa, mas o árbitro apitou para o fim da partida, tendo o jogo terminado empatado e os pontos divididos.

No outro encontro, entre o primeiro classificado Vitória FC eSports e CS Marítimo eSports, o resultado verificou-se na eficácia. Este jogo acabou com goleada de 4-1 no fim da partida e o melhor ataque do campeonato não perdoou.
A terminar esta jornada de futebol virtual, vitória para a equipa dos Evolution eSports, que recentemente renovaram a sua identidade (nome e símbolo) e venceram os Toscarias FC por 1-0 com um auto-golo no início da partida, num jogo que foi dominado pelos Evolution eSports.

Terminadas as contas, após 10 jornadas, a liderança mantém-se na equipa sadina com dez vitórias até ao momento, registando o melhor ataque da liga com uns impressionantes 25 golos. Segue-se a equipa do Vitória SC que está sete pontos atrás e existe depois um equilíbrio entre o terceiro e sexto lugar da tabela classificativa.

Nas estatísticas do Campeonato Nacional de PC temos um empate no topo dos melhores marcadores, com nove golos apontados cada Myqa dos Águias eSports e Canadiano do Vitória FC eSports lideram. Na lista das assistências uma liderança que se pode dizer isolada por parte do médio ofensivo dos sadinos, che_galego encabeça esta lista com umas impressionantes 11 assistências em dez partidas.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: FPF eSports